Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Cordeiro, Maria Ângela de Moraes [UNESP], Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ87.htm
http://hdl.handle.net/11449/148214
Resumo: Na tentativa de promover uma interação maior entre Universidade-Escola Pública, professores e alunos da UNESP desenvolveram um projeto que visava obter informações de como poderia ser realizada uma parceria que provocasse mudanças na escola, no que se refere à utilização do laboratório de informática e química. Particularmente aqui vamos nos referir a área de informática. A idéia deste projeto surgiu da convivência com professores das escolas Estadual de Urubupungá (EEU) e Profa. Léa Silva de Moraes, durante nossa participação, assim como outros docentes da UNESP, em outro projeto, cujo objetivo era de apoiar o conjunto de professores da EEU no esforço de provocar mudanças no ensino e na escola como um todo. Acreditávamos que esses dois projetos se realimentariam, pois enquanto um oferecia embasamento teórico, este oferecia a oportunidade de colocar em prática as ações propostas. Inicialmente fizemos um levantamento dos programas computacionais existentes na escola e através do estudo destes materiais, preparação e discussão, foram propostas atividades práticas a serem desenvolvidas com professores e alunos da Escola Léa. As atividades desenvolvidas no projeto em paralelo consistiam de: reuniões semanais dos professores da Unesp; reuniões semanais com professores da Unesp e EEU; e encontros individuais entre professores da Unesp e EEU. Todos os dados das reuniões eram anotados no decorrer das mesmas. Os dados obtidos mostram que a atitude dos professores foi de total aceitação e passividade diante do projeto. Somente uma professora mostrou um real envolvimento e este caso foi muito interessante, o envolvimento dela acabou por ocasionar o envolvimento dos alunos. Quanto ao objetivo do projeto concluímos que existe, por parte dos Diretores e Coordenadores, um grande interesse em envolver os professores em atividades trazidas pela Universidade. Porém, essa experiência nos mostrou que devemos aproximar mais os nossos projetos, daquilo que os professores da escolas estaduais e municipais consideram como necessidades. Embora os professores da Unesp considerassem de fundamental importância a utilização dos laboratórios em atividades de ensino, isto pareceu estar muito longe do que os professores da rede estadual e municipal consideram como necessidades. Nossos dados nos mostram que o objetivo que deveria ser colocado em primeiro lugar, neste caso, seria trabalhar na crença se os laboratórios são ou não essenciais para o desenvolvimento do ensino de qualidade. Percebemos que a mão de obra qualificada vinda da Universidade só poderá ser efetiva quando for ao encontro das necessidades reais do professor das escolas municipais e estaduais.
id UNSP_ac1370b89f59d71e3561b95126f94fd9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148214
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informáticaNa tentativa de promover uma interação maior entre Universidade-Escola Pública, professores e alunos da UNESP desenvolveram um projeto que visava obter informações de como poderia ser realizada uma parceria que provocasse mudanças na escola, no que se refere à utilização do laboratório de informática e química. Particularmente aqui vamos nos referir a área de informática. A idéia deste projeto surgiu da convivência com professores das escolas Estadual de Urubupungá (EEU) e Profa. Léa Silva de Moraes, durante nossa participação, assim como outros docentes da UNESP, em outro projeto, cujo objetivo era de apoiar o conjunto de professores da EEU no esforço de provocar mudanças no ensino e na escola como um todo. Acreditávamos que esses dois projetos se realimentariam, pois enquanto um oferecia embasamento teórico, este oferecia a oportunidade de colocar em prática as ações propostas. Inicialmente fizemos um levantamento dos programas computacionais existentes na escola e através do estudo destes materiais, preparação e discussão, foram propostas atividades práticas a serem desenvolvidas com professores e alunos da Escola Léa. As atividades desenvolvidas no projeto em paralelo consistiam de: reuniões semanais dos professores da Unesp; reuniões semanais com professores da Unesp e EEU; e encontros individuais entre professores da Unesp e EEU. Todos os dados das reuniões eram anotados no decorrer das mesmas. Os dados obtidos mostram que a atitude dos professores foi de total aceitação e passividade diante do projeto. Somente uma professora mostrou um real envolvimento e este caso foi muito interessante, o envolvimento dela acabou por ocasionar o envolvimento dos alunos. Quanto ao objetivo do projeto concluímos que existe, por parte dos Diretores e Coordenadores, um grande interesse em envolver os professores em atividades trazidas pela Universidade. Porém, essa experiência nos mostrou que devemos aproximar mais os nossos projetos, daquilo que os professores da escolas estaduais e municipais consideram como necessidades. Embora os professores da Unesp considerassem de fundamental importância a utilização dos laboratórios em atividades de ensino, isto pareceu estar muito longe do que os professores da rede estadual e municipal consideram como necessidades. Nossos dados nos mostram que o objetivo que deveria ser colocado em primeiro lugar, neste caso, seria trabalhar na crença se os laboratórios são ou não essenciais para o desenvolvimento do ensino de qualidade. Percebemos que a mão de obra qualificada vinda da Universidade só poderá ser efetiva quando for ao encontro das necessidades reais do professor das escolas municipais e estaduais.