Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Felipe Aparecido de [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194445
Resumo: Nesta pesquisa sintetiza-se inferências sobre a análise musical realizada nas Brasilianas IV e V para piano do compositor brasileiro Radamés Gnattali, voltadas para a interpretação musical e peculiaridades de sua escrita. Para tanto, utilizou-se as metodologias contidas em Caplin (1998), Kostka (2016), Schoenberg (1996, 2001), Rink (2002) e Berry (1987), considerando-se ainda os fundamentos metodológicos de Mário de Andrade (1972, 1989) e José Ramos Tinhorão (2013). Pretendeu-se também, por meio de uma investigação histórica e biográfica do compositor, evidenciar questões contidas no âmbito da profissionalização musical em Dubar (2005) e Keller (1996) que, consequentemente, se relacionam com as socializações primária e secundária expostas por Berger e Luckmann (2018), em uma postura analítica e reflexiva ao momento histórico reportado, considerando-se ainda apontamentos específicos desenvolvidos por Carl Dahlhaus (1983) e Michel Foucault (1969).
id UNSP_9bd54f5bf54f6e8a7f317d1bb7c3087e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194445
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográficoBrasilianas IV and V for piano (1949) by Radamés Gnattali: a musical analysis directed towards piano interpretation and its historiographic contextAnálise musicalInterpretação musicalBrasilianas IV e V para pianoProfissionalização musicalRadamés GnattaliMúsica - Análise, apreciaçãoGnatalli, Radamés 1906-1988Música para pianoMúsica brasileiraMusical analysisMusical interpretationBrasilianas IV and V for pianoMusical professionalizationNesta pesquisa sintetiza-se inferências sobre a análise musical realizada nas Brasilianas IV e V para piano do compositor brasileiro Radamés Gnattali, voltadas para a interpretação musical e peculiaridades de sua escrita. Para tanto, utilizou-se as metodologias contidas em Caplin (1998), Kostka (2016), Schoenberg (1996, 2001), Rink (2002) e Berry (1987), considerando-se ainda os fundamentos metodológicos de Mário de Andrade (1972, 1989) e José Ramos Tinhorão (2013). Pretendeu-se também, por meio de uma investigação histórica e biográfica do compositor, evidenciar questões contidas no âmbito da profissionalização musical em Dubar (2005) e Keller (1996) que, consequentemente, se relacionam com as socializações primária e secundária expostas por Berger e Luckmann (2018), em uma postura analítica e reflexiva ao momento histórico reportado, considerando-se ainda apontamentos específicos desenvolvidos por Carl Dahlhaus (1983) e Michel Foucault (1969).In this research, inferences about the musical analysis performed in Brasilianas IV and V for piano by Brazilian composer Radamés Gnattali are synthesized, focused on musical interpretation and peculiarities of his writing. For this purpose, the methodologies contained in Caplin (1998), Kostka (2016), Schoenberg (1996, 2001), Rink (2002) and Berry (1987) were used, also considering the methodological foundations of Mário de Andrade (1972, 1989) and José Ramos Tinhorão (2013). It was also intended, through a historical and biographical investigation of the composer, to highlight issues contained in the scope of musical professionalization in Dubar (2005) and Keller (1996) that, consequently, are related to the primary and secondary socializations exposed by Berger and Luckmann (2018), in an analytical and reflective stance to the historical moment reported, also considering specific notes developed by Carl Dahlhaus (1983) and Michel Foucault (1969).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]Mesquita, Marcos José Cruz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Felipe Aparecido de [UNESP]2020-11-30T20:32:57Z2020-11-30T20:32:57Z2020-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19444533004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-26T06:28:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-26T06:28:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
Brasilianas IV and V for piano (1949) by Radamés Gnattali: a musical analysis directed towards piano interpretation and its historiographic context
title Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
spellingShingle Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
Mello, Felipe Aparecido de [UNESP]
Análise musical
Interpretação musical
Brasilianas IV e V para piano
Profissionalização musical
Radamés Gnattali
Música - Análise, apreciação
Gnatalli, Radamés 1906-1988
Música para piano
Música brasileira
Musical analysis
Musical interpretation
Brasilianas IV and V for piano
Musical professionalization
title_short Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
title_full Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
title_fullStr Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
title_full_unstemmed Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
title_sort Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
author Mello, Felipe Aparecido de [UNESP]
author_facet Mello, Felipe Aparecido de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]
Mesquita, Marcos José Cruz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Felipe Aparecido de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Análise musical
Interpretação musical
Brasilianas IV e V para piano
Profissionalização musical
Radamés Gnattali
Música - Análise, apreciação
Gnatalli, Radamés 1906-1988
Música para piano
Música brasileira
Musical analysis
Musical interpretation
Brasilianas IV and V for piano
Musical professionalization
topic Análise musical
Interpretação musical
Brasilianas IV e V para piano
Profissionalização musical
Radamés Gnattali
Música - Análise, apreciação
Gnatalli, Radamés 1906-1988
Música para piano
Música brasileira
Musical analysis
Musical interpretation
Brasilianas IV and V for piano
Musical professionalization
description Nesta pesquisa sintetiza-se inferências sobre a análise musical realizada nas Brasilianas IV e V para piano do compositor brasileiro Radamés Gnattali, voltadas para a interpretação musical e peculiaridades de sua escrita. Para tanto, utilizou-se as metodologias contidas em Caplin (1998), Kostka (2016), Schoenberg (1996, 2001), Rink (2002) e Berry (1987), considerando-se ainda os fundamentos metodológicos de Mário de Andrade (1972, 1989) e José Ramos Tinhorão (2013). Pretendeu-se também, por meio de uma investigação histórica e biográfica do compositor, evidenciar questões contidas no âmbito da profissionalização musical em Dubar (2005) e Keller (1996) que, consequentemente, se relacionam com as socializações primária e secundária expostas por Berger e Luckmann (2018), em uma postura analítica e reflexiva ao momento histórico reportado, considerando-se ainda apontamentos específicos desenvolvidos por Carl Dahlhaus (1983) e Michel Foucault (1969).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-30T20:32:57Z
2020-11-30T20:32:57Z
2020-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194445
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/194445
identifier_str_mv 33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047452402515968