Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010009 http://hdl.handle.net/11449/135389 |
Resumo: | Teaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled “Human Body”, focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years. |
id |
UNSP_a3f2b2ffe7027ebe9bc59a02ce3f3014 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/135389 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino FundamentalElementary schoolHealthTeaching resourceScience teachingComic bookEnsino fundamentalSaúdeRecurso didáticoEnsino de ciênciasHistória em quadrinhosTeaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled “Human Body”, focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years.Os recursos didáticos envolvem diversos elementos utilizados como suporte na organiza- ção do processo de ensino-aprendizagem. Dentre eles, estão as histórias em quadrinhos, envolvendo aspectos visuais, cognitivos e criativos, que fornecem uma forma alternativa de complementar as aulas teóricas. O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar uma história em quadrinhos intitulada “Corpo humano”, com enfoque nos sistemas circulatório, digestório, nervoso e respiratório, de modo a fornecer uma alternativa de recurso didático para o ensino do conteúdo em anos iniciais. O material foi avaliado junto a estudantes de um 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, por meio de utilização de questionários. O gibi se mostrou válido como recurso didático complementar para o aprendizado dos alunos, possibilitando a reflexão sobre a pertinência do desenvolvimento e da utilização das histórias em quadrinhos para o ensino de ciências nas séries iniciais.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Departamento de Educação Distrito de Rubião Jr., Distrito de Rubião Jr., CEP 18618-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Departamento de Educação Distrito de Rubião Jr., Distrito de Rubião Jr., CEP 18618-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Kawamoto, Elisa MáriCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]2016-03-02T13:02:31Z2016-03-02T13:02:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article147-158application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010009Ciência & Educação, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014.1980-850Xhttp://hdl.handle.net/11449/13538910.1590/1516-731320140010009ISSN1980-850X-2014-20-01-147-158.pdf2431034310174335Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-17T06:21:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135389Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:34:35.783355Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental Kawamoto, Elisa Mári Elementary school Health Teaching resource Science teaching Comic book Ensino fundamental Saúde Recurso didático Ensino de ciências História em quadrinhos |
title_short |
Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Kawamoto, Elisa Mári |
author_facet |
Kawamoto, Elisa Mári Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kawamoto, Elisa Mári Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elementary school Health Teaching resource Science teaching Comic book Ensino fundamental Saúde Recurso didático Ensino de ciências História em quadrinhos |
topic |
Elementary school Health Teaching resource Science teaching Comic book Ensino fundamental Saúde Recurso didático Ensino de ciências História em quadrinhos |
description |
Teaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled “Human Body”, focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-03-02T13:02:31Z 2016-03-02T13:02:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010009 Ciência & Educação, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014. 1980-850X http://hdl.handle.net/11449/135389 10.1590/1516-731320140010009 ISSN1980-850X-2014-20-01-147-158.pdf 2431034310174335 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010009 http://hdl.handle.net/11449/135389 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014. 1980-850X 10.1590/1516-731320140010009 ISSN1980-850X-2014-20-01-147-158.pdf 2431034310174335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
147-158 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129222031441920 |