EAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141727 |
Resumo: | Há uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes, está é chamada Educação à Distância (EAD). A medicação didático pedagógica desta modalidade pauta-se pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo apontar qual o papel da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, e quais são as abordagens utilizadas, desconsiderando o caráter educacional atribuído a um artefato tecnológico qualquer. Para isso foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional. Resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático tecnológica, através das tele-aulas, chats, fóruns e todos os artefatos que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, onde há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo. |
id |
UNSP_a995764d8cec3a81c67579e05e60d29c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141727 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
EAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográficoHá uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes, está é chamada Educação à Distância (EAD). A medicação didático pedagógica desta modalidade pauta-se pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo apontar qual o papel da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, e quais são as abordagens utilizadas, desconsiderando o caráter educacional atribuído a um artefato tecnológico qualquer. Para isso foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional. Resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático tecnológica, através das tele-aulas, chats, fóruns e todos os artefatos que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, onde há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciêncas e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP]Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]2016-07-19T13:00:12Z2016-07-19T13:00:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11696-11706application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11696-117062357-7819http://hdl.handle.net/11449/141727ISSN2357-7819-2014-11696-11706.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T14:25:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141727Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:15:21.262951Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográfico |
title |
EAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográfico |
spellingShingle |
EAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográfico Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP] |
title_short |
EAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográfico |
title_full |
EAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográfico |
title_fullStr |
EAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográfico |
title_full_unstemmed |
EAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográfico |
title_sort |
EAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográfico |
author |
Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP] |
author_facet |
Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP] Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP] Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] |
description |
Há uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes, está é chamada Educação à Distância (EAD). A medicação didático pedagógica desta modalidade pauta-se pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo apontar qual o papel da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, e quais são as abordagens utilizadas, desconsiderando o caráter educacional atribuído a um artefato tecnológico qualquer. Para isso foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional. Resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático tecnológica, através das tele-aulas, chats, fóruns e todos os artefatos que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, onde há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:12Z 2016-07-19T13:00:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11696-11706 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141727 ISSN2357-7819-2014-11696-11706.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141727 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11696-11706 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-11696-11706.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
11696-11706 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129502107140096 |