Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ87.htm http://hdl.handle.net/11449/148214 |
Resumo: | Na tentativa de promover uma interação maior entre Universidade-Escola Pública, professores e alunos da UNESP desenvolveram um projeto que visava obter informações de como poderia ser realizada uma parceria que provocasse mudanças na escola, no que se refere à utilização do laboratório de informática e química. Particularmente aqui vamos nos referir a área de informática. A idéia deste projeto surgiu da convivência com professores das escolas Estadual de Urubupungá (EEU) e Profa. Léa Silva de Moraes, durante nossa participação, assim como outros docentes da UNESP, em outro projeto, cujo objetivo era de apoiar o conjunto de professores da EEU no esforço de provocar mudanças no ensino e na escola como um todo. Acreditávamos que esses dois projetos se realimentariam, pois enquanto um oferecia embasamento teórico, este oferecia a oportunidade de colocar em prática as ações propostas. Inicialmente fizemos um levantamento dos programas computacionais existentes na escola e através do estudo destes materiais, preparação e discussão, foram propostas atividades práticas a serem desenvolvidas com professores e alunos da Escola Léa. As atividades desenvolvidas no projeto em paralelo consistiam de: reuniões semanais dos professores da Unesp; reuniões semanais com professores da Unesp e EEU; e encontros individuais entre professores da Unesp e EEU. Todos os dados das reuniões eram anotados no decorrer das mesmas. Os dados obtidos mostram que a atitude dos professores foi de total aceitação e passividade diante do projeto. Somente uma professora mostrou um real envolvimento e este caso foi muito interessante, o envolvimento dela acabou por ocasionar o envolvimento dos alunos. Quanto ao objetivo do projeto concluímos que existe, por parte dos Diretores e Coordenadores, um grande interesse em envolver os professores em atividades trazidas pela Universidade. Porém, essa experiência nos mostrou que devemos aproximar mais os nossos projetos, daquilo que os professores da escolas estaduais e municipais consideram como necessidades. Embora os professores da Unesp considerassem de fundamental importância a utilização dos laboratórios em atividades de ensino, isto pareceu estar muito longe do que os professores da rede estadual e municipal consideram como necessidades. Nossos dados nos mostram que o objetivo que deveria ser colocado em primeiro lugar, neste caso, seria trabalhar na crença se os laboratórios são ou não essenciais para o desenvolvimento do ensino de qualidade. Percebemos que a mão de obra qualificada vinda da Universidade só poderá ser efetiva quando for ao encontro das necessidades reais do professor das escolas municipais e estaduais. |
id |
UNSP_ac1370b89f59d71e3561b95126f94fd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148214 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informáticaNa tentativa de promover uma interação maior entre Universidade-Escola Pública, professores e alunos da UNESP desenvolveram um projeto que visava obter informações de como poderia ser realizada uma parceria que provocasse mudanças na escola, no que se refere à utilização do laboratório de informática e química. Particularmente aqui vamos nos referir a área de informática. A idéia deste projeto surgiu da convivência com professores das escolas Estadual de Urubupungá (EEU) e Profa. Léa Silva de Moraes, durante nossa participação, assim como outros docentes da UNESP, em outro projeto, cujo objetivo era de apoiar o conjunto de professores da EEU no esforço de provocar mudanças no ensino e na escola como um todo. Acreditávamos que esses dois projetos se realimentariam, pois enquanto um oferecia embasamento teórico, este oferecia a oportunidade de colocar em prática as ações propostas. Inicialmente fizemos um levantamento dos programas computacionais existentes na escola e através do estudo destes materiais, preparação e discussão, foram propostas atividades práticas a serem desenvolvidas com professores e alunos da Escola Léa. As atividades desenvolvidas no projeto em paralelo consistiam de: reuniões semanais dos professores da Unesp; reuniões semanais com professores da Unesp e EEU; e encontros individuais entre professores da Unesp e EEU. Todos os dados das reuniões eram anotados no decorrer das mesmas. Os dados obtidos mostram que a atitude dos professores foi de total aceitação e passividade diante do projeto. Somente uma professora mostrou um real envolvimento e este caso foi muito interessante, o envolvimento dela acabou por ocasionar o envolvimento dos alunos. Quanto ao objetivo do projeto concluímos que existe, por parte dos Diretores e Coordenadores, um grande interesse em envolver os professores em atividades trazidas pela Universidade. Porém, essa experiência nos mostrou que devemos aproximar mais os nossos projetos, daquilo que os professores da escolas estaduais e municipais consideram como necessidades. Embora os professores da Unesp considerassem de fundamental importância a utilização dos laboratórios em atividades de ensino, isto pareceu estar muito longe do que os professores da rede estadual e municipal consideram como necessidades. Nossos dados nos mostram que o objetivo que deveria ser colocado em primeiro lugar, neste caso, seria trabalhar na crença se os laboratórios são ou não essenciais para o desenvolvimento do ensino de qualidade. Percebemos que a mão de obra qualificada vinda da Universidade só poderá ser efetiva quando for ao encontro das necessidades reais do professor das escolas municipais e estaduais.