A disciplina de análise na formação inicial do professor de matemática: uma constatação, várias questões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otero-Garcia, Sílvio César [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139908
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa inserida num projeto maior que tenta responder a várias questões que têm surgido a respeito do papel da disciplina de análise em cursos de licenciatura em matemática, dentre as quais destacamos: como a Análise se constituiu como disciplina no Brasil; como a aritmetização da Análise tem sido trabalhada à luz da história da matemática; que conteúdos podem ser caracterizados como componentes da estrutura da disciplina; como as licenciaturas têm trabalhado com ela; qual o movimento existente na busca de sua separação nos cursos de licenciatura e bacharelado. Já a constatação que trazemos é: a disciplina de análise não tem sofrido mudanças substanciais em termos de objetivos, conteúdos ou bibliografia há pelo menos quarenta anos. Essa constatação nos leva a mais uma questão: já não é hora de se repensar a respeito dessa disciplina em cursos de formação de professores?
id UNSP_aecc713daeb0e16f2c3fe1fcaa5d76ae
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139908
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A disciplina de análise na formação inicial do professor de matemática: uma constatação, várias questõesEnsino de análiseFormação matemática do professorEducação matemática no Ensino SuperiorHistória de processos PedagógicosEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa inserida num projeto maior que tenta responder a várias questões que têm surgido a respeito do papel da disciplina de análise em cursos de licenciatura em matemática, dentre as quais destacamos: como a Análise se constituiu como disciplina no Brasil; como a aritmetização da Análise tem sido trabalhada à luz da história da matemática; que conteúdos podem ser caracterizados como componentes da estrutura da disciplina; como as licenciaturas têm trabalhado com ela; qual o movimento existente na busca de sua separação nos cursos de licenciatura e bacharelado. Já a constatação que trazemos é: a disciplina de análise não tem sofrido mudanças substanciais em termos de objetivos, conteúdos ou bibliografia há pelo menos quarenta anos. Essa constatação nos leva a mais uma questão: já não é hora de se repensar a respeito dessa disciplina em cursos de formação de professores?Universidade Estadual Paulista (UNESP), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Otero-Garcia, Sílvio César [UNESP]Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]2016-06-28T17:32:10Z2016-06-28T17:32:10Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4559-4566application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4559-45669708-2011http://hdl.handle.net/11449/139908ISSN2236-9708-2011-4559-4566.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-31T06:12:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139908Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:33:55.845925Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina de análise na formação inicial do professor de matemática: uma constatação, várias questões
title A disciplina de análise na formação inicial do professor de matemática: uma constatação, várias questões
spellingShingle A disciplina de análise na formação inicial do professor de matemática: uma constatação, várias questões
Otero-Garcia, Sílvio César [UNESP]
Ensino de análise
Formação matemática do professor
Educação matemática no Ensino Superior
História de processos Pedagógicos
title_short A disciplina de análise na formação inicial do professor de matemática: uma constatação, várias questões
title_full A disciplina de análise na formação inicial do professor de matemática: uma constatação, várias questões
title_fullStr A disciplina de análise na formação inicial do professor de matemática: uma constatação, várias questões
title_full_unstemmed A disciplina de análise na formação inicial do professor de matemática: uma constatação, várias questões
title_sort A disciplina de análise na formação inicial do professor de matemática: uma constatação, várias questões
author Otero-Garcia, Sílvio César [UNESP]
author_facet Otero-Garcia, Sílvio César [UNESP]
Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]
author_role author
author2 Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Otero-Garcia, Sílvio César [UNESP]
Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de análise
Formação matemática do professor
Educação matemática no Ensino Superior
História de processos Pedagógicos
topic Ensino de análise
Formação matemática do professor
Educação matemática no Ensino Superior
História de processos Pedagógicos
description Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa inserida num projeto maior que tenta responder a várias questões que têm surgido a respeito do papel da disciplina de análise em cursos de licenciatura em matemática, dentre as quais destacamos: como a Análise se constituiu como disciplina no Brasil; como a aritmetização da Análise tem sido trabalhada à luz da história da matemática; que conteúdos podem ser caracterizados como componentes da estrutura da disciplina; como as licenciaturas têm trabalhado com ela; qual o movimento existente na busca de sua separação nos cursos de licenciatura e bacharelado. Já a constatação que trazemos é: a disciplina de análise não tem sofrido mudanças substanciais em termos de objetivos, conteúdos ou bibliografia há pelo menos quarenta anos. Essa constatação nos leva a mais uma questão: já não é hora de se repensar a respeito dessa disciplina em cursos de formação de professores?
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:10Z
2016-06-28T17:32:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4559-4566
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139908
ISSN2236-9708-2011-4559-4566.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139908
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4559-4566
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-4559-4566.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4559-4566
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128671191400448