O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Willians Freire [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/134314
Resumo: Os tradicionais jogos de baralho são excelentes para se aplicar diversos conceitos matemáticos. A lógica matemática, a análise combinatória e a probabilidade são a base das regras que geram a competitividade desses jogos. Além disso, diversos jogos baseiam-se em cálculos, como é o caso da Escopa e do Black Jack, este último já muito estudado por se tratar de um jogo amplamente usado em casas de apostas. Pelo fato de estar muito associado a vícios e até à contravenção, o baralho não vem sendo usado como ferramenta no ensino de matemática. O objetivo desse trabalho é adaptar o jogo de escopa para uso didático, colaborando com o cálculo mental da soma de números inteiros, suas propriedades operatórias, o conceito do elemento neutro e de números opostos.
id UNSP_ab5cfdf46577c74eb45108634a59df2d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134314
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aulaThe scopa game adapted for use in the classroomJogosCartasNúmeros NaturaisNúmeros InteirosGamesCardsNatural NumbersIntegersOs tradicionais jogos de baralho são excelentes para se aplicar diversos conceitos matemáticos. A lógica matemática, a análise combinatória e a probabilidade são a base das regras que geram a competitividade desses jogos. Além disso, diversos jogos baseiam-se em cálculos, como é o caso da Escopa e do Black Jack, este último já muito estudado por se tratar de um jogo amplamente usado em casas de apostas. Pelo fato de estar muito associado a vícios e até à contravenção, o baralho não vem sendo usado como ferramenta no ensino de matemática. O objetivo desse trabalho é adaptar o jogo de escopa para uso didático, colaborando com o cálculo mental da soma de números inteiros, suas propriedades operatórias, o conceito do elemento neutro e de números opostos.The traditional card games are excellent when applying several mathematical concepts. Mathematical logic, combinatorial analysis and probability are the foundations of the rules that create the competitiveness in those games. Furthermore, many games such as Scopa and Black Jack rely on calculations, but the latter has already been widely studied because it is a distinguishing game in gambling houses. However, since those games are related to compulsiveness and even to legal offenses, the card deck has not been used as a tool in the teaching of Mathematics. Thus, this paper is aimed to adapt Scopa to didactic use, fostering mental calculation of the sum of integers, and the teaching of the properties of the operations, and the concept of identity element and additive inverse.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 90.897-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, José Carlos [UNESP]Piteri, Marco Antônio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pires, Willians Freire [UNESP]2016-02-23T14:13:04Z2016-02-23T14:13:04Z2016-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13431400086848931075010001P29635928557507243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:23:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:05:09.107872Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula
The scopa game adapted for use in the classroom
title O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula
spellingShingle O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula
Pires, Willians Freire [UNESP]
Jogos
Cartas
Números Naturais
Números Inteiros
Games
Cards
Natural Numbers
Integers
title_short O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula
title_full O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula
title_fullStr O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula
title_full_unstemmed O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula
title_sort O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula
author Pires, Willians Freire [UNESP]
author_facet Pires, Willians Freire [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, José Carlos [UNESP]
Piteri, Marco Antônio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Willians Freire [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Cartas
Números Naturais
Números Inteiros
Games
Cards
Natural Numbers
Integers
topic Jogos
Cartas
Números Naturais
Números Inteiros
Games
Cards
Natural Numbers
Integers
description Os tradicionais jogos de baralho são excelentes para se aplicar diversos conceitos matemáticos. A lógica matemática, a análise combinatória e a probabilidade são a base das regras que geram a competitividade desses jogos. Além disso, diversos jogos baseiam-se em cálculos, como é o caso da Escopa e do Black Jack, este último já muito estudado por se tratar de um jogo amplamente usado em casas de apostas. Pelo fato de estar muito associado a vícios e até à contravenção, o baralho não vem sendo usado como ferramenta no ensino de matemática. O objetivo desse trabalho é adaptar o jogo de escopa para uso didático, colaborando com o cálculo mental da soma de números inteiros, suas propriedades operatórias, o conceito do elemento neutro e de números opostos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-23T14:13:04Z
2016-02-23T14:13:04Z
2016-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/134314
000868489
31075010001P2
9635928557507243
url http://hdl.handle.net/11449/134314
identifier_str_mv 000868489
31075010001P2
9635928557507243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129390870003712