O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/134314 |
Resumo: | Os tradicionais jogos de baralho são excelentes para se aplicar diversos conceitos matemáticos. A lógica matemática, a análise combinatória e a probabilidade são a base das regras que geram a competitividade desses jogos. Além disso, diversos jogos baseiam-se em cálculos, como é o caso da Escopa e do Black Jack, este último já muito estudado por se tratar de um jogo amplamente usado em casas de apostas. Pelo fato de estar muito associado a vícios e até à contravenção, o baralho não vem sendo usado como ferramenta no ensino de matemática. O objetivo desse trabalho é adaptar o jogo de escopa para uso didático, colaborando com o cálculo mental da soma de números inteiros, suas propriedades operatórias, o conceito do elemento neutro e de números opostos. |
id |
UNSP_ab5cfdf46577c74eb45108634a59df2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134314 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aulaThe scopa game adapted for use in the classroomJogosCartasNúmeros NaturaisNúmeros InteirosGamesCardsNatural NumbersIntegersOs tradicionais jogos de baralho são excelentes para se aplicar diversos conceitos matemáticos. A lógica matemática, a análise combinatória e a probabilidade são a base das regras que geram a competitividade desses jogos. Além disso, diversos jogos baseiam-se em cálculos, como é o caso da Escopa e do Black Jack, este último já muito estudado por se tratar de um jogo amplamente usado em casas de apostas. Pelo fato de estar muito associado a vícios e até à contravenção, o baralho não vem sendo usado como ferramenta no ensino de matemática. O objetivo desse trabalho é adaptar o jogo de escopa para uso didático, colaborando com o cálculo mental da soma de números inteiros, suas propriedades operatórias, o conceito do elemento neutro e de números opostos.The traditional card games are excellent when applying several mathematical concepts. Mathematical logic, combinatorial analysis and probability are the foundations of the rules that create the competitiveness in those games. Furthermore, many games such as Scopa and Black Jack rely on calculations, but the latter has already been widely studied because it is a distinguishing game in gambling houses. However, since those games are related to compulsiveness and even to legal offenses, the card deck has not been used as a tool in the teaching of Mathematics. Thus, this paper is aimed to adapt Scopa to didactic use, fostering mental calculation of the sum of integers, and the teaching of the properties of the operations, and the concept of identity element and additive inverse.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 90.897-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, José Carlos [UNESP]Piteri, Marco Antônio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pires, Willians Freire [UNESP]2016-02-23T14:13:04Z2016-02-23T14:13:04Z2016-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13431400086848931075010001P29635928557507243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:23:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:05:09.107872Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula The scopa game adapted for use in the classroom |
title |
O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula |
spellingShingle |
O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula Pires, Willians Freire [UNESP] Jogos Cartas Números Naturais Números Inteiros Games Cards Natural Numbers Integers |
title_short |
O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula |
title_full |
O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula |
title_fullStr |
O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula |
title_sort |
O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula |
author |
Pires, Willians Freire [UNESP] |
author_facet |
Pires, Willians Freire [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, José Carlos [UNESP] Piteri, Marco Antônio [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Willians Freire [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Cartas Números Naturais Números Inteiros Games Cards Natural Numbers Integers |
topic |
Jogos Cartas Números Naturais Números Inteiros Games Cards Natural Numbers Integers |
description |
Os tradicionais jogos de baralho são excelentes para se aplicar diversos conceitos matemáticos. A lógica matemática, a análise combinatória e a probabilidade são a base das regras que geram a competitividade desses jogos. Além disso, diversos jogos baseiam-se em cálculos, como é o caso da Escopa e do Black Jack, este último já muito estudado por se tratar de um jogo amplamente usado em casas de apostas. Pelo fato de estar muito associado a vícios e até à contravenção, o baralho não vem sendo usado como ferramenta no ensino de matemática. O objetivo desse trabalho é adaptar o jogo de escopa para uso didático, colaborando com o cálculo mental da soma de números inteiros, suas propriedades operatórias, o conceito do elemento neutro e de números opostos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-23T14:13:04Z 2016-02-23T14:13:04Z 2016-01-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/134314 000868489 31075010001P2 9635928557507243 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/134314 |
identifier_str_mv |
000868489 31075010001P2 9635928557507243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129390870003712 |