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]Cordeiro, Maria Ângela de Moraes [UNESP]Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]2017-01-18T18:08:02Z2017-01-18T18:08:02Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ87.htmhttp://hdl.handle.net/11449/14821425719776710306811094113791665412PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T15:42:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148214Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:21:29.528577Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática |
title |
Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática |
spellingShingle |
Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP] |
title_short |
Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática |
title_full |
Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática |
title_fullStr |
Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática |
title_full_unstemmed |
Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática |
title_sort |
Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática |
author |
Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP] |
author_facet |
Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP] Cordeiro, Maria Ângela de Moraes [UNESP] Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Maria Ângela de Moraes [UNESP] Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP] Cordeiro, Maria Ângela de Moraes [UNESP] Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] |
description |
Na tentativa de promover uma interação maior entre Universidade-Escola Pública, professores e alunos da UNESP desenvolveram um projeto que visava obter informações de como poderia ser realizada uma parceria que provocasse mudanças na escola, no que se refere à utilização do laboratório de informática e química. Particularmente aqui vamos nos referir a área de informática. A idéia deste projeto surgiu da convivência com professores das escolas Estadual de Urubupungá (EEU) e Profa. Léa Silva de Moraes, durante nossa participação, assim como outros docentes da UNESP, em outro projeto, cujo objetivo era de apoiar o conjunto de professores da EEU no esforço de provocar mudanças no ensino e na escola como um todo. Acreditávamos que esses dois projetos se realimentariam, pois enquanto um oferecia embasamento teórico, este oferecia a oportunidade de colocar em prática as ações propostas. Inicialmente fizemos um levantamento dos programas computacionais existentes na escola e através do estudo destes materiais, preparação e discussão, foram propostas atividades práticas a serem desenvolvidas com professores e alunos da Escola Léa. As atividades desenvolvidas no projeto em paralelo consistiam de: reuniões semanais dos professores da Unesp; reuniões semanais com professores da Unesp e EEU; e encontros individuais entre professores da Unesp e EEU. Todos os dados das reuniões eram anotados no decorrer das mesmas. Os dados obtidos mostram que a atitude dos professores foi de total aceitação e passividade diante do projeto. Somente uma professora mostrou um real envolvimento e este caso foi muito interessante, o envolvimento dela acabou por ocasionar o envolvimento dos alunos. Quanto ao objetivo do projeto concluímos que existe, por parte dos Diretores e Coordenadores, um grande interesse em envolver os professores em atividades trazidas pela Universidade. Porém, essa experiência nos mostrou que devemos aproximar mais os nossos projetos, daquilo que os professores da escolas estaduais e municipais consideram como necessidades. Embora os professores da Unesp considerassem de fundamental importância a utilização dos laboratórios em atividades de ensino, isto pareceu estar muito longe do que os professores da rede estadual e municipal consideram como necessidades. Nossos dados nos mostram que o objetivo que deveria ser colocado em primeiro lugar, neste caso, seria trabalhar na crença se os laboratórios são ou não essenciais para o desenvolvimento do ensino de qualidade. Percebemos que a mão de obra qualificada vinda da Universidade só poderá ser efetiva quando for ao encontro das necessidades reais do professor das escolas municipais e estaduais. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:08:02Z 2017-01-18T18:08:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ87.htm http://hdl.handle.net/11449/148214 2571977671030681 1094113791665412 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ87.htm http://hdl.handle.net/11449/148214 |
identifier_str_mv |
2571977671030681 1094113791665412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129312695517184 |