Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.podesenvolvimento.org.br/inicio/index.php?journal=podesenvolvimento&page=article&op=view&path%5B%5D=67 http://hdl.handle.net/11449/122552 |
Resumo: | We propose in this paper activities and a discussion of the experience obtained with a workshop on Coloring Maps and Graphs for students of elementary and high school in São Jose do Rio Preto/SP. The idea of presenting this topic for students of these school levels was motivated mainly by the work of Jurkiewicz (2002, 2004) that, since 2002, has offered to bring additional knowledge of Discrete Mathematics (mostly graph theory) for students of public high school in Rio de Janeiro. The proposed workshops were very productive and allowed the analysis of students behavior when faced with extracurricular topics. The presentation of extra Discrete Mathematics topics at this level of study is important not only to motivate future studies but also to train citizens to be able to understand the complexities of today's world. |
id |
UNSP_a3b6a74f9065b2be8163335c6e4e22f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/122552 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médiocoloração em grafosoficinas de ensinoconteúdo extracurriculargraph coloringeducation workshopextracurricular topicsWe propose in this paper activities and a discussion of the experience obtained with a workshop on Coloring Maps and Graphs for students of elementary and high school in São Jose do Rio Preto/SP. The idea of presenting this topic for students of these school levels was motivated mainly by the work of Jurkiewicz (2002, 2004) that, since 2002, has offered to bring additional knowledge of Discrete Mathematics (mostly graph theory) for students of public high school in Rio de Janeiro. The proposed workshops were very productive and allowed the analysis of students behavior when faced with extracurricular topics. The presentation of extra Discrete Mathematics topics at this level of study is important not only to motivate future studies but also to train citizens to be able to understand the complexities of today's world.Apresentamos neste artigo propostas de atividades e uma discussão da experiência obtida com a realização de uma Oficina de Coloração de Mapas e Grafos para o Ensino Fundamental e Médio em uma escola pública de São José do Rio Preto/SP. A idéia de apresentar este tópico para alunos deste nível escolar foi motivada principalmente pelos trabalhos de Jurkiewicz (2002, 2004) que desde 2002 se propôs a levar conhecimentos adicionais da Matemática Discreta (principalmente grafos) para a sala de aula do Ensino Médio de escolas do Rio de Janeiro. As oficinas realizadas foram produtivas e permitiram analisar o modo como os alunos de diferentes faixas etárias se comportam diante da aprendizagem de conteúdos extracurriculares. A apresentação de tópicos adicionais da Matemática Discreta no nível pré-universitário é de extrema importância, não apenas como motivação para estudos futuros, mas também para formação de cidadãos aptos para entender as complexidades do mundo atual.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática Aplicada, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, R CRISTOVAO COLOMBO 2265, JD NAZARETH, CEP 15054000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática Aplicada, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Estadual Pio XLozano, DanieleRangel, Maria do Socorro Nogueira [UNESP]Pires, Célia2015-04-27T11:55:51Z2015-04-27T11:55:51Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article216-225application/pdfhttp://www.podesenvolvimento.org.br/inicio/index.php?journal=podesenvolvimento&page=article&op=view&path%5B%5D=67Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, v. 2, n. 3, p. 216-225, 2010.1984-3534http://hdl.handle.net/11449/122552ISSN1984-3534-2010-02-03-216-225.pdf349233060013099867752489418519333492330600130998Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPesquisa Operacional para o Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-30T06:08:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122552Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:36:33.026660Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio |
title |
Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio |
spellingShingle |
Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio Lozano, Daniele coloração em grafos oficinas de ensino conteúdo extracurricular graph coloring education workshop extracurricular topics |
title_short |
Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio |
title_full |
Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio |
title_fullStr |
Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio |
title_sort |
Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio |
author |
Lozano, Daniele |
author_facet |
Lozano, Daniele Rangel, Maria do Socorro Nogueira [UNESP] Pires, Célia |
author_role |
author |
author2 |
Rangel, Maria do Socorro Nogueira [UNESP] Pires, Célia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade Estadual Paulista (Unesp) Escola Estadual Pio X |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lozano, Daniele Rangel, Maria do Socorro Nogueira [UNESP] Pires, Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
coloração em grafos oficinas de ensino conteúdo extracurricular graph coloring education workshop extracurricular topics |
topic |
coloração em grafos oficinas de ensino conteúdo extracurricular graph coloring education workshop extracurricular topics |
description |
We propose in this paper activities and a discussion of the experience obtained with a workshop on Coloring Maps and Graphs for students of elementary and high school in São Jose do Rio Preto/SP. The idea of presenting this topic for students of these school levels was motivated mainly by the work of Jurkiewicz (2002, 2004) that, since 2002, has offered to bring additional knowledge of Discrete Mathematics (mostly graph theory) for students of public high school in Rio de Janeiro. The proposed workshops were very productive and allowed the analysis of students behavior when faced with extracurricular topics. The presentation of extra Discrete Mathematics topics at this level of study is important not only to motivate future studies but also to train citizens to be able to understand the complexities of today's world. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-04-27T11:55:51Z 2015-04-27T11:55:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.podesenvolvimento.org.br/inicio/index.php?journal=podesenvolvimento&page=article&op=view&path%5B%5D=67 Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, v. 2, n. 3, p. 216-225, 2010. 1984-3534 http://hdl.handle.net/11449/122552 ISSN1984-3534-2010-02-03-216-225.pdf 3492330600130998 6775248941851933 3492330600130998 |
url |
http://www.podesenvolvimento.org.br/inicio/index.php?journal=podesenvolvimento&page=article&op=view&path%5B%5D=67 http://hdl.handle.net/11449/122552 |
identifier_str_mv |
Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, v. 2, n. 3, p. 216-225, 2010. 1984-3534 ISSN1984-3534-2010-02-03-216-225.pdf 3492330600130998 6775248941851933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
216-225 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128254272339968 |