As concepções de professores sobre altas habilidades ou superdotação e utilização de exergames na Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Rodolfo Lemes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214127
Resumo: É fundamental para o desenvolvimento da sociedade que educandos com altas habilidades ou superdotação (AH/SD) sejam identificados e atendidos de maneira que possam contribuir positivamente para as demandas do século 21. De acordo com estudos, cerca de 20% da população tem essa condição, de forma que elas podem estar presentes nos mais diversos contextos sociais e profissionais. Como integrante da comunidade escolar, é importante que professores de Educação Física (EF) tenham conhecimentos para reconhecer suas características e atender esses educandos no contexto escolar, buscando repensar sua prática profissional com base na Pedagogia do Esporte e na Teoria das Inteligências Múltiplas. As tecnologias de realidade virtual (RV) podem ser utilizadas como um recurso pedagógico nas aulas de EF, pois a interação com o ambiente virtual pode ofertar inúmeras experiências que em ambiente físico podem não ser possíveis, por diversos fatores, além de desenvolver as inteligências múltiplas e também têm potencial para o desenvolvimento de educandos com AH/SD. Estudos na área da EF têm foco na importância desse professor no processo de inclusão de educandos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e síndromes, enquanto o mesmo foco não é dado para os com AH/SD. Esta pesquisa buscou verificar o conhecimento que professores de EF têm sobre AH/SD e sobre a utilização de tecnologias de RV como recurso pedagógico na EF escolar. A hipótese inicial era a de que nem todos os professores de EF do sistema municipal de educação da cidade de Bauru-SP sabem sobre AH/SD ou como utilizar exergames (tecnologia de RV) como um recurso pedagógico em suas aulas e isso tem relações com sua formação inicial e continuada. Para investigar essa hipótese, foram aplicados o Questionário de Caracterização do Participante (QCP) e a Avaliação de Conhecimentos Acerca da Superdotação (ACAS) por meio de plataforma virtual aos nove professores participantes desta pesquisa. Os resultados encontrados mostraram que quatro professores nunca tiveram contato com o tema AH/SD e dois tiveram contato em sua formação inicial, de forma que não têm clareza das características de educandos com essa condição, revelado pela questão aberta do QCP. Observou-se também que acreditam em alguns estereótipos apresentados a eles na ACAS. Em relação às tecnologias de RV, os resultados do QCP mostraram que elas são utilizadas esporadicamente na EF escolar. A análise de cluster hierárquico mostrou forte associação entre idade, tempo de atuação profissional, carga horária e número de turmas (variáveis relacionadas à experiência profissional) com a percepção do próprio desempenho profissional dos participantes, cujo alto nível de desempenho em sua atuação percebido por eles pode estar associado com a ausência de educandos com AH/SD ou falta de conhecimento sobre eles, bem como sua atuação com anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados desta pesquisa reforçam a necessidade de repensar os currículos de formação inicial de professores de Educação Física e a oferta de formação continuada específica para a área, que abordem os temas AH/SD e a utilização de tecnologias de realidade virtual no contexto escolar.
