A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000200010 http://hdl.handle.net/11449/8654 |
Resumo: | O presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a prática em detrimento da teoria. |
id |
UNSP_adcc0feab0c7d2f07273ab6a6f0deb1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8654 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamentoLa producción del conocimiento científico: relación sujeto objeto y desarrollo del pensamientoScientific knowledge production: the subject-object relationship and thought developmentProdução do conhecimentoPráxisEducação escolarProducción del conocimientoPráxisEnseñanza escolarKnowledge productionPraxisSchool instructionO presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a prática em detrimento da teoria.El presente estudio discute la producción del conocimiento científico como expresión de la relación sujeto objeto analisando la referida relación sobre la base de la teoría materialista histórico dialéctica del conocimiento. Plantea demostrar que la interacción práctica del sujeto con el objeto fundamenta la producción del conocimiento científico gracias a la mediatización teórica. El proceso de análisis afirma la importancia de la enseñanza escolar y de la apropiación de los saberes históricamente constituídos, señalando la unilateralidad presente en concepciones que destacan en demasía la práctica en detrimento de la teoría.This paper discusses the process of scientific knowledge production as an expression of the subject-object relationship, analyzing the problem according to the historical dialectical materialist theory of knowledge. Pursuing the objective of showing that the practical interaction between the subject and the object only sets the bases of scientific knowledge production through theoretical mediation, we reiterate the importance of school teaching and the assimilation of historically systematized knowledge, pointing to the one-sidedness that characterizes the conceptions that overemphasize practice to the detriment of theory.Universidade Estadual Paulista departamento de PsicologiaNúcleo de Estudos e Pesquisa em Educação InfantilUniversidade Estadual Paulista departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação InfantilAbrantes, Angelo Antonio [UNESP]Martins, Lígia Márcia [UNESP]2014-05-20T13:26:44Z2014-05-20T13:26:44Z2007-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article313-325application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000200010Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 11, n. 22, p. 313-325, 2007.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/865410.1590/S1414-32832007000200010S1414-328320070002000102-s2.0-34848819971S1414-32832007000200010.pdf4750238843129381SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8654Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:13:41.255546Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento La producción del conocimiento científico: relación sujeto objeto y desarrollo del pensamiento Scientific knowledge production: the subject-object relationship and thought development |
title |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
spellingShingle |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento Abrantes, Angelo Antonio [UNESP] Produção do conhecimento Práxis Educação escolar Producción del conocimiento Práxis Enseñanza escolar Knowledge production Praxis School instruction |
title_short |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
title_full |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
title_fullStr |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
title_full_unstemmed |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
title_sort |
A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento |
author |
Abrantes, Angelo Antonio [UNESP] |
author_facet |
Abrantes, Angelo Antonio [UNESP] Martins, Lígia Márcia [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Lígia Márcia [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrantes, Angelo Antonio [UNESP] Martins, Lígia Márcia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção do conhecimento Práxis Educação escolar Producción del conocimiento Práxis Enseñanza escolar Knowledge production Praxis School instruction |
topic |
Produção do conhecimento Práxis Educação escolar Producción del conocimiento Práxis Enseñanza escolar Knowledge production Praxis School instruction |
description |
O presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a prática em detrimento da teoria. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 2014-05-20T13:26:44Z 2014-05-20T13:26:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000200010 Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 11, n. 22, p. 313-325, 2007. 1414-3283 http://hdl.handle.net/11449/8654 10.1590/S1414-32832007000200010 S1414-32832007000200010 2-s2.0-34848819971 S1414-32832007000200010.pdf 4750238843129381 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000200010 http://hdl.handle.net/11449/8654 |
identifier_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 11, n. 22, p. 313-325, 2007. 1414-3283 10.1590/S1414-32832007000200010 S1414-32832007000200010 2-s2.0-34848819971 S1414-32832007000200010.pdf 4750238843129381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação 0,417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
313-325 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129176010489856 |