Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawamoto, Elisa Mári
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010009
http://hdl.handle.net/11449/135389
Resumo: Teaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled “Human Body”, focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years.
id UNSP_a3f2b2ffe7027ebe9bc59a02ce3f3014
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135389
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino FundamentalElementary schoolHealthTeaching resourceScience teachingComic bookEnsino fundamentalSaúdeRecurso didáticoEnsino de ciênciasHistória em quadrinhosTeaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled “Human Body”, focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years.Os recursos didáticos envolvem diversos elementos utilizados como suporte na organiza- ção do processo de ensino-aprendizagem. Dentre eles, estão as histórias em quadrinhos, envolvendo aspectos visuais, cognitivos e criativos, que fornecem uma forma alternativa de complementar as aulas teóricas. O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar uma história em quadrinhos intitulada “Corpo humano”, com enfoque nos sistemas circulatório, digestório, nervoso e respiratório, de modo a fornecer uma alternativa de recurso didático para o ensino do conteúdo em anos iniciais. O material foi avaliado junto a estudantes de um 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, por meio de utilização de questionários. O gibi se mostrou válido como recurso didático complementar para o aprendizado dos alunos, possibilitando a reflexão sobre a pertinência do desenvolvimento e da utilização das histórias em quadrinhos para o ensino de ciências nas séries iniciais.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Departamento de Educação Distrito de Rubião Jr., Distrito de Rubião Jr., CEP 18618-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Departamento de Educação Distrito de Rubião Jr., Distrito de Rubião Jr., CEP 18618-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Kawamoto, Elisa MáriCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]2016-03-02T13:02:31Z2016-03-02T13:02:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article147-158application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010009Ciência & Educação, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014.1980-850Xhttp://hdl.handle.net/11449/13538910.1590/1516-731320140010009ISSN1980-850X-2014-20-01-147-158.pdf2431034310174335Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-17T06:21:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135389Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-17T06:21:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental
title Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental
Kawamoto, Elisa Mári
Elementary school
Health
Teaching resource
Science teaching
Comic book
Ensino fundamental
Saúde
Recurso didático
Ensino de ciências
História em quadrinhos
title_short Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental
author Kawamoto, Elisa Mári
author_facet Kawamoto, Elisa Mári
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
author_role author
author2 Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawamoto, Elisa Mári
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Elementary school
Health
Teaching resource
Science teaching
Comic book
Ensino fundamental
Saúde
Recurso didático
Ensino de ciências
História em quadrinhos
topic Elementary school
Health
Teaching resource
Science teaching
Comic book
Ensino fundamental
Saúde
Recurso didático
Ensino de ciências
História em quadrinhos
description Teaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled “Human Body”, focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-02T13:02:31Z
2016-03-02T13:02:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010009
Ciência & Educação, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014.
1980-850X
http://hdl.handle.net/11449/135389
10.1590/1516-731320140010009
ISSN1980-850X-2014-20-01-147-158.pdf
2431034310174335
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010009
http://hdl.handle.net/11449/135389
identifier_str_mv Ciência & Educação, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014.
1980-850X
10.1590/1516-731320140010009
ISSN1980-850X-2014-20-01-147-158.pdf
2431034310174335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147-158
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650012456943616