Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141656 |
Resumo: | Neste texto compartilhamos resultados iniciais de uma pesquisa mais ampla, que tem como objetivo elaborar atividades para a formação de professores que contribuam para a melhoria do conhecimento matemático especializado do professor. Nosso foco aqui está na identificação e discussão de situações matematicamente críticas reveladas por professores e futuros professores no âmbito da formulação de problemas, a partir de uma conta no contexto da divisão. A pergunta diretriz sobre a qual nos focamos foi: que conhecimento matemático especializado revelam futuros professores das séries iniciais ao resolverem expressões de divisão, e formularem problemas para essas expressões, e como podemos caracterizar esse conhecimento de modo a identificar aspetos relevantes a explorar na formação? Acreditamos que o conhecimento do professor é um fator crucial na aprendizagem dos alunos e pode ser considerado sob distintas perspetivas, dentre as quais nos embasamos na do Mathematics Teachers’ Specialised Knowledge – MTSK. Para a análise tomamos um estudo de caso instrumental, tendo os dados sido coletados por meio de um conjunto de atividades realizadas por futuros professores do Ensino Fundamental. Aqui iremos referir-nos apenas às respostas relativamente a uma das expressões fornecidas, bem como aos problemas formulados para essa expressão. As dificuldades reveladas por estes estudantes no cálculo da conta e da formulação de problemas de modo isolado e, por conseguinte na conjunção dos dois aspetos, evidenciam sérias carências tanto ao nível do conhecimento relativo à divisão (algoritmo e sentidos) e ao sentido de número, mas também relativamente ao papel e importância dos tipos de variáveis (e contextos) que se consideram e suas implicações. |
id |
UNSP_9fe625c7edcb782f8e29ce44d3e048d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141656 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisãoNeste texto compartilhamos resultados iniciais de uma pesquisa mais ampla, que tem como objetivo elaborar atividades para a formação de professores que contribuam para a melhoria do conhecimento matemático especializado do professor. Nosso foco aqui está na identificação e discussão de situações matematicamente críticas reveladas por professores e futuros professores no âmbito da formulação de problemas, a partir de uma conta no contexto da divisão. A pergunta diretriz sobre a qual nos focamos foi: que conhecimento matemático especializado revelam futuros professores das séries iniciais ao resolverem expressões de divisão, e formularem problemas para essas expressões, e como podemos caracterizar esse conhecimento de modo a identificar aspetos relevantes a explorar na formação? Acreditamos que o conhecimento do professor é um fator crucial na aprendizagem dos alunos e pode ser considerado sob distintas perspetivas, dentre as quais nos embasamos na do Mathematics Teachers’ Specialised Knowledge – MTSK. Para a análise tomamos um estudo de caso instrumental, tendo os dados sido coletados por meio de um conjunto de atividades realizadas por futuros professores do Ensino Fundamental. Aqui iremos referir-nos apenas às respostas relativamente a uma das expressões fornecidas, bem como aos problemas formulados para essa expressão. As dificuldades reveladas por estes estudantes no cálculo da conta e da formulação de problemas de modo isolado e, por conseguinte na conjunção dos dois aspetos, evidenciam sérias carências tanto ao nível do conhecimento relativo à divisão (algoritmo e sentidos) e ao sentido de número, mas também relativamente ao papel e importância dos tipos de variáveis (e contextos) que se consideram e suas implicações.Universidade do Algarve (UALG), Faro, PortugalUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, BrasilEscola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, Leiria, PortugalUniversidade de Huelva (UHU), Huelva, EspanhaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade do Algarve (UALG)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de LeiriaUniversidade de Huelva (UHU)Ribeiro, Carlos Miguel [UNESP]Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP]Pinto, HéliaFlores, Eric2016-07-19T12:59:55Z2016-07-19T12:59:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2058-2070application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2058-20702357-7819http://hdl.handle.net/11449/141656ISSN2357-7819-2014-2058-2070.pdf58752883438196830000-0003-4393-6127porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-20T06:14:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141656Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:15:45.171326Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão |
title |
Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão |
spellingShingle |
Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão Ribeiro, Carlos Miguel [UNESP] |
title_short |
Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão |
title_full |
Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão |
title_fullStr |
Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão |
title_full_unstemmed |
Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão |
title_sort |
Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão |
author |
Ribeiro, Carlos Miguel [UNESP] |
author_facet |
Ribeiro, Carlos Miguel [UNESP] Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP] Pinto, Hélia Flores, Eric |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP] Pinto, Hélia Flores, Eric |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Algarve (UALG) Universidade Estadual Paulista (Unesp) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria Universidade de Huelva (UHU) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Miguel [UNESP] Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP] Pinto, Hélia Flores, Eric |
description |
Neste texto compartilhamos resultados iniciais de uma pesquisa mais ampla, que tem como objetivo elaborar atividades para a formação de professores que contribuam para a melhoria do conhecimento matemático especializado do professor. Nosso foco aqui está na identificação e discussão de situações matematicamente críticas reveladas por professores e futuros professores no âmbito da formulação de problemas, a partir de uma conta no contexto da divisão. A pergunta diretriz sobre a qual nos focamos foi: que conhecimento matemático especializado revelam futuros professores das séries iniciais ao resolverem expressões de divisão, e formularem problemas para essas expressões, e como podemos caracterizar esse conhecimento de modo a identificar aspetos relevantes a explorar na formação? Acreditamos que o conhecimento do professor é um fator crucial na aprendizagem dos alunos e pode ser considerado sob distintas perspetivas, dentre as quais nos embasamos na do Mathematics Teachers’ Specialised Knowledge – MTSK. Para a análise tomamos um estudo de caso instrumental, tendo os dados sido coletados por meio de um conjunto de atividades realizadas por futuros professores do Ensino Fundamental. Aqui iremos referir-nos apenas às respostas relativamente a uma das expressões fornecidas, bem como aos problemas formulados para essa expressão. As dificuldades reveladas por estes estudantes no cálculo da conta e da formulação de problemas de modo isolado e, por conseguinte na conjunção dos dois aspetos, evidenciam sérias carências tanto ao nível do conhecimento relativo à divisão (algoritmo e sentidos) e ao sentido de número, mas também relativamente ao papel e importância dos tipos de variáveis (e contextos) que se consideram e suas implicações. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:55Z 2016-07-19T12:59:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2058-2070 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141656 ISSN2357-7819-2014-2058-2070.pdf 5875288343819683 0000-0003-4393-6127 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141656 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2058-2070 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-2058-2070.pdf 5875288343819683 0000-0003-4393-6127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2058-2070 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128912577789952 |