Sistema de apoio didático pedagógico ao ensino da botânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143648 |
Resumo: | Utilização de busca por conteúdo em repositórios digitais tem sido alvo de pesquisa atualmente. Em paralelo a isso a representação e análise da forma cumprem um papel central em diversas aplicações de visão computacional. Uma área importante que pode tirar proveito desse desenvolvimento diz respeito a um herbário digital. A idéia deste trabalho é buscar agregar a busca por conteúdo em um sistema que possa ser utilizado não apenas como ferramenta de apoio à pesquisa, mas principalmente como apoio didático pedagógico na aprendizagem de uma parte interessante da botânica que pode ser estudada pela arquitetura das folhas. Um caso interessante, que se nos apresentou é a identificação de plantas por meio de folhas. Por exemplo, uma criança em idade escolar traz uma folha e quer saber informações sobre a respectiva planta, na verdade a criança será incentivada a fazer essa pesquisa. Como apoio ao processo de aprendizagem, o sistema fornece ao aluno, visualmente itens da arquitetura das folhas, como por exemplo, disposição da folha no caule (filotaxia), se a folha é composta e qual o seu tipo, tipo de nervação, entre outros. A folha apresentada como amostra é digitalizada e fornecida ao sistema, que automaticamente a reduz a uma forma padrão que possibilita a comparação de alguns parâmetros matemáticos da amostra com os contidos no banco para a recuperação das plantas (imagens de folhas, flores, frutos, árvores/arbustos, etc) e todos os metadados associados (nome vulgar, cientifico, biogeografia, família, etc). Foi feito um tratamento matemático tanto das imagens cadastradas como da amostra para a construção de uma assinatura para cada imagem, e que são na realidade comparadas. Este tratamento matemático consistiu em uma normalização das imagens de folhas, onde binarizamo-as, determinamos o contorno das mesmas, o retângulo mínimo que contém cada folha e por fim as rotacionamos e transformamos para um tamanho padrão. Este tratamento é necessário visto que uma mesma espécie de planta pode apresentar folhas diferentes. Cada assinatura é obtida por meio da transformada wavelet de Haar e dessa normalização. O produto final, em fase de validação, tem um painel visual para o usuário escolher e, portanto aprender importantes características das plantas. |
id |
UNSP_9e20dddb2bbe771067d8fdee9b7a3521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143648 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Sistema de apoio didático pedagógico ao ensino da botânicaUtilização de busca por conteúdo em repositórios digitais tem sido alvo de pesquisa atualmente. Em paralelo a isso a representação e análise da forma cumprem um papel central em diversas aplicações de visão computacional. Uma área importante que pode tirar proveito desse desenvolvimento diz respeito a um herbário digital. A idéia deste trabalho é buscar agregar a busca por conteúdo em um sistema que possa ser utilizado não apenas como ferramenta de apoio à pesquisa, mas principalmente como apoio didático pedagógico na aprendizagem de uma parte interessante da botânica que pode ser estudada pela arquitetura das folhas. Um caso interessante, que se nos apresentou é a identificação de plantas por meio de folhas. Por exemplo, uma criança em idade escolar traz uma folha e quer saber informações sobre a respectiva planta, na verdade a criança será incentivada a fazer essa pesquisa. Como apoio ao processo de aprendizagem, o sistema fornece ao aluno, visualmente itens da arquitetura das folhas, como por exemplo, disposição da folha no caule (filotaxia), se a folha é composta e qual o seu tipo, tipo de nervação, entre outros. A folha apresentada como amostra é digitalizada e fornecida ao sistema, que automaticamente a reduz a uma forma padrão que possibilita a comparação de alguns parâmetros matemáticos da amostra com os contidos no banco para a recuperação das plantas (imagens de folhas, flores, frutos, árvores/arbustos, etc) e todos os metadados associados (nome vulgar, cientifico, biogeografia, família, etc). Foi feito um tratamento matemático tanto das imagens cadastradas como da amostra para a construção de uma assinatura para cada imagem, e que são na realidade comparadas. Este tratamento matemático consistiu em uma normalização das imagens de folhas, onde binarizamo-as, determinamos o contorno das mesmas, o retângulo mínimo que contém cada folha e por fim as rotacionamos e transformamos para um tamanho padrão. Este tratamento