A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102045 |
Resumo: | A epistemologia da Biologia tem sido objeto de várias discussões no campo da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia. O objetivo deste trabalho foi contribuir para trazer novas elaborações que enriquecem essas discussões, evidenciando sua importância e como essa epistemologia pode ser inserida no ensino de Ciências e Biologia. A presente investigação está ancorada em quatro momentos principais: (i) algumas reflexões acerca da epistemologia da Biologia e das possibilidades de articulação com o ensino e a aprendizagem do conhecimento biológico; (ii) as definições do conceito de interação biológica na literatura, (iii) as percepções iniciais dos sujeitos dessa pesquisa acerca das interações biológicas quando visitam um ambiente natural; (iv) a investigação empírica junto ao Grupo de Pesquisas em Epistemologia de Biologia. A análise dos resultados obtidos junto a esse grupo de pesquisas possibilitou reflexões que podem contribuir para a constituição de uma epistemologia da Biologia sólida, em seus diversos contextos, tendo como foco a formação inicial |
id |
UNSP_9aef2e70694b28214bd78af2a806c8d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102045 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professoresBiologiaEnsinoEpistemologiaProfessores - FormaçãoPesquisadoresGrupos de trabalhoBiologyA epistemologia da Biologia tem sido objeto de várias discussões no campo da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia. O objetivo deste trabalho foi contribuir para trazer novas elaborações que enriquecem essas discussões, evidenciando sua importância e como essa epistemologia pode ser inserida no ensino de Ciências e Biologia. A presente investigação está ancorada em quatro momentos principais: (i) algumas reflexões acerca da epistemologia da Biologia e das possibilidades de articulação com o ensino e a aprendizagem do conhecimento biológico; (ii) as definições do conceito de interação biológica na literatura, (iii) as percepções iniciais dos sujeitos dessa pesquisa acerca das interações biológicas quando visitam um ambiente natural; (iv) a investigação empírica junto ao Grupo de Pesquisas em Epistemologia de Biologia. A análise dos resultados obtidos junto a esse grupo de pesquisas possibilitou reflexões que podem contribuir para a constituição de uma epistemologia da Biologia sólida, em seus diversos contextos, tendo como foco a formação inicialBiology epistemology has been the subject of many discussions in research field in science and Biology teaching. This work aim was to bring new elaborations that enrich these discussions, highlighting its importance and how this epistemology can be inserted in Science and Biology teaching. The present investigation is anchored on four main phases: (i) some reflections on Biology epistemology and on the interaction possibilities with teaching and learning Biological knowledge, (ii) the indefinitions of the Biological concept in literature, (iii) initial perceptions of this research subjects about the Biological interactions when they visit a natural environment and this interactions representations outside the natural environment, (iv) the empirical investigation by this research Group on Biology Epistemology. The analysis of the obtained results with this research group allowed considerations that may contribute to the formation of a solid Biology epistemology, in its various contexts, will a focus on initial formationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maricato, Fúlvia Eloá [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2012-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis222 f. : il.application/pdfMARICATO, Fúlvia Eloá. A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores. 2012. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2012.http://hdl.handle.net/11449/102045000721245maricato_fe_dr_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:10:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102045Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:33:21.611359Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores |
title |
A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores |
spellingShingle |
A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores Maricato, Fúlvia Eloá [UNESP] Biologia Ensino Epistemologia Professores - Formação Pesquisadores Grupos de trabalho Biology |
title_short |
A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores |
title_full |
A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores |
title_fullStr |
A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores |
title_full_unstemmed |
A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores |
title_sort |
A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores |
author |
Maricato, Fúlvia Eloá [UNESP] |
author_facet |
Maricato, Fúlvia Eloá [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maricato, Fúlvia Eloá [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Ensino Epistemologia Professores - Formação Pesquisadores Grupos de trabalho Biology |
topic |
Biologia Ensino Epistemologia Professores - Formação Pesquisadores Grupos de trabalho Biology |
description |
A epistemologia da Biologia tem sido objeto de várias discussões no campo da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia. O objetivo deste trabalho foi contribuir para trazer novas elaborações que enriquecem essas discussões, evidenciando sua importância e como essa epistemologia pode ser inserida no ensino de Ciências e Biologia. A presente investigação está ancorada em quatro momentos principais: (i) algumas reflexões acerca da epistemologia da Biologia e das possibilidades de articulação com o ensino e a aprendizagem do conhecimento biológico; (ii) as definições do conceito de interação biológica na literatura, (iii) as percepções iniciais dos sujeitos dessa pesquisa acerca das interações biológicas quando visitam um ambiente natural; (iv) a investigação empírica junto ao Grupo de Pesquisas em Epistemologia de Biologia. A análise dos resultados obtidos junto a esse grupo de pesquisas possibilitou reflexões que podem contribuir para a constituição de uma epistemologia da Biologia sólida, em seus diversos contextos, tendo como foco a formação inicial |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-10 2014-06-11T19:31:41Z 2014-06-11T19:31:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARICATO, Fúlvia Eloá. A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores. 2012. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2012. http://hdl.handle.net/11449/102045 000721245 maricato_fe_dr_bauru.pdf 33004056079P0 9980971361333147 |
identifier_str_mv |
MARICATO, Fúlvia Eloá. A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores. 2012. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2012. 000721245 maricato_fe_dr_bauru.pdf 33004056079P0 9980971361333147 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
222 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128826070269952 |