Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lozano, Daniele
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rangel, Maria do Socorro Nogueira [UNESP], Pires, Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.podesenvolvimento.org.br/inicio/index.php?journal=podesenvolvimento&page=article&op=view&path%5B%5D=67
http://hdl.handle.net/11449/122552
Resumo: We propose in this paper activities and a discussion of the experience obtained with a workshop on Coloring Maps and Graphs for students of elementary and high school in São Jose do Rio Preto/SP. The idea of presenting this topic for students of these school levels was motivated mainly by the work of Jurkiewicz (2002, 2004) that, since 2002, has offered to bring additional knowledge of Discrete Mathematics (mostly graph theory) for students of public high school in Rio de Janeiro. The proposed workshops were very productive and allowed the analysis of students behavior when faced with extracurricular topics. The presentation of extra Discrete Mathematics topics at this level of study is important not only to motivate future studies but also to train citizens to be able to understand the complexities of today's world.
id UNSP_a3b6a74f9065b2be8163335c6e4e22f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/122552
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médiocoloração em grafosoficinas de ensinoconteúdo extracurriculargraph coloringeducation workshopextracurricular topicsWe propose in this paper activities and a discussion of the experience obtained with a workshop on Coloring Maps and Graphs for students of elementary and high school in São Jose do Rio Preto/SP. The idea of presenting this topic for students of these school levels was motivated mainly by the work of Jurkiewicz (2002, 2004) that, since 2002, has offered to bring additional knowledge of Discrete Mathematics (mostly graph theory) for students of public high school in Rio de Janeiro. The proposed workshops were very productive and allowed the analysis of students behavior when faced with extracurricular topics. The presentation of extra Discrete Mathematics topics at this level of study is important not only to motivate future studies but also to train citizens to be able to understand the complexities of today's world.Apresentamos neste artigo propostas de atividades e uma discussão da experiência obtida com a realização de uma Oficina de Coloração de Mapas e Grafos para o Ensino Fundamental e Médio em uma escola pública de São José do Rio Preto/SP. A idéia de apresentar este tópico para alunos deste nível escolar foi motivada principalmente pelos trabalhos de Jurkiewicz (2002, 2004) que desde 2002 se propôs a levar conhecimentos adicionais da Matemática Discreta (principalmente grafos) para a sala de aula do Ensino Médio de escolas do Rio de Janeiro. As oficinas realizadas foram produtivas e permitiram analisar o modo como os alunos de diferentes faixas etárias se comportam diante da aprendizagem de conteúdos extracurriculares. A apresentação de tópicos adicionais da Matemática Discreta no nível pré-universitário é de extrema importância, não apenas como motivação para estudos futuros, mas também para formação de cidadãos aptos para entender as complexidades do mundo atual.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática Aplicada, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, R CRISTOVAO COLOMBO 2265, JD NAZARETH, CEP 15054000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática Aplicada, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Estadual Pio XLozano, DanieleRangel, Maria do Socorro Nogueira [UNESP]Pires, Célia2015-04-27T11:55:51Z2015-04-27T11:55:51Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article216-225application/pdfhttp://www.podesenvolvimento.org.br/inicio/index.php?journal=podesenvolvimento&page=article&op=view&path%5B%5D=67Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, v. 2, n. 3, p. 216-225, 2010.1984-3534http://hdl.handle.net/11449/122552ISSN1984-3534-2010-02-03-216-225.pdf349233060013099867752489418519333492330600130998Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPesquisa Operacional para o Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-30T06:08:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122552Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:05:09.063229Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio
title Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio
spellingShingle Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio
Lozano, Daniele
coloração em grafos
oficinas de ensino
conteúdo extracurricular
graph coloring
education workshop
extracurricular topics
title_short Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio
title_full Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio
title_fullStr Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio
title_full_unstemmed Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio
title_sort Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio
author Lozano, Daniele
author_facet Lozano, Daniele
Rangel, Maria do Socorro Nogueira [UNESP]
Pires, Célia
author_role author
author2 Rangel, Maria do Socorro Nogueira [UNESP]
Pires, Célia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Escola Estadual Pio X
dc.contributor.author.fl_str_mv Lozano, Daniele
Rangel, Maria do Socorro Nogueira [UNESP]
Pires, Célia
dc.subject.por.fl_str_mv coloração em grafos
oficinas de ensino
conteúdo extracurricular
graph coloring
education workshop
extracurricular topics
topic coloração em grafos
oficinas de ensino
conteúdo extracurricular
graph coloring
education workshop
extracurricular topics
description We propose in this paper activities and a discussion of the experience obtained with a workshop on Coloring Maps and Graphs for students of elementary and high school in São Jose do Rio Preto/SP. The idea of presenting this topic for students of these school levels was motivated mainly by the work of Jurkiewicz (2002, 2004) that, since 2002, has offered to bring additional knowledge of Discrete Mathematics (mostly graph theory) for students of public high school in Rio de Janeiro. The proposed workshops were very productive and allowed the analysis of students behavior when faced with extracurricular topics. The presentation of extra Discrete Mathematics topics at this level of study is important not only to motivate future studies but also to train citizens to be able to understand the complexities of today's world.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-04-27T11:55:51Z
2015-04-27T11:55:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.podesenvolvimento.org.br/inicio/index.php?journal=podesenvolvimento&page=article&op=view&path%5B%5D=67
Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, v. 2, n. 3, p. 216-225, 2010.
1984-3534
http://hdl.handle.net/11449/122552
ISSN1984-3534-2010-02-03-216-225.pdf
3492330600130998
6775248941851933
3492330600130998
url http://www.podesenvolvimento.org.br/inicio/index.php?journal=podesenvolvimento&page=article&op=view&path%5B%5D=67
http://hdl.handle.net/11449/122552
identifier_str_mv Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, v. 2, n. 3, p. 216-225, 2010.
1984-3534
ISSN1984-3534-2010-02-03-216-225.pdf
3492330600130998
6775248941851933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216-225
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045768229027840