O programa PIBID e a formação de professores de educação física: estreitando a relação entre teoria e prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141781 |
Resumo: | Este subprojeto, vinculado ao PIBID, está sendo realizado junto ao Curso de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente, em parceria com escolas municipais do Ensino Fundamental. Conta com equipe formada por 01 coordenador, 06 bolsistas, 01 professor supervisor e 06 colaboradores. Teve seu início em agosto de 2011 e se estenderá até fevereiro de 2014. Estabelece como objetivos: aprimorar a formação inicial, por meio da estreita relação entre teoria e prática; promover avanços qualitativos na prática educativa das escolas, por meio da colaboração no processo de formação continuada. A metodologia é de natureza qualitativa e se pauta em pressupostos da pesquisa-intervenção, destaque para o trabalho colaborativo entre os sujeitos e as mudanças qualitativas na realidade. São oferecidas condições privilegiadas de formação aos bolsistas por meio de reuniões semanais de estudo, planejamento, sistematização dos resultados e avaliação das atividades. O referencial teórico apóia-se em documentos oficiais e autores de diversas áreas, destaque para Educação Física, Pedagogia, Sociologia e Psicologia. Assume como perspectiva a concepção de educação que considera o professor como interlocutor, a infância como categoria social, a criança como ator social e produtor de cultura. Como resultados, destacam-se a acolhedora recepção do subprojeto pela escola; a materialização de procedimentos metodológicos indutores da participação das crianças nas aulas; revela, ainda, que a freqüência e a regularidade no processo de estreitamento entre elementos teóricos e práticos no exercício da docência promovem avanços na qualidade da educação e na formação inicial e continuada de professores. |
id |
UNSP_a2ce60efa5b8867e49d3fc17e0191f58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141781 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O programa PIBID e a formação de professores de educação física: estreitando a relação entre teoria e práticaFormação de professoresCultura corporalInfânciaEste subprojeto, vinculado ao PIBID, está sendo realizado junto ao Curso de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente, em parceria com escolas municipais do Ensino Fundamental. Conta com equipe formada por 01 coordenador, 06 bolsistas, 01 professor supervisor e 06 colaboradores. Teve seu início em agosto de 2011 e se estenderá até fevereiro de 2014. Estabelece como objetivos: aprimorar a formação inicial, por meio da estreita relação entre teoria e prática; promover avanços qualitativos na prática educativa das escolas, por meio da colaboração no processo de formação continuada. A metodologia é de natureza qualitativa e se pauta em pressupostos da pesquisa-intervenção, destaque para o trabalho colaborativo entre os sujeitos e as mudanças qualitativas na realidade. São oferecidas condições privilegiadas de formação aos bolsistas por meio de reuniões semanais de estudo, planejamento, sistematização dos resultados e avaliação das atividades. O referencial teórico apóia-se em documentos oficiais e autores de diversas áreas, destaque para Educação Física, Pedagogia, Sociologia e Psicologia. Assume como perspectiva a concepção de educação que considera o professor como interlocutor, a infância como categoria social, a criança como ator social e produtor de cultura. Como resultados, destacam-se a acolhedora recepção do subprojeto pela escola; a materialização de procedimentos metodológicos indutores da participação das crianças nas aulas; revela, ainda, que a freqüência e a regularidade no processo de estreitamento entre elementos teóricos e práticos no exercício da docência promovem avanços na qualidade da educação e na formação inicial e continuada de professores.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Milton de [UNESP]Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP]2016-07-19T13:00:26Z2016-07-19T13:00:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject7287-7299application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7287-72992357-7819http://hdl.handle.net/11449/141781ISSN2357-7819-2014-7287-7299.pdf7758444123838079porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T17:43:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141781Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:27:35.596799Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O programa PIBID e a formação de professores de educação física: estreitando a relação entre teoria e prática |
title |
O programa PIBID e a formação de professores de educação física: estreitando a relação entre teoria e prática |
spellingShingle |
O programa PIBID e a formação de professores de educação física: estreitando a relação entre teoria e prática Lima, José Milton de [UNESP] Formação de professores Cultura corporal Infância |
title_short |
O programa PIBID e a formação de professores de educação física: estreitando a relação entre teoria e prática |
title_full |
O programa PIBID e a formação de professores de educação física: estreitando a relação entre teoria e prática |
title_fullStr |
O programa PIBID e a formação de professores de educação física: estreitando a relação entre teoria e prática |
title_full_unstemmed |
O programa PIBID e a formação de professores de educação física: estreitando a relação entre teoria e prática |
title_sort |
O programa PIBID e a formação de professores de educação física: estreitando a relação entre teoria e prática |
author |
Lima, José Milton de [UNESP] |
author_facet |
Lima, José Milton de [UNESP] Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, José Milton de [UNESP] Lima, Márcia Regina Canhoto de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Cultura corporal Infância |
topic |
Formação de professores Cultura corporal Infância |
description |
Este subprojeto, vinculado ao PIBID, está sendo realizado junto ao Curso de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente, em parceria com escolas municipais do Ensino Fundamental. Conta com equipe formada por 01 coordenador, 06 bolsistas, 01 professor supervisor e 06 colaboradores. Teve seu início em agosto de 2011 e se estenderá até fevereiro de 2014. Estabelece como objetivos: aprimorar a formação inicial, por meio da estreita relação entre teoria e prática; promover avanços qualitativos na prática educativa das escolas, por meio da colaboração no processo de formação continuada. A metodologia é de natureza qualitativa e se pauta em pressupostos da pesquisa-intervenção, destaque para o trabalho colaborativo entre os sujeitos e as mudanças qualitativas na realidade. São oferecidas condições privilegiadas de formação aos bolsistas por meio de reuniões semanais de estudo, planejamento, sistematização dos resultados e avaliação das atividades. O referencial teórico apóia-se em documentos oficiais e autores de diversas áreas, destaque para Educação Física, Pedagogia, Sociologia e Psicologia. Assume como perspectiva a concepção de educação que considera o professor como interlocutor, a infância como categoria social, a criança como ator social e produtor de cultura. Como resultados, destacam-se a acolhedora recepção do subprojeto pela escola; a materialização de procedimentos metodológicos indutores da participação das crianças nas aulas; revela, ainda, que a freqüência e a regularidade no processo de estreitamento entre elementos teóricos e práticos no exercício da docência promovem avanços na qualidade da educação e na formação inicial e continuada de professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:26Z 2016-07-19T13:00:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7287-7299 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141781 ISSN2357-7819-2014-7287-7299.pdf 7758444123838079 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141781 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7287-7299 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-7287-7299.pdf 7758444123838079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
7287-7299 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129428636565504 |