A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102133
Resumo: A presente pesquisa analisa a natureza da aprendizagem matemática em um curso online de formação continuada de professores, denominado Geometria com Geometricks. Nele, alunos-professores de uma mesma rede de escolas, situadas em diferentes localidades do país, desenvolveram atividades de Geometria utilizando-se do software Geometricks, e se encontravam para discuti-las. Esses encontros aconteceram a distância, em tempo real, por chat ou videoconferência. Nessa proposta pedagógica, a telepresença condicionou a comunicação e oportunizou o estar-junto-virtual-com-mídias. De modo singular, os recursos da videoconferência permitiram que construções geométricas fossem compartilhadas visualmente e realizadas por todos os envolvidos, fomentando a interação e a participação ativa, constituindo, por meio do diálogo, uma comunidade virtual de aprendizagem. Os resultados levam a inferir que, nesse contexto, a aprendizagem matemática teve natureza colaborativa, na virtualidade das discussões, tecidas a partir das contribuições de todos os participantes; coletiva, na medida em que a produção matemática era condicionada pelo coletivo pensante de seres-humanos-com-mídias; e argumentativa, uma vez que conjecturas e justificativas matemáticas se desenvolveram intensamente do decorrer do processo, contando para isso com as tecnologias presentes na interação ocorrida de forma constante e colaborativa.
id UNSP_9ab531469eadfb5ac11f2db773833602
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102133
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professoresEnsino a distânciaColetivo pensanteArgumentação matemáticaComunidade virtual de aprendizagemColaboraçãoDistance educationOn-line mathematics learningThinking collectiveCollaborationMathematical argumentationLearning networkA presente pesquisa analisa a natureza da aprendizagem matemática em um curso online de formação continuada de professores, denominado Geometria com Geometricks. Nele, alunos-professores de uma mesma rede de escolas, situadas em diferentes localidades do país, desenvolveram atividades de Geometria utilizando-se do software Geometricks, e se encontravam para discuti-las. Esses encontros aconteceram a distância, em tempo real, por chat ou videoconferência. Nessa proposta pedagógica, a telepresença condicionou a comunicação e oportunizou o estar-junto-virtual-com-mídias. De modo singular, os recursos da videoconferência permitiram que construções geométricas fossem compartilhadas visualmente e realizadas por todos os envolvidos, fomentando a interação e a participação ativa, constituindo, por meio do diálogo, uma comunidade virtual de aprendizagem. Os resultados levam a inferir que, nesse contexto, a aprendizagem matemática teve natureza colaborativa, na virtualidade das discussões, tecidas a partir das contribuições de todos os participantes; coletiva, na medida em que a produção matemática era condicionada pelo coletivo pensante de seres-humanos-com-mídias; e argumentativa, uma vez que conjecturas e justificativas matemáticas se desenvolveram intensamente do decorrer do processo, contando para isso com as tecnologias presentes na interação ocorrida de forma constante e colaborativa.This study was conducted to analyze the nature of mathematical learning in an online continuing education course for teachers entitled Geometry with Geometricks. Teachers employed in a nation-wide network of privately-supported schools developed geometry activities using the software Geometricks and discussed them in virtual meetings, in real time, via chat or video-conference. In this pedagogical proposal, tele-presence conditioned the communication and provided the opportunity for virtual-togetherness-with-media. In a unique way, the resources of the videoconference made it possible for everyone to participate in and visually share geometrical constructions, encouraging interaction and active participation and constituting a virtual learning community through dialogue. The results indicate that, in this context, mathematical learning nature was characterized by: collaboration, in the virtual discussions that were woven from the contributions of all the participants; collectivity, to the degree to which mathematical production was conditioned by the humans-with-media thinking collective; and argumentation, as the development of mathematical conjectures and justifications was intense throughout the process, aided by the technologies that were present in the constant, collaborative interaction.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2007-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis174 f. : il.application/pdfZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores. 2007. 174 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102133000494824zulatto_rba_dr_rcla.pdf33004137031P74099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:23:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102133Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:02:05.152099Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores
title A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores
spellingShingle A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores
Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]
Ensino a distância
Coletivo pensante
Argumentação matemática
Comunidade virtual de aprendizagem
Colaboração
Distance education
On-line mathematics learning
Thinking collective
Collaboration
Mathematical argumentation
Learning network
title_short A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores
title_full A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores
title_fullStr A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores
title_full_unstemmed A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores
title_sort A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores
author Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]
author_facet Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Coletivo pensante
Argumentação matemática
Comunidade virtual de aprendizagem
Colaboração
Distance education
On-line mathematics learning
Thinking collective
Collaboration
Mathematical argumentation
Learning network
topic Ensino a distância
Coletivo pensante
Argumentação matemática
Comunidade virtual de aprendizagem
Colaboração
Distance education
On-line mathematics learning
Thinking collective
Collaboration
Mathematical argumentation
Learning network
description A presente pesquisa analisa a natureza da aprendizagem matemática em um curso online de formação continuada de professores, denominado Geometria com Geometricks. Nele, alunos-professores de uma mesma rede de escolas, situadas em diferentes localidades do país, desenvolveram atividades de Geometria utilizando-se do software Geometricks, e se encontravam para discuti-las. Esses encontros aconteceram a distância, em tempo real, por chat ou videoconferência. Nessa proposta pedagógica, a telepresença condicionou a comunicação e oportunizou o estar-junto-virtual-com-mídias. De modo singular, os recursos da videoconferência permitiram que construções geométricas fossem compartilhadas visualmente e realizadas por todos os envolvidos, fomentando a interação e a participação ativa, constituindo, por meio do diálogo, uma comunidade virtual de aprendizagem. Os resultados levam a inferir que, nesse contexto, a aprendizagem matemática teve natureza colaborativa, na virtualidade das discussões, tecidas a partir das contribuições de todos os participantes; coletiva, na medida em que a produção matemática era condicionada pelo coletivo pensante de seres-humanos-com-mídias; e argumentativa, uma vez que conjecturas e justificativas matemáticas se desenvolveram intensamente do decorrer do processo, contando para isso com as tecnologias presentes na interação ocorrida de forma constante e colaborativa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-30
2014-06-11T19:31:43Z
2014-06-11T19:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores. 2007. 174 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/102133
000494824
zulatto_rba_dr_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
identifier_str_mv ZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores. 2007. 174 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
000494824
zulatto_rba_dr_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
url http://hdl.handle.net/11449/102133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129385533800448