Does bench model fidelity interfere in the acquisition of suture skills by novice medical students?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denadai, Rafael [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oshiiwa, Marie, Saad-Hossne, Rogério [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302012000500019
http://hdl.handle.net/11449/11579
Resumo: OBJETIVO: Embora vários modelos de bancada inanimados tenham sido descritos para o treinamento de habilidades de sutura, até o momento, não existe um método ideal para esse ensino e aprendizagem durante a formação médica. O objetivo foi avaliar se a fidelidade dos modelos de bancada interfere na aquisição de habilidades de sutura em estudantes de medicina iniciantes na prática cirúrgica. MÉTODOS: 36 estudantes de medicina sem exposição prévia a habilidades cirúrgicas foram randomizados em três grupos (n = 12): treinamento de suturas baseado em materiais didáticos (controle); treinamento de suturas em modelo de baixa-fidelidade (modelo de bancada de etileno vinil acetato); ou treinamento de suturas em modelo de alta-fidelidade (modelo de bancada de pele de pata de porco). Foram aplicados pré e pós-testes (realização de pontos simples e pontos subdérmicos invertidos em língua de boi). Três ferramentas (Global Rating Scale com avaliação cega, tamanho do efeito e autopercepção da confiança baseada em uma escala de Likert) foram utilizadas para mensurar todas as performances de sutura. RESULTADOS: A análise após o treinamento demonstrou que os estudantes que treinaram nos modelos tiveram um melhor (p < 0.0000) desempenho na avaliação pela Global Rating Scale, quando comparados com o controle, independente da fidelidade do modelo. A magnitude do efeito (treinamento) foi considerada grande (> 0.80) em todas as mensurações. Após o treinamento os alunos sentiram-se mais confiantes (p < 0.0000) para executarem os dois tipos de suturas. CONCLUSÃO: A aquisição de habilidades de suturas no modelo de baixa fidelidade foi semelhante à prática no modelo de alta fidelidade, sendo que a melhora no desempenho dos participantes que treinaram nesses dois modelos foi superior à aprendizagem baseada em materiais didáticos.
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spelling Does bench model fidelity interfere in the acquisition of suture skills by novice medical students?Será que a fidelidade do modelo de bancada interfere na aquisição das habilidades de sutura por estudantes de medicina iniciantes na prática cirúrgica?Educação médicacirurgiasuturasensinomateriais de ensinoMedical educationsurgerysuturesteachingteaching materialsOBJETIVO: Embora vários modelos de bancada inanimados tenham sido descritos para o treinamento de habilidades de sutura, até o momento, não existe um método ideal para esse ensino e aprendizagem durante a formação médica. O objetivo foi avaliar se a fidelidade dos modelos de bancada interfere na aquisição de habilidades de sutura em estudantes de medicina iniciantes na prática cirúrgica. MÉTODOS: 36 estudantes de medicina sem exposição prévia a habilidades cirúrgicas foram randomizados em três grupos (n = 12): treinamento de suturas baseado em materiais didáticos (controle); treinamento de suturas em modelo de baixa-fidelidade (modelo de bancada de etileno vinil acetato); ou treinamento de suturas em modelo de alta-fidelidade (modelo de bancada de pele de pata de porco). Foram aplicados pré e pós-testes (realização de pontos simples e pontos subdérmicos invertidos em língua de boi). Três ferramentas (Global Rating Scale com avaliação cega, tamanho do efeito e autopercepção da confiança baseada em uma escala de Likert) foram utilizadas para mensurar todas as performances de sutura. RESULTADOS: A análise após o treinamento demonstrou que os estudantes que treinaram nos modelos tiveram um melhor (p < 0.0000) desempenho na avaliação pela Global Rating Scale, quando comparados com o controle, independente da fidelidade do modelo. A magnitude do efeito (treinamento) foi considerada grande (> 0.80) em todas as mensurações. Após o treinamento os alunos sentiram-se mais confiantes (p < 0.0000) para executarem os dois tipos de suturas. CONCLUSÃO: A aquisição de habilidades de suturas no modelo de baixa fidelidade foi semelhante à prática no modelo de alta fidelidade, sendo que a melhora no desempenho dos participantes que treinaram nesses dois modelos foi superior à aprendizagem baseada em materiais didáticos.OBJECTIVE: Although several inanimate bench models have been described for training of suture skills, so far, there is no ideal method for teaching and learning this skill during medical education. The aim was to evaluate whether bench model fidelity interferes in the acquisition of suture skills by novice medical students. METHODS: 36 medical students with no surgical skills' background (novices) were randomized to three groups (n = 12): theoretical suture training alone (control); low-fidelity suture training model (synthetic ethylene-vinyl acetate bench model); or high-fidelity suture training model (pig feet skin bench model). Pre- and post-tests were applied (performance of simple interrupted sutures and subdermal interrupted sutures on ox tongue). Three tools (Global Rating Scale with blinded assessment, effect size, and self-perceived confidence based on Likert scale) were used to measure all suture performances. RESULTS: The post-training analysis showed that the students that practiced on bench models (hands-on training) presented better (all p < 0.0000) performance in the Global Rating Scale evaluation, compared with the control, regardless of the model fidelity. The magnitude of the effect (training) was considered large (> 0.80) in all measurements. Students felt more confident (all p < 0.0000) to perform both types of sutures after training. CONCLUSION: The acquisition of suture skills on the low-fidelity bench model was similar to that of the high-fidelity bench model, and the increase in the performance of participants that received bench model training was superior to those who received training based on theoretical teaching materials.Universidade Estadual Paulista Botucatu Medical School Department of SurgeryFaculdade de Tecnologia Department of StatisticsUniversidade Estadual Paulista Botucatu Medical School Department of SurgeryAssociação Médica BrasileiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Faculdade de Tecnologia Department of StatisticsDenadai, Rafael [UNESP]Oshiiwa, MarieSaad-Hossne, Rogério [UNESP]2014-05-20T13:33:50Z2014-05-20T13:33:50Z2012-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article600-606application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302012000500019Revista da Associação Médica Brasileira. Associação Médica Brasileira, v. 58, n. 5, p. 600-606, 2012.0104-4230http://hdl.handle.net/11449/1157910.1590/S0104-42302012000500019S0104-42302012000500019WOS:000310116100018S0104-42302012000500019.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPengRevista da Associação Médica Brasileira0.7360,265info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-14T14:19:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/11579Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-14T14:19:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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