Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300012 http://hdl.handle.net/11449/20593 |
Resumo: | Este artigo aborda a compreensão da avaliação no interior da implantação do Regime de Progressão Continuada no Estado de São Paulo. Ao penetrar nos intrincados caminhos da realidade escolar, por meio da pesquisa qualitativa, acompanharam-se sistematicamente durante um ano escolar 4 turmas de alunos (uma de cada ano do ciclo I, ainda do Ensino Fundamental de 8 anos), nos momentos coletivos da escola: horário de trabalho pedagógico coletivo, reuniões de pais e mestres, conselhos de classe/série, eventos; e, ainda, realizaram-se entrevistas com 7 profissionais envolvidos com as turmas (5 professores, coordenadora pedagógica e diretora escolar) e com 124 alunos. Observou-se que a avaliação informal ganha forte expressão nessa nova forma de organização escolar, revelando, também, novas formas de manutenção da seletividade e da exclusão escolar. Por meio da análise das práticas avaliativas e das contribuições dos diversos atores da escola, evidencia-se a presença da seletividade escolar, mas com configuração diferenciada: a exclusão branda e/ou a eliminação adiada. |
id |
UNSP_b03081431f734fbbbffd6d18292d3415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/20593 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvelaEvaluation and continued progression: what reality unveilsavaliação escolarprogressão continuadaavaliação informalpolítica educacionalschool assessmentcontinued progressioninformal assessmenteducation policiesEste artigo aborda a compreensão da avaliação no interior da implantação do Regime de Progressão Continuada no Estado de São Paulo. Ao penetrar nos intrincados caminhos da realidade escolar, por meio da pesquisa qualitativa, acompanharam-se sistematicamente durante um ano escolar 4 turmas de alunos (uma de cada ano do ciclo I, ainda do Ensino Fundamental de 8 anos), nos momentos coletivos da escola: horário de trabalho pedagógico coletivo, reuniões de pais e mestres, conselhos de classe/série, eventos; e, ainda, realizaram-se entrevistas com 7 profissionais envolvidos com as turmas (5 professores, coordenadora pedagógica e diretora escolar) e com 124 alunos. Observou-se que a avaliação informal ganha forte expressão nessa nova forma de organização escolar, revelando, também, novas formas de manutenção da seletividade e da exclusão escolar. Por meio da análise das práticas avaliativas e das contribuições dos diversos atores da escola, evidencia-se a presença da seletividade escolar, mas com configuração diferenciada: a exclusão branda e/ou a eliminação adiada.This paper approaches the understanding of assessment during the implementation of the Continued Progression System in the State of São Paulo (São Paulo [State], 1997). By means of qualitative research, the intricate aspects of our schooling reality were studied, with the systematic observation of four groups of students (each group from a different period of basic school, around eight years old) and the collective working moments at school, such as collective pedagogical work, meetings including teachers and parents, school councils, social events and interviews with 07 professionals (five teachers, the pedagogical coordinator and the school director) involved with the four groups with 124 students. It is observed that informal assessment is outstanding in this new school organization, also disclosing new ways of keeping school selectivity and exclusion. By analyzing these assessing practices and contributions from several school individuals, the existence of school selectivity becomes clear, although in a different way: discrete exclusion (Bourdieu & Champagne, 1998) and/or postponed elimination (Freitas, 1995).Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]2013-09-30T19:55:33Z2014-05-20T13:57:48Z2013-09-30T19:55:33Z2014-05-20T13:57:48Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article193-218application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300012Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 193-218, 2010.0103-7307http://hdl.handle.net/11449/2059310.1590/S0103-73072010000300012S0103-73072010000300012S0103-73072010000300012.pdf45380181500387180000-0003-4415-0978SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T06:08:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/20593Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:17:14.138400Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela Evaluation and continued progression: what reality unveils |
title |
Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela |
spellingShingle |
Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela Bertagna, Regiane Helena [UNESP] avaliação escolar progressão continuada avaliação informal política educacional school assessment continued progression informal assessment education policies |
title_short |
Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela |
title_full |
Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela |
title_fullStr |
Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela |
title_full_unstemmed |
Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela |
title_sort |
Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela |
author |
Bertagna, Regiane Helena [UNESP] |
author_facet |
Bertagna, Regiane Helena [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertagna, Regiane Helena [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação escolar progressão continuada avaliação informal política educacional school assessment continued progression informal assessment education policies |
topic |
avaliação escolar progressão continuada avaliação informal política educacional school assessment continued progression informal assessment education policies |
description |
Este artigo aborda a compreensão da avaliação no interior da implantação do Regime de Progressão Continuada no Estado de São Paulo. Ao penetrar nos intrincados caminhos da realidade escolar, por meio da pesquisa qualitativa, acompanharam-se sistematicamente durante um ano escolar 4 turmas de alunos (uma de cada ano do ciclo I, ainda do Ensino Fundamental de 8 anos), nos momentos coletivos da escola: horário de trabalho pedagógico coletivo, reuniões de pais e mestres, conselhos de classe/série, eventos; e, ainda, realizaram-se entrevistas com 7 profissionais envolvidos com as turmas (5 professores, coordenadora pedagógica e diretora escolar) e com 124 alunos. Observou-se que a avaliação informal ganha forte expressão nessa nova forma de organização escolar, revelando, também, novas formas de manutenção da seletividade e da exclusão escolar. Por meio da análise das práticas avaliativas e das contribuições dos diversos atores da escola, evidencia-se a presença da seletividade escolar, mas com configuração diferenciada: a exclusão branda e/ou a eliminação adiada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 2013-09-30T19:55:33Z 2013-09-30T19:55:33Z 2014-05-20T13:57:48Z 2014-05-20T13:57:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300012 Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 193-218, 2010. 0103-7307 http://hdl.handle.net/11449/20593 10.1590/S0103-73072010000300012 S0103-73072010000300012 S0103-73072010000300012.pdf 4538018150038718 0000-0003-4415-0978 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300012 http://hdl.handle.net/11449/20593 |
identifier_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 193-218, 2010. 0103-7307 10.1590/S0103-73072010000300012 S0103-73072010000300012 S0103-73072010000300012.pdf 4538018150038718 0000-0003-4415-0978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pro-Posições |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
193-218 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128784991256576 |