A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102133 |
Resumo: | A presente pesquisa analisa a natureza da aprendizagem matemática em um curso online de formação continuada de professores, denominado Geometria com Geometricks. Nele, alunos-professores de uma mesma rede de escolas, situadas em diferentes localidades do país, desenvolveram atividades de Geometria utilizando-se do software Geometricks, e se encontravam para discuti-las. Esses encontros aconteceram a distância, em tempo real, por chat ou videoconferência. Nessa proposta pedagógica, a telepresença condicionou a comunicação e oportunizou o estar-junto-virtual-com-mídias. De modo singular, os recursos da videoconferência permitiram que construções geométricas fossem compartilhadas visualmente e realizadas por todos os envolvidos, fomentando a interação e a participação ativa, constituindo, por meio do diálogo, uma comunidade virtual de aprendizagem. Os resultados levam a inferir que, nesse contexto, a aprendizagem matemática teve natureza colaborativa, na virtualidade das discussões, tecidas a partir das contribuições de todos os participantes; coletiva, na medida em que a produção matemática era condicionada pelo coletivo pensante de seres-humanos-com-mídias; e argumentativa, uma vez que conjecturas e justificativas matemáticas se desenvolveram intensamente do decorrer do processo, contando para isso com as tecnologias presentes na interação ocorrida de forma constante e colaborativa. |
id |
UNSP_9ab531469eadfb5ac11f2db773833602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102133 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professoresEnsino a distânciaColetivo pensanteArgumentação matemáticaComunidade virtual de aprendizagemColaboraçãoDistance educationOn-line mathematics learningThinking collectiveCollaborationMathematical argumentationLearning networkA presente pesquisa analisa a natureza da aprendizagem matemática em um curso online de formação continuada de professores, denominado Geometria com Geometricks. Nele, alunos-professores de uma mesma rede de escolas, situadas em diferentes localidades do país, desenvolveram atividades de Geometria utilizando-se do software Geometricks, e se encontravam para discuti-las. Esses encontros aconteceram a distância, em tempo real, por chat ou videoconferência. Nessa proposta pedagógica, a telepresença condicionou a comunicação e oportunizou o estar-junto-virtual-com-mídias. De modo singular, os recursos da videoconferência permitiram que construções geométricas fossem compartilhadas visualmente e realizadas por todos os envolvidos, fomentando a interação e a participação ativa, constituindo, por meio do diálogo, uma comunidade virtual de aprendizagem. Os resultados levam a inferir que, nesse contexto, a aprendizagem matemática teve natureza colaborativa, na virtualidade das discussões, tecidas a partir das contribuições de todos os participantes; coletiva, na medida em que a produção matemática era condicionada pelo coletivo pensante de seres-humanos-com-mídias; e argumentativa, uma vez que conjecturas e justificativas matemáticas se desenvolveram intensamente do decorrer do processo, contando para isso com as tecnologias presentes na interação ocorrida de forma constante e colaborativa.This study was conducted to analyze the nature of mathematical learning in an online continuing education course for teachers entitled Geometry with Geometricks. Teachers employed in a nation-wide network of privately-supported schools developed geometry activities using the software Geometricks and discussed them in virtual meetings, in real time, via chat or video-conference. In this pedagogical proposal, tele-presence conditioned the communication and provided the opportunity for virtual-togetherness-with-media. In a unique way, the resources of the videoconference made it possible for everyone to participate in and visually share geometrical constructions, encouraging interaction and active participation and constituting a virtual learning community through dialogue. The results indicate that, in this context, mathematical learning nature was characterized by: collaboration, in the virtual discussions that were woven from the contributions of all the participants; collectivity, to the degree to which mathematical production was conditioned by the humans-with-media thinking collective; and argumentation, as the development of mathematical conjectures and justifications was intense throughout the process, aided by the technologies that were present in the constant, collaborative interaction.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2007-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis174 f. : il.application/pdfZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores. 2007. 174 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102133000494824zulatto_rba_dr_rcla.pdf33004137031P74099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:23:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102133Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:02:05.152099Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores |
title |
A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores |
spellingShingle |
A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP] Ensino a distância Coletivo pensante Argumentação matemática Comunidade virtual de aprendizagem Colaboração Distance education On-line mathematics learning Thinking collective Collaboration Mathematical argumentation Learning network |
title_short |
A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores |
title_full |
A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores |
title_fullStr |
A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores |
title_sort |
A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores |
author |
Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP] |
author_facet |
Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Penteado, Miriam Godoy [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Coletivo pensante Argumentação matemática Comunidade virtual de aprendizagem Colaboração Distance education On-line mathematics learning Thinking collective Collaboration Mathematical argumentation Learning network |
topic |
Ensino a distância Coletivo pensante Argumentação matemática Comunidade virtual de aprendizagem Colaboração Distance education On-line mathematics learning Thinking collective Collaboration Mathematical argumentation Learning network |
description |
A presente pesquisa analisa a natureza da aprendizagem matemática em um curso online de formação continuada de professores, denominado Geometria com Geometricks. Nele, alunos-professores de uma mesma rede de escolas, situadas em diferentes localidades do país, desenvolveram atividades de Geometria utilizando-se do software Geometricks, e se encontravam para discuti-las. Esses encontros aconteceram a distância, em tempo real, por chat ou videoconferência. Nessa proposta pedagógica, a telepresença condicionou a comunicação e oportunizou o estar-junto-virtual-com-mídias. De modo singular, os recursos da videoconferência permitiram que construções geométricas fossem compartilhadas visualmente e realizadas por todos os envolvidos, fomentando a interação e a participação ativa, constituindo, por meio do diálogo, uma comunidade virtual de aprendizagem. Os resultados levam a inferir que, nesse contexto, a aprendizagem matemática teve natureza colaborativa, na virtualidade das discussões, tecidas a partir das contribuições de todos os participantes; coletiva, na medida em que a produção matemática era condicionada pelo coletivo pensante de seres-humanos-com-mídias; e argumentativa, uma vez que conjecturas e justificativas matemáticas se desenvolveram intensamente do decorrer do processo, contando para isso com as tecnologias presentes na interação ocorrida de forma constante e colaborativa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-30 2014-06-11T19:31:43Z 2014-06-11T19:31:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores. 2007. 174 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007. http://hdl.handle.net/11449/102133 000494824 zulatto_rba_dr_rcla.pdf 33004137031P7 4099992332439295 |
identifier_str_mv |
ZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores. 2007. 174 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007. 000494824 zulatto_rba_dr_rcla.pdf 33004137031P7 4099992332439295 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
174 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129385533800448 |