Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194445 |
Resumo: | Nesta pesquisa sintetiza-se inferências sobre a análise musical realizada nas Brasilianas IV e V para piano do compositor brasileiro Radamés Gnattali, voltadas para a interpretação musical e peculiaridades de sua escrita. Para tanto, utilizou-se as metodologias contidas em Caplin (1998), Kostka (2016), Schoenberg (1996, 2001), Rink (2002) e Berry (1987), considerando-se ainda os fundamentos metodológicos de Mário de Andrade (1972, 1989) e José Ramos Tinhorão (2013). Pretendeu-se também, por meio de uma investigação histórica e biográfica do compositor, evidenciar questões contidas no âmbito da profissionalização musical em Dubar (2005) e Keller (1996) que, consequentemente, se relacionam com as socializações primária e secundária expostas por Berger e Luckmann (2018), em uma postura analítica e reflexiva ao momento histórico reportado, considerando-se ainda apontamentos específicos desenvolvidos por Carl Dahlhaus (1983) e Michel Foucault (1969). |
id |
UNSP_9bd54f5bf54f6e8a7f317d1bb7c3087e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/194445 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográficoBrasilianas IV and V for piano (1949) by Radamés Gnattali: a musical analysis directed towards piano interpretation and its historiographic contextAnálise musicalInterpretação musicalBrasilianas IV e V para pianoProfissionalização musicalRadamés GnattaliMúsica - Análise, apreciaçãoGnatalli, Radamés 1906-1988Música para pianoMúsica brasileiraMusical analysisMusical interpretationBrasilianas IV and V for pianoMusical professionalizationNesta pesquisa sintetiza-se inferências sobre a análise musical realizada nas Brasilianas IV e V para piano do compositor brasileiro Radamés Gnattali, voltadas para a interpretação musical e peculiaridades de sua escrita. Para tanto, utilizou-se as metodologias contidas em Caplin (1998), Kostka (2016), Schoenberg (1996, 2001), Rink (2002) e Berry (1987), considerando-se ainda os fundamentos metodológicos de Mário de Andrade (1972, 1989) e José Ramos Tinhorão (2013). Pretendeu-se também, por meio de uma investigação histórica e biográfica do compositor, evidenciar questões contidas no âmbito da profissionalização musical em Dubar (2005) e Keller (1996) que, consequentemente, se relacionam com as socializações primária e secundária expostas por Berger e Luckmann (2018), em uma postura analítica e reflexiva ao momento histórico reportado, considerando-se ainda apontamentos específicos desenvolvidos por Carl Dahlhaus (1983) e Michel Foucault (1969).In this research, inferences about the musical analysis performed in Brasilianas IV and V for piano by Brazilian composer Radamés Gnattali are synthesized, focused on musical interpretation and peculiarities of his writing. For this purpose, the methodologies contained in Caplin (1998), Kostka (2016), Schoenberg (1996, 2001), Rink (2002) and Berry (1987) were used, also considering the methodological foundations of Mário de Andrade (1972, 1989) and José Ramos Tinhorão (2013). It was also intended, through a historical and biographical investigation of the composer, to highlight issues contained in the scope of musical professionalization in Dubar (2005) and Keller (1996) that, consequently, are related to the primary and secondary socializations exposed by Berger and Luckmann (2018), in an analytical and reflective stance to the historical moment reported, also considering specific notes developed by Carl Dahlhaus (1983) and Michel Foucault (1969).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]Mesquita, Marcos José Cruz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Felipe Aparecido de [UNESP]2020-11-30T20:32:57Z2020-11-30T20:32:57Z2020-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19444533004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-26T06:28:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:00:03.078401Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico Brasilianas IV and V for piano (1949) by Radamés Gnattali: a musical analysis directed towards piano interpretation and its historiographic context |
title |
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico |
spellingShingle |
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico Mello, Felipe Aparecido de [UNESP] Análise musical Interpretação musical Brasilianas IV e V para piano Profissionalização musical Radamés Gnattali Música - Análise, apreciação Gnatalli, Radamés 1906-1988 Música para piano Música brasileira Musical analysis Musical interpretation Brasilianas IV and V for piano Musical professionalization |
title_short |
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico |
title_full |
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico |
title_fullStr |
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico |
title_full_unstemmed |
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico |
title_sort |
Brasilianas IV e V para piano (1949) de Radamés Gnattali: uma análise musical direcionada para a interpretação ao piano e seu contexto historiográfico |
author |
Mello, Felipe Aparecido de [UNESP] |
author_facet |
Mello, Felipe Aparecido de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kerr, Dorotéa Machado [UNESP] Mesquita, Marcos José Cruz [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Felipe Aparecido de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise musical Interpretação musical Brasilianas IV e V para piano Profissionalização musical Radamés Gnattali Música - Análise, apreciação Gnatalli, Radamés 1906-1988 Música para piano Música brasileira Musical analysis Musical interpretation Brasilianas IV and V for piano Musical professionalization |
topic |
Análise musical Interpretação musical Brasilianas IV e V para piano Profissionalização musical Radamés Gnattali Música - Análise, apreciação Gnatalli, Radamés 1906-1988 Música para piano Música brasileira Musical analysis Musical interpretation Brasilianas IV and V for piano Musical professionalization |
description |
Nesta pesquisa sintetiza-se inferências sobre a análise musical realizada nas Brasilianas IV e V para piano do compositor brasileiro Radamés Gnattali, voltadas para a interpretação musical e peculiaridades de sua escrita. Para tanto, utilizou-se as metodologias contidas em Caplin (1998), Kostka (2016), Schoenberg (1996, 2001), Rink (2002) e Berry (1987), considerando-se ainda os fundamentos metodológicos de Mário de Andrade (1972, 1989) e José Ramos Tinhorão (2013). Pretendeu-se também, por meio de uma investigação histórica e biográfica do compositor, evidenciar questões contidas no âmbito da profissionalização musical em Dubar (2005) e Keller (1996) que, consequentemente, se relacionam com as socializações primária e secundária expostas por Berger e Luckmann (2018), em uma postura analítica e reflexiva ao momento histórico reportado, considerando-se ainda apontamentos específicos desenvolvidos por Carl Dahlhaus (1983) e Michel Foucault (1969). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-30T20:32:57Z 2020-11-30T20:32:57Z 2020-10-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/194445 33004013066P3 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/194445 |
identifier_str_mv |
33004013066P3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129570935668736 |