Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Andressa Algayer da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253067
Resumo: A Wikipédia é uma enciclopédia online que possui um sistema de informação que utiliza o conceito Wiki, a qual permite aos usuários e/ou comunidade adicionarem, modificarem, editarem ou excluírem o conteúdo de um site usando um navegador da Web convencional, e cujas alterações realizadas na página são moderadas por comunidades e expostas, em seus históricos, para todo o mundo. Recentemente, tem ganhado espaço e reconhecimento por docentes pesquisadores de diversos países como um recurso educacional aberto capaz de promover práticas inovadoras de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos em sala de aula. No entanto, na literatura, há um impasse entre aqueles docentes que aceitam utilizar a Wikipédia para fins pedagógicos e aqueles que não aceitam ou que apresentam uma certa resistência. Neste trabalho, temos o intuito de apresentar e defender o uso desse recurso aberto educacional e tecnológico para a educação, em especial para a área de ensino de ciências. A Wikipédia possui diversos aspectos, discutidos ao longo desta tese, que contribuem por torná-la um potencial a ser explorado por professores e alunos nas escolas e universidades brasileiras, por meio da sua aplicação como uma estratégia didático-pedagógica no ensino. Alguns desses aspectos incluem o ensino e aprendizagem de conteúdos científicos, o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e à alfabetização midiática e informacional e experiências de internacionalização e interculturalidade, além de promover o desenvolvimento do senso crítico em relação às informações disponíveis na internet, bem como a democratização do acesso aos conteúdos, entre outros benefícios. Espera-se que o estudo apresentado possa contribuir para despertar o interesse e motivar mais docentes em utilizar a Wikipédia no campo educacional. Como demonstrado, a Wikipédia apresenta diversos benefícios no processo de aprendizagem dos estudantes e o docente por meio de estratégias didático-pedagógicas pode contribuir para que isso aconteça.
id UNSP_aa7a0d192669208c5ab4b1da82c46dfd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253067
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educaçãoDifferent perspectives on the use of Wikipedia in educationWikipédiaEnsino de QuímicaEducaçãoPráticas colaborativas de escritaA Wikipédia é uma enciclopédia online que possui um sistema de informação que utiliza o conceito Wiki, a qual permite aos usuários e/ou comunidade adicionarem, modificarem, editarem ou excluírem o conteúdo de um site usando um navegador da Web convencional, e cujas alterações realizadas na página são moderadas por comunidades e expostas, em seus históricos, para todo o mundo. Recentemente, tem ganhado espaço e reconhecimento por docentes pesquisadores de diversos países como um recurso educacional aberto capaz de promover práticas inovadoras de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos em sala de aula. No entanto, na literatura, há um impasse entre aqueles docentes que aceitam utilizar a Wikipédia para fins pedagógicos e aqueles que não aceitam ou que apresentam uma certa resistência. Neste trabalho, temos o intuito de apresentar e defender o uso desse recurso aberto educacional e tecnológico para a educação, em especial para a área de ensino de ciências. A Wikipédia possui diversos aspectos, discutidos ao longo desta tese, que contribuem por torná-la um potencial a ser explorado por professores e alunos nas escolas e universidades brasileiras, por meio da sua aplicação como uma estratégia didático-pedagógica no ensino. Alguns desses aspectos incluem o ensino e aprendizagem de conteúdos científicos, o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e à alfabetização midiática e informacional e experiências de internacionalização e interculturalidade, além de promover o desenvolvimento do senso crítico em relação às informações disponíveis na internet, bem como a democratização do acesso aos conteúdos, entre outros benefícios. Espera-se que o estudo apresentado possa contribuir para despertar o interesse e motivar mais docentes em utilizar a Wikipédia no campo educacional. Como demonstrado, a Wikipédia apresenta diversos benefícios no processo de aprendizagem dos estudantes e o docente por meio de estratégias didático-pedagógicas pode contribuir para que isso aconteça.Wikipedia is an online encyclopedia that has an information system that utilizes the Wiki concept, allowing users and/or the community to add, modify, edit, or delete the content of a website using a conventional web browser, where changes made to the page are moderated by communities and exposed, through their histories, to the entire world. Recently, it has been gaining space and recognition among researching educators from various countries as an open educational resource capable of promoting innovative teaching and learning practices for scientific content in the classroom. However, in the literature, there is a divergence between educators who accept using Wikipedia for pedagogical purposes and those who do not accept or express certain resistance. In this work, we intend to present and defend the use of this open educational and technological resource for education, especially for the area of science education. Wikipedia has various aspects, discussed throughout this thesis, that contribute to make it a potential