Pensamento computacional na educação básica: uma abordagem para estimular a capacidade de resolução de problemas na matemática.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1590 |
Resumo: | O desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas deve ser estimulado desde as séries iniciais. Diante dessa necessidade, o ensino de Computação passou a ser considerado com o objetivo de estimular e aprimorar competências essências para resolução de problemas. Desenvolvendo nos estudantes uma maneira de interagir com a Ciência da Computação por meio de um pensamento interdisciplinar, o Pensamento Computacional. O Pensamento Computacional se baseia nas competências adquiridas através da Ciência da Computação, não apenas como ferramenta, mas como uma forma de pensar de maneira organizada e capaz de explorar as potencialidades provenientes das tecnologias da informação e comunicação. As principais abordagens para estimular o Pensamento Computacional, são: através de disciplinas específicas da Ciência da Computação (programação, algoritmos, etc) e, através da aplicação conjunta do Pensamento Computacional em paralelo ao ensino de disciplinas do ensino básico (matemática, ciência e leitura) sem a necessidade de disciplinas específicas da Ciência da Computação. Levando em consideração a segunda abordagem, é um problema realizar aplicações práticas pela falta de subsídio na literatura (poucos estudos práticos), inviabilizando sua aplicação. Pensando nisso, uma abordagem foi concebida para estimular as competências do Pensamento Computacional em conjunto à disciplina de matemática do ensino básico. Tal abordagem teve como objetivo estimular a capacidade de resolução de problemas nos alunos, por meio da própria disciplina de matemática, estimulando as competências essenciais através de atividades práticas utilizando questões em maior conformidade com o Pensamento Computacional. A abordagem proposta evidenciou fatores que possivelmente contribuíram para melhorar a capacidade de resolução de problemas nos alunos envolvidos. Isso foi identificado através da aplicação de um quasi-experimento onde foi possível identificar o impacto das atividades práticas propostas, no que diz respeito ao estímulo à capacidade de resolução de problemas nos alunos. |
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As principais abordagens para estimular o Pensamento Computacional, são: através de disciplinas específicas da Ciência da Computação (programação, algoritmos, etc) e, através da aplicação conjunta do Pensamento Computacional em paralelo ao ensino de disciplinas do ensino básico (matemática, ciência e leitura) sem a necessidade de disciplinas específicas da Ciência da Computação. Levando em consideração a segunda abordagem, é um problema realizar aplicações práticas pela falta de subsídio na literatura (poucos estudos práticos), inviabilizando sua aplicação. Pensando nisso, uma abordagem foi concebida para estimular as competências do Pensamento Computacional em conjunto à disciplina de matemática do ensino básico. Tal abordagem teve como objetivo estimular a capacidade de resolução de problemas nos alunos, por meio da própria disciplina de matemática, estimulando as competências essenciais através de atividades práticas utilizando questões em maior conformidade com o Pensamento Computacional. A abordagem proposta evidenciou fatores que possivelmente contribuíram para melhorar a capacidade de resolução de problemas nos alunos envolvidos. Isso foi identificado através da aplicação de um quasi-experimento onde foi possível identificar o impacto das atividades práticas propostas, no que diz respeito ao estímulo à capacidade de resolução de problemas nos alunos.The development of the capacity to solve problems should be stimulated from the initial grades. Facing this necessity, the teaching of Computing began to be considered with the objective of stimulating and improving essential competences to solve problems. Aiming that students can develop a way of interacting with the Computer Science through an interdisciplinary thinking, the Computational Thinking. The Computational Thinking is based on the competences acquired through the Computer Science, not only as a tool, but as a way of thinking in an organized way and being able to explore the potentiality from information and communication technologies. The main approaches to stimulate Computational Thinking are: through specific Computer Science disciplines(programming, algorithms, etc.) and through the joint application of Computational Thinking in parallel with the teaching of subjects in the basic education(mathematics, science and reading) without the need of specific disciplines from the Computer Science. Considering the second approach, it is a problem to perform practical applications with the lack of subsidy in the literature (few practical studies), preventing its implementation. In this sense, an approach was designed to stimulate the competences of Computational Thinking together with the discipline of mathematics in the basic education. Such approach had the objective to stimulate students’ capacity to solve problems through the discipline of mathematics, stimulating the essential competences through practical activities using exercises in greater conformity with the Computational Thinking. The proposed approach evidenced factors that may have contributed to improve the capacity to solve problems in the students involved. This was identified through the application of a quasi-experiment where it was possible to identify the impact of the practical activities proposed, regarding the stimulation of the students’ capacity to solve problems.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGCAMPOS, Livia Maria Rodrigues Sampaio.Campos, Livia M. R. Sampaiohttp://lattes.cnpq.br/4584896935221260GUERRERO, Dalton Dario Serey.GUERRERO, D. D. S.http://lattes.cnpq.br/2050632960242405COSTA, Erick John Fidelis.2017-03-052018-08-29T18:05:26Z2018-08-292018-08-29T18:05:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1590COSTA, E. J. F. Pensamento computacional na educação básica: uma abordagem para estimular a capacidade de resolução de problemas na matemática. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. 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O desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas deve ser estimulado desde as séries iniciais. Diante dessa necessidade, o ensino de Computação passou a ser considerado com o objetivo de estimular e aprimorar competências essências para resolução de problemas. Desenvolvendo nos estudantes uma maneira de interagir com a Ciência da Computação por meio de um pensamento interdisciplinar, o Pensamento Computacional. O Pensamento Computacional se baseia nas competências adquiridas através da Ciência da Computação, não apenas como ferramenta, mas como uma forma de pensar de maneira organizada e capaz de explorar as potencialidades provenientes das tecnologias da informação e comunicação. As principais abordagens para estimular o Pensamento Computacional, são: através de disciplinas específicas da Ciência da Computação (programação, algoritmos, etc) e, através da aplicação conjunta do Pensamento Computacional em paralelo ao ensino de disciplinas do ensino básico (matemática, ciência e leitura) sem a necessidade de disciplinas específicas da Ciência da Computação. Levando em consideração a segunda abordagem, é um problema realizar aplicações práticas pela falta de subsídio na literatura (poucos estudos práticos), inviabilizando sua aplicação. Pensando nisso, uma abordagem foi concebida para estimular as competências do Pensamento Computacional em conjunto à disciplina de matemática do ensino básico. Tal abordagem teve como objetivo estimular a capacidade de resolução de problemas nos alunos, por meio da própria disciplina de matemática, estimulando as competências essenciais através de atividades práticas utilizando questões em maior conformidade com o Pensamento Computacional. A abordagem proposta evidenciou fatores que possivelmente contribuíram para melhorar a capacidade de resolução de problemas nos alunos envolvidos. Isso foi identificado através da aplicação de um quasi-experimento onde foi possível identificar o impacto das atividades práticas propostas, no que diz respeito ao estímulo à capacidade de resolução de problemas nos alunos. |
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