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]Cordeiro, Maria Ângela de Moraes [UNESP]Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]2017-01-18T18:08:02Z2017-01-18T18:08:02Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ87.htmhttp://hdl.handle.net/11449/14821425719776710306811094113791665412PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T15:42:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148214Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:21:29.528577Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática
title Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática
spellingShingle Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática
Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
title_short Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática
title_full Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática
title_fullStr Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática
title_full_unstemmed Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática
title_sort Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática
author Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
author_facet Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Cordeiro, Maria Ângela de Moraes [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author_role author
author2 Cordeiro, Maria Ângela de Moraes [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Cordeiro, Maria Ângela de Moraes [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
description Na tentativa de promover uma interação maior entre Universidade-Escola Pública, professores e alunos da UNESP desenvolveram um projeto que visava obter informações de como poderia ser realizada uma parceria que provocasse mudanças na escola, no que se refere à utilização do laboratório de informática e química. Particularmente aqui vamos nos referir a área de informática. A idéia deste projeto surgiu da convivência com professores das escolas Estadual de Urubupungá (EEU) e Profa. Léa Silva de Moraes, durante nossa participação, assim como outros docentes da UNESP, em outro projeto, cujo objetivo era de apoiar o conjunto de professores da EEU no esforço de provocar mudanças no ensino e na escola como um todo. Acreditávamos que esses dois projetos se realimentariam, pois enquanto um oferecia embasamento teórico, este oferecia a oportunidade de colocar em prática as ações propostas. Inicialmente fizemos um levantamento dos programas computacionais existentes na escola e através do estudo destes materiais, preparação e discussão, foram propostas atividades práticas a serem desenvolvidas com professores e alunos da Escola Léa. As atividades desenvolvidas no projeto em paralelo consistiam de: reuniões semanais dos professores da Unesp; reuniões semanais com professores da Unesp e EEU; e encontros individuais entre professores da Unesp e EEU. Todos os dados das reuniões eram anotados no decorrer das mesmas. Os dados obtidos mostram que a atitude dos professores foi de total aceitação e passividade diante do projeto. Somente uma professora mostrou um real envolvimento e este caso foi muito interessante, o envolvimento dela acabou por ocasionar o envolvimento dos alunos. Quanto ao objetivo do projeto concluímos que existe, por parte dos Diretores e Coordenadores, um grande interesse em envolver os professores em atividades trazidas pela Universidade. Porém, essa experiência nos mostrou que devemos aproximar mais os nossos projetos, daquilo que os professores da escolas estaduais e municipais consideram como necessidades. Embora os professores da Unesp considerassem de fundamental importância a utilização dos laboratórios em atividades de ensino, isto pareceu estar muito longe do que os professores da rede estadual e municipal consideram como necessidades. Nossos dados nos mostram que o objetivo que deveria ser colocado em primeiro lugar, neste caso, seria trabalhar na crença se os laboratórios são ou não essenciais para o desenvolvimento do ensino de qualidade. Percebemos que a mão de obra qualificada vinda da Universidade só poderá ser efetiva quando for ao encontro das necessidades reais do professor das escolas municipais e estaduais.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:08:02Z
2017-01-18T18:08:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ87.htm
http://hdl.handle.net/11449/148214
2571977671030681
1094113791665412
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ87.htm
http://hdl.handle.net/11449/148214
identifier_str_mv 2571977671030681
1094113791665412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129312695517184