Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141799 |
Resumo: | Com a expansão da Educação a Distância (EaD) na área da Educação, a procura por cursos de formação na modalidade on-line têm crescido consideravelmente. Dessa forma a existência de um Designer Instrucional (DI) tem importante significado na execução de cursos a distância e principalmente voltados a área educacional. Essa necessidade justifica-se com mais enfoque no planejamento de disciplinas em cursos de formação, dado que, o DI cria estratégias pedagógicas fundamentadas em teorias de aprendizagem com base nas teorias interacionistas e construtivistas do desenvolvimento e da aprendizagem para criar atividades dinâmicas que propicie o discente a pensar, significando na construção do conhecimento. Este artigo tem como foco mostrar o desempenho do DI no desenvolvimento das atividades na disciplina piloto de Libras a Distância da UNESP, e discutir a importância do planejamento para uma formação significativa por meio do uso das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc. |
id |
UNSP_a622f5d3f15f9f8078620f0f642ac2d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141799 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EADCom a expansão da Educação a Distância (EaD) na área da Educação, a procura por cursos de formação na modalidade on-line têm crescido consideravelmente. Dessa forma a existência de um Designer Instrucional (DI) tem importante significado na execução de cursos a distância e principalmente voltados a área educacional. Essa necessidade justifica-se com mais enfoque no planejamento de disciplinas em cursos de formação, dado que, o DI cria estratégias pedagógicas fundamentadas em teorias de aprendizagem com base nas teorias interacionistas e construtivistas do desenvolvimento e da aprendizagem para criar atividades dinâmicas que propicie o discente a pensar, significando na construção do conhecimento. Este artigo tem como foco mostrar o desempenho do DI no desenvolvimento das atividades na disciplina piloto de Libras a Distância da UNESP, e discutir a importância do planejamento para uma formação significativa por meio do uso das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Fabiana Aparecida [UNESP]Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP]Rocha, Naiara Chierici da [UNESP]2016-07-19T13:00:31Z2016-07-19T13:00:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11513-11521application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11513-115212357-7819http://hdl.handle.net/11449/141799ISSN2357-7819-2014-11513-11521.pdf7346754405819238porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141799Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:49:00.961631Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD |
title |
Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD |
spellingShingle |
Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD Rodrigues, Fabiana Aparecida [UNESP] |
title_short |
Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD |
title_full |
Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD |
title_fullStr |
Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD |
title_full_unstemmed |
Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD |
title_sort |
Planejamento e designer instrucional da disciplina conteúdos e didática de LIBRAS da Unesp: proposta integradora de formação inicial por meio da EAD |
author |
Rodrigues, Fabiana Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Rodrigues, Fabiana Aparecida [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP] Rocha, Naiara Chierici da [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP] Rocha, Naiara Chierici da [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Fabiana Aparecida [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP] Rocha, Naiara Chierici da [UNESP] |
description |
Com a expansão da Educação a Distância (EaD) na área da Educação, a procura por cursos de formação na modalidade on-line têm crescido consideravelmente. Dessa forma a existência de um Designer Instrucional (DI) tem importante significado na execução de cursos a distância e principalmente voltados a área educacional. Essa necessidade justifica-se com mais enfoque no planejamento de disciplinas em cursos de formação, dado que, o DI cria estratégias pedagógicas fundamentadas em teorias de aprendizagem com base nas teorias interacionistas e construtivistas do desenvolvimento e da aprendizagem para criar atividades dinâmicas que propicie o discente a pensar, significando na construção do conhecimento. Este artigo tem como foco mostrar o desempenho do DI no desenvolvimento das atividades na disciplina piloto de Libras a Distância da UNESP, e discutir a importância do planejamento para uma formação significativa por meio do uso das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:31Z 2016-07-19T13:00:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11513-11521 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141799 ISSN2357-7819-2014-11513-11521.pdf 7346754405819238 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141799 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11513-11521 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-11513-11521.pdf 7346754405819238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
11513-11521 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128983704797184 |