Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villas Boas, Ana Carolina Villares Barral [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97439
Resumo: A literatura sobre a separação conjugal tem documentado uma série de consequências negativas da separação para o desenvolvimento dos filhos, como a emergência de problemas de comportamento. Porém, as pesquisas também evidenciam que nem todas as crianças são igualmente afetadas pela separação dos pais e que não é a separação em si que pode trazer consequências negativas, mas outras variáveis a ela relacionadas, como as práticas educativas parentais. Pesquisadores sugerem que, quando os pais que têm a guarda da criança são capazes de prover um ambiente de cuidado positivo, podem prevenir o surgimento de problemas de comportamento e favorecer o desenvolvimento de um repertório socialmente habilidoso, sugerindo que muito do que a criança aprende está relacionado às habilidades sociais educativas parentais (HSE-P). Esse estudo teve por objetivo: a) descrever o comportamento de filhos de pais separados em idade pré-escolar quanto à existência de problemas de comportamento e de comportamentos socialmente habilidosos; b) descrever as habilidades sociais educativas parentais e investigar possíveis relações com o comportamento infantil; c) caracterizar o relacionamento da família com o pai da criança, após a separação conjugal. Participaram da pesquisa 43 mães separadas com crianças de ambos os sexos (26 meninos e 17 meninas), na faixa etária entre quatro e seis anos. As mães responderam a um Questionário Sociodemográfico...
id UNSP_ab7dcffe342caa62efc68319e4ba5525
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97439
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentaisSeparação (Psicologia)Separação conjugalHabilidades sociais educativas parentaisDesenvolvimento infantilMarital separationParental social educational skillsChild developmentA literatura sobre a separação conjugal tem documentado uma série de consequências negativas da separação para o desenvolvimento dos filhos, como a emergência de problemas de comportamento. Porém, as pesquisas também evidenciam que nem todas as crianças são igualmente afetadas pela separação dos pais e que não é a separação em si que pode trazer consequências negativas, mas outras variáveis a ela relacionadas, como as práticas educativas parentais. Pesquisadores sugerem que, quando os pais que têm a guarda da criança são capazes de prover um ambiente de cuidado positivo, podem prevenir o surgimento de problemas de comportamento e favorecer o desenvolvimento de um repertório socialmente habilidoso, sugerindo que muito do que a criança aprende está relacionado às habilidades sociais educativas parentais (HSE-P). Esse estudo teve por objetivo: a) descrever o comportamento de filhos de pais separados em idade pré-escolar quanto à existência de problemas de comportamento e de comportamentos socialmente habilidosos; b) descrever as habilidades sociais educativas parentais e investigar possíveis relações com o comportamento infantil; c) caracterizar o relacionamento da família com o pai da criança, após a separação conjugal. Participaram da pesquisa 43 mães separadas com crianças de ambos os sexos (26 meninos e 17 meninas), na faixa etária entre quatro e seis anos. As mães responderam a um Questionário Sociodemográfico...Studies about marital separation have documented several negative consequences of separation to child's development, such as behavior problems. However, researchers also have found evidence that not all children are affected by parental separation, and that it's not the separation itself that produces deleterious effects, but others variables as parental practices. Researchers suggest that when a custodial parent can provide a positive parenting environment they can prevent behavior problems and contribute to the development of social skills, linking child's behavior to parental social educational skills (HSE-P). The present study aimed to describe preschool children's behavior problems and social skills after theirs parents' separation, maternal HSE-P and its relations to child's behavior, and characterize nonresident fathers' relationship with the family. The sample includec 43 separated mothers and their preschool children aged 4-6. Mothers answered a Social-Demographic Questionnaire, an interview about the HSE-P, and about the relationship with the Ex-Partner, Rutter's ECI A2 and a Social Skills Responses Questionnaire. Results demonstrated that most children presented evidence of behavior problems but also of social skills. Mothers reported the frequent use of coercion to express negative feelings, promote consequences for undesirable behaviors and establish rules to their children, which in turn reacted presenting mostly behaviors problems. Despite coercive interactions, mothers and children also engaged in... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Villas Boas, Ana Carolina Villares Barral [UNESP]2014-06-11T19:28:59Z2014-06-11T19:28:59Z2007-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 f. : il.application/pdfVILLAS BOAS, Ana Carolina Villares Barral. Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentais. 2007. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/97439000503713villasboas_acvb_me_bauru.pdf33004056085P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-12T06:09:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97439Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:34.262020Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentais
title Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentais
spellingShingle Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentais
Villas Boas, Ana Carolina Villares Barral [UNESP]
Separação (Psicologia)
Separação conjugal
Habilidades sociais educativas parentais
Desenvolvimento infantil
Marital separation
Parental social educational skills
Child development
title_short Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentais
title_full Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentais
title_fullStr Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentais
title_full_unstemmed Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentais
title_sort Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentais
author Villas Boas, Ana Carolina Villares Barral [UNESP]
author_facet Villas Boas, Ana Carolina Villares Barral [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Villas Boas, Ana Carolina Villares Barral [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Separação (Psicologia)
Separação conjugal
Habilidades sociais educativas parentais
Desenvolvimento infantil
Marital separation
Parental social educational skills
Child development
topic Separação (Psicologia)
Separação conjugal
Habilidades sociais educativas parentais
Desenvolvimento infantil
Marital separation
Parental social educational skills
Child development
description A literatura sobre a separação conjugal tem documentado uma série de consequências negativas da separação para o desenvolvimento dos filhos, como a emergência de problemas de comportamento. Porém, as pesquisas também evidenciam que nem todas as crianças são igualmente afetadas pela separação dos pais e que não é a separação em si que pode trazer consequências negativas, mas outras variáveis a ela relacionadas, como as práticas educativas parentais. Pesquisadores sugerem que, quando os pais que têm a guarda da criança são capazes de prover um ambiente de cuidado positivo, podem prevenir o surgimento de problemas de comportamento e favorecer o desenvolvimento de um repertório socialmente habilidoso, sugerindo que muito do que a criança aprende está relacionado às habilidades sociais educativas parentais (HSE-P). Esse estudo teve por objetivo: a) descrever o comportamento de filhos de pais separados em idade pré-escolar quanto à existência de problemas de comportamento e de comportamentos socialmente habilidosos; b) descrever as habilidades sociais educativas parentais e investigar possíveis relações com o comportamento infantil; c) caracterizar o relacionamento da família com o pai da criança, após a separação conjugal. Participaram da pesquisa 43 mães separadas com crianças de ambos os sexos (26 meninos e 17 meninas), na faixa etária entre quatro e seis anos. As mães responderam a um Questionário Sociodemográfico...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-20
2014-06-11T19:28:59Z
2014-06-11T19:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILLAS BOAS, Ana Carolina Villares Barral. Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentais. 2007. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/97439
000503713
villasboas_acvb_me_bauru.pdf
33004056085P0
identifier_str_mv VILLAS BOAS, Ana Carolina Villares Barral. Comportamento infantil, separação conjugal e habilidades sociais educativas parentais. 2007. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
000503713
villasboas_acvb_me_bauru.pdf
33004056085P0
url http://hdl.handle.net/11449/97439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128406696493056