Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fabiana Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP], Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP], Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP], Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP], Rocha, Naiara Chierici da [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141799
Resumo: Com a expansão da Educação a Distância (EaD) na área da Educação, a procura por cursos de formação na modalidade on-line têm crescido consideravelmente. Dessa forma a existência de um Designer Instrucional (DI) tem importante significado na execução de cursos a distância e principalmente voltados a área educacional. Essa necessidade justifica-se com mais enfoque no planejamento de disciplinas em cursos de formação, dado que, o DI cria estratégias pedagógicas fundamentadas em teorias de aprendizagem com base nas teorias interacionistas e construtivistas do desenvolvimento e da aprendizagem para criar atividades dinâmicas que propicie o discente a pensar, significando na construção do conhecimento. Este artigo tem como foco mostrar o desempenho do DI no desenvolvimento das atividades na disciplina piloto de Libras a Distância da UNESP, e discutir a importância do planejamento para uma formação significativa por meio do uso das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc.
id UNSP_a622f5d3f15f9f8078620f0f642ac2d7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141799
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EADCom a expansão da Educação a Distância (EaD) na área da Educação, a procura por cursos de formação na modalidade on-line têm crescido consideravelmente. Dessa forma a existência de um Designer Instrucional (DI) tem importante significado na execução de cursos a distância e principalmente voltados a área educacional. Essa necessidade justifica-se com mais enfoque no planejamento de disciplinas em cursos de formação, dado que, o DI cria estratégias pedagógicas fundamentadas em teorias de aprendizagem com base nas teorias interacionistas e construtivistas do desenvolvimento e da aprendizagem para criar atividades dinâmicas que propicie o discente a pensar, significando na construção do conhecimento. Este artigo tem como foco mostrar o desempenho do DI no desenvolvimento das atividades na disciplina piloto de Libras a Distância da UNESP, e discutir a importância do planejamento para uma formação significativa por meio do uso das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Fabiana Aparecida [UNESP]Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP]Rocha, Naiara Chierici da [UNESP]2016-07-19T13:00:31Z2016-07-19T13:00:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11513-11521application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11513-115212357-7819http://hdl.handle.net/11449/141799ISSN2357-7819-2014-11513-11521.pdf7346754405819238porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141799Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:49:00.961631Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD
title Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD
spellingShingle Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD
Rodrigues, Fabiana Aparecida [UNESP]
title_short Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD
title_full Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD
title_fullStr Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD
title_full_unstemmed Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD
title_sort Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD
author Rodrigues, Fabiana Aparecida [UNESP]
author_facet Rodrigues, Fabiana Aparecida [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP]
Rocha, Naiara Chierici da [UNESP]
author_role author
author2 Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP]
Rocha, Naiara Chierici da [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fabiana Aparecida [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP]
Rocha, Naiara Chierici da [UNESP]
description Com a expansão da Educação a Distância (EaD) na área da Educação, a procura por cursos de formação na modalidade on-line têm crescido consideravelmente. Dessa forma a existência de um Designer Instrucional (DI) tem importante significado na execução de cursos a distância e principalmente voltados a área educacional. Essa necessidade justifica-se com mais enfoque no planejamento de disciplinas em cursos de formação, dado que, o DI cria estratégias pedagógicas fundamentadas em teorias de aprendizagem com base nas teorias interacionistas e construtivistas do desenvolvimento e da aprendizagem para criar atividades dinâmicas que propicie o discente a pensar, significando na construção do conhecimento. Este artigo tem como foco mostrar o desempenho do DI no desenvolvimento das atividades na disciplina piloto de Libras a Distância da UNESP, e discutir a importância do planejamento para uma formação significativa por meio do uso das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:31Z
2016-07-19T13:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11513-11521
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141799
ISSN2357-7819-2014-11513-11521.pdf
7346754405819238
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141799
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11513-11521
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11513-11521.pdf
7346754405819238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11513-11521
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128983704797184