Identidade docente: inter-relações entre cursos de Licenciatura em Matemática e a profissionalidade do professor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154454 |
Resumo: | Inserida no contexto da formação de professores de Matemática, a presente pesquisa objetiva – analisar e compreender a identidade docente de egressos de cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo, tomamos como eixo norteador a seguinte questão: Como se constitui a identidade docente de egressos de cursos de Licenciatura em Matemática? Balizadas por essa interrogação, realizamos uma pesquisa qualitativa, que foi desenvolvida em dois movimentos. No 1º Movimento, utilizamos dois procedimentos metodológicos: Análise Documental e Questionário, os quais foram utilizados como recurso/instrumento para obtenção dos dados. Realizamos a Análise Documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de três cursos de Licenciatura em Matemática do estado de São Paulo (UNESP/Rio Claro; UNESP/Bauru; e USP/São Carlos). Ainda no 1º Movimento, aplicamos um Questionário com egressos desses três cursos, que os haviam concluído entre os anos de 2004 e 2009. O 1º Movimento foi importante para caracterizarmos o cenário investigado, e subsidiar a elaboração das Entrevistas (2º Movimento), que se mostrou como o corpus de análise. Dessa forma, o 2º Movimento foi marcado pela realização de Entrevistas com seis egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática (UNESP/Rio Claro; UNESP/Bauru; e USP/São Carlos), três coordenadores dessas instituições e cinco pesquisadores envolvidos com Políticas Públicas de formação de professores. O momento da sistematização, baseada em alguns conceitos de Análise de Conteúdo, foi realizado a partir do delineamento do corpus de análise, as Entrevistas. Elencamos, por meio de sentido e significado, Unidades de Contexto, Unidades de Registro, Eixos Temáticos, até findarmos em cinco Categorias de Análise: Trabalho Docente e Conhecimento do Professor: caminhando para a profissionalidade; Cursos de Licenciatura: aspectos estruturais e conceituais; Profissionalização como Espaço Próprio à Profissionalidade; Comprometimento e Engajamento do Professor: um percurso de seu profissionalismo; e Formação de Professores na Atualidade: desafios e perspectivas das políticas educacionais e da colaboração. Posteriormente realizamos um diálogo entre o referencial teórico e os dados coletados, por meio de inferências e interpretações a partir dos núcleos de sentido. A identidade docente foi revelada nas inter-relações entre os aspectos pessoais e sociais, e influenciada diretamente pelos aspectos relacionados à profissionalidade e à profissionalização docente. |
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Identidade docente: inter-relações entre cursos de Licenciatura em Matemática e a profissionalidade do professorTeaching identity: interrelations between mathematics teacher degree program and teacher professionalityIdentidade docenteProfissionalidadeProfissionalizaçãoProfissionalismoFormação inicial de professores de MatemáticaFormação de professoresPolíticas públicasAnálise de conteúdoLicenciatura em MatemáticaTeaching identityProfessionalityProfessionalizationProfessionalismInitial education of mathematics teachersPublic policyContent analysisMathematics teacher degree programInserida no contexto da formação de professores de Matemática, a presente pesquisa objetiva – analisar e compreender a identidade docente de egressos de cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo, tomamos como eixo norteador a seguinte questão: Como se constitui a identidade docente de egressos de cursos de Licenciatura em Matemática? Balizadas por essa interrogação, realizamos uma pesquisa qualitativa, que foi desenvolvida em dois movimentos. No 1º Movimento, utilizamos dois procedimentos metodológicos: Análise Documental e Questionário, os quais foram utilizados como recurso/instrumento para obtenção dos dados. Realizamos a Análise Documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de três cursos de Licenciatura em Matemática do estado de São Paulo (UNESP/Rio Claro; UNESP/Bauru; e USP/São Carlos). Ainda no 1º Movimento, aplicamos um Questionário com egressos desses três cursos, que os haviam concluído entre os anos de 2004 e 2009. O 1º Movimento foi importante para caracterizarmos o cenário investigado, e subsidiar a elaboração das Entrevistas (2º Movimento), que se mostrou como o corpus de análise. Dessa forma, o 2º Movimento foi marcado pela realização de Entrevistas com seis egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática (UNESP/Rio Claro; UNESP/Bauru; e USP/São Carlos), três coordenadores dessas instituições e cinco pesquisadores envolvidos com Políticas Públicas de formação de professores. O momento da sistematização, baseada em alguns conceitos de Análise de Conteúdo, foi realizado a partir do delineamento do corpus de análise, as Entrevistas. Elencamos, por meio de sentido e significado, Unidades de Contexto, Unidades de Registro, Eixos Temáticos, até findarmos em cinco Categorias de Análise: Trabalho Docente e Conhecimento do Professor: caminhando para a profissionalidade; Cursos de Licenciatura: aspectos estruturais e conceituais; Profissionalização como Espaço Próprio à Profissionalidade; Comprometimento e Engajamento do Professor: um percurso de seu profissionalismo; e Formação de Professores na Atualidade: desafios e perspectivas das políticas educacionais e da colaboração. Posteriormente realizamos um diálogo entre o referencial teórico e os dados coletados, por meio de inferências e interpretações a partir dos núcleos de sentido. A identidade docente foi revelada nas inter-relações entre os aspectos pessoais e sociais, e influenciada diretamente pelos aspectos relacionados à profissionalidade e à profissionalização docente.Inserted in the context of Mathematics Teachers Education, the present research aims to analyze and understand the teaching identity of graduates of Mathematics Degree courses’ graduates of Higher Education Public Institutions in the State of São Paulo. To reach this objective, we took as a guiding axis the following question: How is the teaching identity of graduates in Mathematics undergraduate courses constituted? Based on this question, we performed a qualitative research, which was developed in two movements. In the first movement, we used two methodological procedures: Documentary Analysis and Questionnaires, which were used as a resource/instrument to obtain the data. We carried out the Documentary Analysis of the Pedagogical Projects of Courses of three Mathematics courses in the state of São Paulo (UNESP/Rio Claro, UNESP/Bauru, and USP/São Carlos). Still in the first movement, we applied a Questionnaire with graduates of these three courses, which had concluded the course between the years of 2004 and 2009. The first movement was important to characterize the scenario investigated, and to subsidize the elaboration of the Interviews (second movement), which was shown as the corpus of analysis. Thus, the second movement was marked by the conduction of Interviews with six graduates of the Mathematics degree courses (UNESP/Rio Claro, UNESP/Bauru, and USP/São Carlos), three coordinators of these institutions and five researchers involved with public policies for teacher education. The moment of systematization, based on some concepts of Content Analysis, was carried out from the delineation of the corpus of analysis, that is, the Interviews. We listed, through sense and meaning, Context Units, Registration Units, Thematic Axes, until we finished in five Categories of Analysis: Teaching Work and Teacher Knowledge: moving towards professionality; Degree courses: structural and conceptual aspects; Professionalization as a Private Space for Professionality; Commitment and Engagement of the Teacher: a course of his professionalism and; Teacher Education in the Present: challenges and perspectives of educational policies and collaboration. Subsequently, we conducted a dialogue between the theoretical data collected through inferences and interpretations from the sense cores. The teaching identity was revealed in the interrelationships between the personal and social aspects, and directly influenced by the aspects related to the professionality and the teacher’s professionalization.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benites-Bonetti, Vanessa Cerignoni2018-07-05T13:49:22Z2018-07-05T13:49:22Z2018-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15445400090575033004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-07T06:13:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154454Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:39:36.705054Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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