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Como integrante da comunidade escolar, é importante que professores de Educação Física (EF) tenham conhecimentos para reconhecer suas características e atender esses educandos no contexto escolar, buscando repensar sua prática profissional com base na Pedagogia do Esporte e na Teoria das Inteligências Múltiplas. As tecnologias de realidade virtual (RV) podem ser utilizadas como um recurso pedagógico nas aulas de EF, pois a interação com o ambiente virtual pode ofertar inúmeras experiências que em ambiente físico podem não ser possíveis, por diversos fatores, além de desenvolver as inteligências múltiplas e também têm potencial para o desenvolvimento de educandos com AH/SD. Estudos na área da EF têm foco na importância desse professor no processo de inclusão de educandos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e síndromes, enquanto o mesmo foco não é dado para os com AH/SD. Esta pesquisa buscou verificar o conhecimento que professores de EF têm sobre AH/SD e sobre a utilização de tecnologias de RV como recurso pedagógico na EF escolar. A hipótese inicial era a de que nem todos os professores de EF do sistema municipal de educação da cidade de Bauru-SP sabem sobre AH/SD ou como utilizar exergames (tecnologia de RV) como um recurso pedagógico em suas aulas e isso tem relações com sua formação inicial e continuada. Para investigar essa hipótese, foram aplicados o Questionário de Caracterização do Participante (QCP) e a Avaliação de Conhecimentos Acerca da Superdotação (ACAS) por meio de plataforma virtual aos nove professores participantes desta pesquisa. Os resultados encontrados mostraram que quatro professores nunca tiveram contato com o tema AH/SD e dois tiveram contato em sua formação inicial, de forma que não têm clareza das características de educandos com essa condição, revelado pela questão aberta do QCP. Observou-se também que acreditam em alguns estereótipos apresentados a eles na ACAS. Em relação às tecnologias de RV, os resultados do QCP mostraram que elas são utilizadas esporadicamente na EF escolar. A análise de cluster hierárquico mostrou forte associação entre idade, tempo de atuação profissional, carga horária e número de turmas (variáveis relacionadas à experiência profissional) com a percepção do próprio desempenho profissional dos participantes, cujo alto nível de desempenho em sua atuação percebido por eles pode estar associado com a ausência de educandos com AH/SD ou falta de conhecimento sobre eles, bem como sua atuação com anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados desta pesquisa reforçam a necessidade de repensar os currículos de formação inicial de professores de Educação Física e a oferta de formação continuada específica para a área, que abordem os temas AH/SD e a utilização de tecnologias de realidade virtual no contexto escolar.It is essential for the development of society that students with giftedness are identified and attended to in a way that they can positively contribute to the demands of the 21st century. According to studies, about 20% of the population has this condition, so that they can be present in the most diverse social and professional contexts. As a member of the school community, it is important that Physical Education (PE) teachers have knowledge to recognize their characteristics and serve these students in the school context, seeking to rethink their professional practice based on Sport Pedagogy and the Theory of Multiple Intelligences. Virtual reality (VR) technologies can be used as a pedagogical resource in PE classes, as the interaction with the virtual environment can offer numerous experiences that in a physical environment may not be possible, due to several factors, in addition to developing multiple intelligences and they also have potential for the development of students with giftedness. Studies in the PE area focus on the importance of this teacher in the process of inclusion of students with disabilities, pervasive developmental disorders and syndromes, while the same focus is not given to those with giftedness. This research sought to verify the knowledge that PE teachers have about giftedness and about the use of VR technologies as a pedagogical resource in school PE. The initial hypothesis was that not all PE teachers in the municipal education system in the city of Bauru, SP, know about giftedness or how to use exergames (VR technology) as a pedagogical resource in their classes and that this it has relationships with their initial and continuing education. To investigate this hypothesis, were applied the Participant Characterization Questionnaire (QCP) and the Assessment of Knowledge About Giftedness (ACAS) through a virtual platform to the nine teachers participating in this research. The results found showed that four teachers had never had contact with the theme giftedness and two had contact in their initial training, so that they are not clear about the characteristics of students with this condition, revealed by the open question of the QCP. It was also noted that they believe some stereotypes presented to them at ACAS. Regarding VR technologies, the QCP results showed that they are used sporadically in school PE. The hierarchical cluster analysis showed a strong association between age, length of professional experience, workload and number of classes (variables related to professional experience) with the perception of the participants' own professional performance, whose high level of performance in their work was perceived by they can be associated with the absence of students with giftedness or lack of knowledge about them, as well as their performance with early years of elementary school. The results of this research reinforce the need to rethink the initial training curricula for Physical Education teachers and the offer of specific continuing education for the area, which address the themes of giftedness and the use of virtual reality technologies in the school context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Venditti Júnior, Rubens [UNESP]Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Rodolfo Lemes de2021-08-23T12:37:50Z2021-08-23T12:37:50Z2021-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21412733004137066P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-28T06:11:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214127Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:18:08.701710Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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