Jongo: dança de matriz africana na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Matheus Henrique
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252279
Resumo: O presente trabalho buscou investigar a produção acadêmica sobre a presença da expressão cultural jongo na educação infantil. O recorte temporal deste trabalho acontece entre 2013 e 2022, visando analisar o impacto da lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que institui como obrigatório o ensino das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas instituições públicas e privadas. A pesquisa é uma revisão sistemática da literatura de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, que utilizando as bases de busca do Scholar Google, Sci-Elo e Reposítorios da USP, UNICAMP e UNESP, com os descritores ‘’Educação Infantil, Jongo e Antirracismo’’, encontrou 414 artigos dos quais apenas 5 correspondiam completamente aos critérios de inclusão e exclusão definidos para o estudo. Compreendendo a importância de discutir a educação para as relações étnico-raciais, o trabalho se pauta nos ideais da perspectiva da educação antirracista e da educação decolonial. A presente pesquisa identificou uma relação estreita entre os problemas do ensino de jongo na escola, como a falta de aprofundamento no tema, com demarcadores sociais, como por exemplo a intolerância religiosa com as crenças de matrizes africanas, com a falta de aprofundamento do tema da educação étnico-racial nos currículos e nos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições, bem como problemas na formação inicial e continuada de professores.
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