é necessário visto que uma mesma espécie de planta pode apresentar folhas diferentes. Cada assinatura é obtida por meio da transformada wavelet de Haar e dessa normalização. O produto final, em fase de validação, tem um painel visual para o usuário escolher e, portanto aprender importantes características das plantas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Verga, Juliana [UNESP]Meneguette Júnior, Messias [UNESP]2016-09-01T13:58:22Z2016-09-01T13:58:22Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject173application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 173http://hdl.handle.net/11449/1436482005-173-verga.pdf1531018187057108PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T14:32:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143648Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:05:14.162895Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de apoio didático pedagógico ao ensino da botânica |
title |
Sistema de apoio didático pedagógico ao ensino da botânica |
spellingShingle |
Sistema de apoio didático pedagógico ao ensino da botânica Verga, Juliana [UNESP] |
title_short |
Sistema de apoio didático pedagógico ao ensino da botânica |
title_full |
Sistema de apoio didático pedagógico ao ensino da botânica |
title_fullStr |
Sistema de apoio didático pedagógico ao ensino da botânica |
title_full_unstemmed |
Sistema de apoio didático pedagógico ao ensino da botânica |
title_sort |
Sistema de apoio didático pedagógico ao ensino da botânica |
author |
Verga, Juliana [UNESP] |
author_facet |
Verga, Juliana [UNESP] Meneguette Júnior, Messias [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Meneguette Júnior, Messias [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verga, Juliana [UNESP] Meneguette Júnior, Messias [UNESP] |
description |
Utilização de busca por conteúdo em repositórios digitais tem sido alvo de pesquisa atualmente. Em paralelo a isso a representação e análise da forma cumprem um papel central em diversas aplicações de visão computacional. Uma área importante que pode tirar proveito desse desenvolvimento diz respeito a um herbário digital. A idéia deste trabalho é buscar agregar a busca por conteúdo em um sistema que possa ser utilizado não apenas como ferramenta de apoio à pesquisa, mas principalmente como apoio didático pedagógico na aprendizagem de uma parte interessante da botânica que pode ser estudada pela arquitetura das folhas. Um caso interessante, que se nos apresentou é a identificação de plantas por meio de folhas. Por exemplo, uma criança em idade escolar traz uma folha e quer saber informações sobre a respectiva planta, na verdade a criança será incentivada a fazer essa pesquisa. Como apoio ao processo de aprendizagem, o sistema fornece ao aluno, visualmente itens da arquitetura das folhas, como por exemplo, disposição da folha no caule (filotaxia), se a folha é composta e qual o seu tipo, tipo de nervação, entre outros. A folha apresentada como amostra é digitalizada e fornecida ao sistema, que automaticamente a reduz a uma forma padrão que possibilita a comparação de alguns parâmetros matemáticos da amostra com os contidos no banco para a recuperação das plantas (imagens de folhas, flores, frutos, árvores/arbustos, etc) e todos os metadados associados (nome vulgar, cientifico, biogeografia, família, etc). Foi feito um tratamento matemático tanto das imagens cadastradas como da amostra para a construção de uma assinatura para cada imagem, e que são na realidade comparadas. Este tratamento matemático consistiu em uma normalização das imagens de folhas, onde binarizamo-as, determinamos o contorno das mesmas, o retângulo mínimo que contém cada folha e por fim as rotacionamos e transformamos para um tamanho padrão. Este tratamento é necessário visto que uma mesma espécie de planta pode apresentar folhas diferentes. Cada assinatura é obtida por meio da transformada wavelet de Haar e dessa normalização. O produto final, em fase de validação, tem um painel visual para o usuário escolher e, portanto aprender importantes características das plantas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:22Z 2016-09-01T13:58:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 173 http://hdl.handle.net/11449/143648 2005-173-verga.pdf 1531018187057108 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143648 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 173 2005-173-verga.pdf 1531018187057108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
173 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129017768837120 |