Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanchetta, Heloísa Bacchi [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/132726
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000855948.pdf
Resumo: Able to allow several studies on the exchange of information about a foreign language, the modality of teaching and learning tandem is a partnership between people who want to learn from each other. It involves pairs of competent native speakers who have contact with the knowledge of the others, learning the skill of the partner while helping others learn the skill which is proficient in, through bilingual chat sessions (TELLES, 2009). This study presents data collected from interactions in tandem between a foreign student and a Brazilian one. The central aim of this research is to analyze to what extent the tandem mode favors the inclusion of learning cultural aspects of a target language. In order to accomplish this, it was necessary: 1) To investigate the possibility the discussion of cultural topics influence and/or collaborate in the development of intercultural competence of the foreign interacting. 2) Search stereotypes manifestations that emerge in the speech of the foreign interacting. 3) Observe the construction and reconstruction of identities in Portuguese Foreign Language learning of the foreign interacting. The theoretical assumptions that guide this work highlight: the intrinsic relationship between language and culture and the importance of this knowledge in learning a language; the concepts of intercultural, multicultural and transcultural in the context of language teaching; and the issue of stereotypes and transient identities, which can be (re)built on language learning
id UNSP_98261f8b77bb17b928a07ed44d2d1fa4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/132726
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s)Relações culturaisEstereotipo (Psicologia)IdentidadeLinguagem e línguasLíngua portuguesaPortuguese languageAble to allow several studies on the exchange of information about a foreign language, the modality of teaching and learning tandem is a partnership between people who want to learn from each other. It involves pairs of competent native speakers who have contact with the knowledge of the others, learning the skill of the partner while helping others learn the skill which is proficient in, through bilingual chat sessions (TELLES, 2009). This study presents data collected from interactions in tandem between a foreign student and a Brazilian one. The central aim of this research is to analyze to what extent the tandem mode favors the inclusion of learning cultural aspects of a target language. In order to accomplish this, it was necessary: 1) To investigate the possibility the discussion of cultural topics influence and/or collaborate in the development of intercultural competence of the foreign interacting. 2) Search stereotypes manifestations that emerge in the speech of the foreign interacting. 3) Observe the construction and reconstruction of identities in Portuguese Foreign Language learning of the foreign interacting. The theoretical assumptions that guide this work highlight: the intrinsic relationship between language and culture and the importance of this knowledge in learning a language; the concepts of intercultural, multicultural and transcultural in the context of language teaching; and the issue of stereotypes and transient identities, which can be (re)built on language learningCapaz de possibilitar diversos estudos no âmbito do intercâmbio de informações sobre uma língua estrangeira, a modalidade de ensino e aprendizagem tandem é uma parceria entre pessoas que querem aprender umas com as outras, visto que envolve pares de falantes nativos ou competentes, que entram em contato com o conhecimento alheio, aprendendo a habilidade do parceiro e ao mesmo tempo ajudando o outro a aprender a habilidade em que são proficientes, por meio de sessões bilíngues de conversação (TELLES, 2009). Este estudo observa e apresenta dados coletados a partir de interações em tandem entre uma estudante estrangeira e uma brasileira. O objetivo central de nossa pesquisa é analisar em que medida a modalidade tandem favorece a inclusão de aprendizagem de aspectos culturais de uma língua alvo. A fim de cumprir isso, fez-se necessário: 1) Investigar a possibilidade da discussão de tópicos culturais influenciarem e/ou colaborarem no desenvolvimento da competência intercultural da interagente estrangeira. 2) Pesquisar a manifestação de estereótipos que emergem na fala da interagente estrangeira. 3) Observar a construção e reconstrução de identidades na aprendizagem de PLE da interagente estrangeira. Os pressupostos teóricos que norteiam este trabalho destacam: a relação intrínseca entre língua e cultura; a importância do conhecimento desta última na aprendizagem de línguas; as concepções de interculturalidade, multiculturalidade e transculturalidade no âmbito do ensino de línguas; e a questão dos estereótipos e identidades transitórias (re)construídas diante da aprendizagem de línguasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanchetta, Heloísa Bacchi [UNESP]2016-01-13T13:27:46Z2016-01-13T13:27:46Z2015-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis121 f. : il.application/pdfZANCHETTA, Heloísa Bacchi. Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s). 2015. 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2015.http://hdl.handle.net/11449/132726000855948http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000855948.pdf33004030009P46889854224137179Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:06:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/132726Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:14:33.216997Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s)
title Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s)
spellingShingle Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s)
Zanchetta, Heloísa Bacchi [UNESP]
Relações culturais
Estereotipo (Psicologia)
Identidade
Linguagem e línguas
Língua portuguesa
Portuguese language
title_short Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s)
title_full Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s)
title_fullStr Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s)
title_full_unstemmed Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s)
title_sort Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s)
author Zanchetta, Heloísa Bacchi [UNESP]
author_facet Zanchetta, Heloísa Bacchi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanchetta, Heloísa Bacchi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Relações culturais
Estereotipo (Psicologia)
Identidade
Linguagem e línguas
Língua portuguesa
Portuguese language
topic Relações culturais
Estereotipo (Psicologia)
Identidade
Linguagem e línguas
Língua portuguesa
Portuguese language
description Able to allow several studies on the exchange of information about a foreign language, the modality of teaching and learning tandem is a partnership between people who want to learn from each other. It involves pairs of competent native speakers who have contact with the knowledge of the others, learning the skill of the partner while helping others learn the skill which is proficient in, through bilingual chat sessions (TELLES, 2009). This study presents data collected from interactions in tandem between a foreign student and a Brazilian one. The central aim of this research is to analyze to what extent the tandem mode favors the inclusion of learning cultural aspects of a target language. In order to accomplish this, it was necessary: 1) To investigate the possibility the discussion of cultural topics influence and/or collaborate in the development of intercultural competence of the foreign interacting. 2) Search stereotypes manifestations that emerge in the speech of the foreign interacting. 3) Observe the construction and reconstruction of identities in Portuguese Foreign Language learning of the foreign interacting. The theoretical assumptions that guide this work highlight: the intrinsic relationship between language and culture and the importance of this knowledge in learning a language; the concepts of intercultural, multicultural and transcultural in the context of language teaching; and the issue of stereotypes and transient identities, which can be (re)built on language learning
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-28
2016-01-13T13:27:46Z
2016-01-13T13:27:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZANCHETTA, Heloísa Bacchi. Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s). 2015. 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
http://hdl.handle.net/11449/132726
000855948
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000855948.pdf
33004030009P4
6889854224137179
identifier_str_mv ZANCHETTA, Heloísa Bacchi. Aspectos culturais como fios condutores de interações em Tandem na aprendizagem de português língua estrangeira: interculturalidade, estereótipos e identidade(s). 2015. 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
000855948
33004030009P4
6889854224137179
url http://hdl.handle.net/11449/132726
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000855948.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128624166961152