A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000100005 http://hdl.handle.net/11449/29842 |
Resumo: | Este artigo trata da avaliação como um aspecto bastante relevante para a educação em geral, que também deve ser pensado e discutido frente à Educação a Distância (EAD). Assim, a partir de nossa experiência como professores e tendo por contexto um curso realizado totalmente à distância, analisamos algumas interações ocorridas ao longo do curso, que foi desenvolvido tendo como norte a teoria educacional construcionista. Valemo-nos também desta teoria para elaborar nossas idéias a respeito do caráter da avaliação frente a uma concepção formativa, em um ambiente de EAD, o qual valorizou todos os tipos de interação. Então, aliamos o Construcionismo<A NAME=top1></A><A HREF=#back1>1</A> à Avaliação Formativa que visa ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno em vez de buscar medir o que este aprendeu. |
id |
UNSP_ab6307f100c468f893a9ff071926ca3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/29842 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distânciaLa evaluación bajo el aspecto de la educación a distanciaEvaluation from an EAD perspectiveAvaliação formativaConstrucionismoEducação a distânciaEvaluación formativaConstruccionismoEducación a distanciaFormative evaluationConstructionismDistance educationEste artigo trata da avaliação como um aspecto bastante relevante para a educação em geral, que também deve ser pensado e discutido frente à Educação a Distância (EAD). Assim, a partir de nossa experiência como professores e tendo por contexto um curso realizado totalmente à distância, analisamos algumas interações ocorridas ao longo do curso, que foi desenvolvido tendo como norte a teoria educacional construcionista. Valemo-nos também desta teoria para elaborar nossas idéias a respeito do caráter da avaliação frente a uma concepção formativa, em um ambiente de EAD, o qual valorizou todos os tipos de interação. Então, aliamos o Construcionismo<A NAME=top1></A><A HREF=#back1>1</A> à Avaliação Formativa que visa ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno em vez de buscar medir o que este aprendeu.Este artículo trata de la evaluación como un aspecto muy destacado en la educación, y que debe ser discutido en el marco de la Educación a Distancia (EaD). Luego, con base en nuestra experiencia como docentes y en el marco de un curso realizado totalmente a distancia, investigamos algunas interacciones ocurridas a lo largo del curso que se desarrolló teniendo en cuenta la teoría educacional Construccionista. Empleamos también esta teoría al elaborar nuestras ideas respecto al carácter de la evaluación frente a una concepción formativa, en un ambiente de EaD, en el que se valoro a todo tipo de interacciones. de hecho, unimos el Construccionismo a la Evaluación Formativa buscando el mejor desarrollo del proceso de aprendizaje en lugar de buscar una medida de aquello que un alumno pueda haber aprendido.This paper presents the assessment as an aspect, sufficiently important for the education in general, that also it must be thought and be discuss in front of the Distance Education. Thus, from our experience as professors and having for context a course fulfilled totally at distance, we analyzed some interactions that occurred during the course, which was developed having as north the constructionist educational theory. We also used this theory to elaborate our ideas regarding the character of the evaluation front of a formative conception, in an environment of Distance Education, which valued all the types of interaction. Then, we united the Constructionism with the Formative Evaluation, which aims to perfect the learning process of the pupil instead of measure what this learned.UNESPUNESPFundação CESGRANRIOUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Maurício [UNESP]Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]2014-05-20T15:15:58Z2014-05-20T15:15:58Z2006-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article57-76application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000100005Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 14, n. 50, p. 57-76, 2006.0104-4036http://hdl.handle.net/11449/2984210.1590/S0104-40362006000100005S0104-40362006000100005S0104-40362006000100005.pdf5990590753771856SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação0,254info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-16T06:24:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29842Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:31:00.451702Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância La evaluación bajo el aspecto de la educación a distancia Evaluation from an EAD perspective |
title |
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância |
spellingShingle |
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Rosa, Maurício [UNESP] Avaliação formativa Construcionismo Educação a distância Evaluación formativa Construccionismo Educación a distancia Formative evaluation Constructionism Distance education |
title_short |
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância |
title_full |
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância |
title_fullStr |
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância |
title_full_unstemmed |
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância |
title_sort |
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância |
author |
Rosa, Maurício [UNESP] |
author_facet |
Rosa, Maurício [UNESP] Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Maurício [UNESP] Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação formativa Construcionismo Educação a distância Evaluación formativa Construccionismo Educación a distancia Formative evaluation Constructionism Distance education |
topic |
Avaliação formativa Construcionismo Educação a distância Evaluación formativa Construccionismo Educación a distancia Formative evaluation Constructionism Distance education |
description |
Este artigo trata da avaliação como um aspecto bastante relevante para a educação em geral, que também deve ser pensado e discutido frente à Educação a Distância (EAD). Assim, a partir de nossa experiência como professores e tendo por contexto um curso realizado totalmente à distância, analisamos algumas interações ocorridas ao longo do curso, que foi desenvolvido tendo como norte a teoria educacional construcionista. Valemo-nos também desta teoria para elaborar nossas idéias a respeito do caráter da avaliação frente a uma concepção formativa, em um ambiente de EAD, o qual valorizou todos os tipos de interação. Então, aliamos o Construcionismo<A NAME=top1></A><A HREF=#back1>1</A> à Avaliação Formativa que visa ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno em vez de buscar medir o que este aprendeu. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-01 2014-05-20T15:15:58Z 2014-05-20T15:15:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000100005 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 14, n. 50, p. 57-76, 2006. 0104-4036 http://hdl.handle.net/11449/29842 10.1590/S0104-40362006000100005 S0104-40362006000100005 S0104-40362006000100005.pdf 5990590753771856 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000100005 http://hdl.handle.net/11449/29842 |
identifier_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 14, n. 50, p. 57-76, 2006. 0104-4036 10.1590/S0104-40362006000100005 S0104-40362006000100005 S0104-40362006000100005.pdf 5990590753771856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 0,254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57-76 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129213755031552 |