to be explored by teachers and students in Brazilian schools and universities through its application as a didactic-pedagogical strategy in teaching. Some of these aspects include the teaching and learning of scientific contents, the development of skills and competencies related to Digital Technologies of Information and Communication and media and informational literacy and experiences of internationalization and interculturality in addition to promoting the development of critical sense in relation to information available on the internet, as well as the democratization of access to content, among other benefits. It is hoped that the study presented can contribute to arouse interest and motivate more teachers to use Wikipedia in the educational field. As demonstrated, Wikipedia has several benefits in the learning process of students and teachers through didactic-pedagogical strategies can contribute to this.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]Barros, Daniela Melaré VieiraMoretti, Andressa Algayer da Silva2024-01-29T17:55:27Z2024-01-29T17:55:27Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMORETTI, A. A. S. Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação. Orientador: Aguinaldo Robinson de Souza. 2023. 140 p. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253067. Acesso em: 29 de jan. 2024.https://hdl.handle.net/11449/253067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-30T06:12:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253067Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:08.091830Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação
Different perspectives on the use of Wikipedia in education
title Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação
spellingShingle Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação
Moretti, Andressa Algayer da Silva
Wikipédia
Ensino de Química
Educação
Práticas colaborativas de escrita
title_short Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação
title_full Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação
title_fullStr Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação
title_full_unstemmed Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação
title_sort Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação
author Moretti, Andressa Algayer da Silva
author_facet Moretti, Andressa Algayer da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
Barros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretti, Andressa Algayer da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Wikipédia
Ensino de Química
Educação
Práticas colaborativas de escrita
topic Wikipédia
Ensino de Química
Educação
Práticas colaborativas de escrita
description A Wikipédia é uma enciclopédia online que possui um sistema de informação que utiliza o conceito Wiki, a qual permite aos usuários e/ou comunidade adicionarem, modificarem, editarem ou excluírem o conteúdo de um site usando um navegador da Web convencional, e cujas alterações realizadas na página são moderadas por comunidades e expostas, em seus históricos, para todo o mundo. Recentemente, tem ganhado espaço e reconhecimento por docentes pesquisadores de diversos países como um recurso educacional aberto capaz de promover práticas inovadoras de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos em sala de aula. No entanto, na literatura, há um impasse entre aqueles docentes que aceitam utilizar a Wikipédia para fins pedagógicos e aqueles que não aceitam ou que apresentam uma certa resistência. Neste trabalho, temos o intuito de apresentar e defender o uso desse recurso aberto educacional e tecnológico para a educação, em especial para a área de ensino de ciências. A Wikipédia possui diversos aspectos, discutidos ao longo desta tese, que contribuem por torná-la um potencial a ser explorado por professores e alunos nas escolas e universidades brasileiras, por meio da sua aplicação como uma estratégia didático-pedagógica no ensino. Alguns desses aspectos incluem o ensino e aprendizagem de conteúdos científicos, o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e à alfabetização midiática e informacional e experiências de internacionalização e interculturalidade, além de promover o desenvolvimento do senso crítico em relação às informações disponíveis na internet, bem como a democratização do acesso aos conteúdos, entre outros benefícios. Espera-se que o estudo apresentado possa contribuir para despertar o interesse e motivar mais docentes em utilizar a Wikipédia no campo educacional. Como demonstrado, a Wikipédia apresenta diversos benefícios no processo de aprendizagem dos estudantes e o docente por meio de estratégias didático-pedagógicas pode contribuir para que isso aconteça.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2024-01-29T17:55:27Z
2024-01-29T17:55:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORETTI, A. A. S. Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação. Orientador: Aguinaldo Robinson de Souza. 2023. 140 p. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253067. Acesso em: 29 de jan. 2024.
https://hdl.handle.net/11449/253067
identifier_str_mv MORETTI, A. A. S. Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação. Orientador: Aguinaldo Robinson de Souza. 2023. 140 p. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253067. Acesso em: 29 de jan. 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/253067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129038382792704