Projeto de assistência em computação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho11.htm
http://hdl.handle.net/11449/148031
Resumo: A idéia do projeto entitulado "Projeto de Assistência em Computação Básica" teve início no ano de 1997 e contou com a participação de 15 alunos e dois professores da FEIS (Profa Zulind Luzmarina Freitas e Profa Dra Dalva Maria de Oliveira Villarreal ). A nossa proposta era realizar um trabalho individual junto a cada um dos professores da rede pública de ensino de 1o e 2o graus, para que os mesmos pudessem ser incentivados a utilizar as ferramentas computacionais. Desta forma as turmas eram formadas de acordo com as máquinas que tínhamos disponíveis (por volta de dez) e cada uma delas contava com a presença de oito alunos auxiliando neste trabalho. Durante o ano de 1997 os alunos participantes não recebiam qualquer remuneração. Neste mesmo ano este trabalho foi ampliado de forma que regiões próximas as de Ilha Solteira pudessem ser contempladas. O sucesso desta proposta e a grande procura exigia que este projeto tivesse continuidade durante o ano de 1998. Novo projeto sob a coordenação da Profa Zulind Luzmarina Freitas foi realizado e submetido a CEUAC, nesta ocasião foram concedidas 08 bolsas, período de 02/05/98 a 31/12/99, para que este trabalho pudesse ser desenvolvido. A princípio nossa proposta foi atender professores tanto do município de Ilha Solteira como de outras regiões vizinhas, posteriormente fomos solicitados por uma Instituição Filantrópica de Ilha Solteira para oferecimento do curso, este por sua vez contemplava adolescentes que cursavam o 2o grau. Atualmente estendemos este trabalho para funcionários da prefeitura de Ilha Solteira, alunos do 2o grau do curso noturno de Ilha Solteira e alunos de uma escola estadual de Suzanápolis. A proposta de trabalho realizada com professores está inserida em uma das da propostas do Núcleo de Ensino de Ilha Solteira que visa a complementação da formação de professores das redes estadual e municipal de ensino. Por outro lado, o trabalho com adolescentes está inserido dentro de um projeto "Criança Cidadã" que tem como objetivo maior dar oportunidade às suas crianças de exercer a cidadania plena, conhecendo seus direitos e deveres, e trabalhando junto aos familiares, resgatando os valores morais e a dignidade familiar em lares onde na maioria das vezes, o pai está ausente. Ainda, o trabalho realizado com a prefeitura e alunos do 2o grau do curso noturno visa preparar os mesmos para o trabalho no que se refere a computação. Para efetivação dos trabalhos acima citados, o material do curso foi previamente trabalhado e foram realizadas reuniões semanais com o coordenador e alunos bolsistas, onde eram discutidas sugestões e críticas. Posteriormente, algumas incrementações eram realizadas visando melhor andamento dos trabalhos. Foram oferecidos horários nas terças, quartas, quintas a noite e sábados no período da manhã e da tarde. Os horários dos alunos bolsistas eram ajustados conforme sua disponibilidade em uma determinada semana, sendo que cada um deles trabalhou durante o período anteriormente citado dez horas por semana, quando aconteciam feriados as aulas eram repostas no Domingo ou outro horário ajustado entre os participantes do curso e os alunos bolsistas. Considerando o ano de 1998, este projeto atendeu à aproximadamente 90 professores e 20 adolescentes fornecendo conhecimentos em Computação Básica (Ambiente Windows, Word, Excel e Power Point). Constatou-se que os benefícios, para a sociedade, advindos deste projeto foram tanto da ordem de conhecimentos adquiridos em computação como os de uma maior aproximação com à Universidade. Por outro lado, os benefícios deste trabalho para a Universidade foi a de inserir os alunos da FEIS-UNESP em trabalhos com a comunidade e ao mesmo tempo à um contato mais próximo com esta, ocasionando uma maior afinidade entre ambos.
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