A produção de conhecimento ao ensinar matemática com as tecnologias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215431 |
Resumo: | Nesta tese, tivemos como objetivo compreender como se mostra o movimento de produção do conhecimento do professor de matemática para ensinar com tecnologias, mais especificamente, com o software GeoGebra. Para tanto, propusemos e realizamos um curso de extensão para professores da rede pública estadual paulista, vinculados à Diretoria de Ensino de Guaratinguetá. Como critério para a participação no curso considerou-se que o professor tivesse conhecimento prévio do software, uma vez que nossa intenção era discutir ações para o ensino com o GeoGebra e não suas ferramentas. As situações vivenciadas com os professores no curso presencial é, portanto, o cenário no qual os dados foram produzidos para esta tese. A questão como se dá o movimento de produção de conhecimento para ensinar com tecnologias?, orientou a pesquisa, desenvolvida segundo a postura fenomenológica. Perspectivas teóricas relativas à produção de conhecimento, à forma/ação de professores, ao trabalho com tecnologias que considere o ser-com e as dimensões da Cyberformação foram tomadas como referenciais teóricos. Nos encontros com os professores desenvolvemos atividades com o GeoGebra e dialogamos sobre elas com recortes das aulas que eles desenvolveram com seus alunos e foram filmadas. Essas discussões no grupo foram gravadas em vídeo e transcritas, constituindo-se nos dados para análise. Na análise foi possível discutir a constituição dos modos de ensinar Matemática com tecnologias, mostrando o porquê e para que ensinar nesse ambiente e a abertura para com-partilhar expondo a importância de estar nesse ambiente de grupo, ouvindo o outro, compartilhando dúvidas e compreensões, ocupando-se em cuidar para que o colega de grupo e o aluno entendessem o que estava sendo exposto. Defendemos a relevância de estar com os professores de forma contínua para que eles se mantenham em um processo formativo e se sintam confiantes para abrirem-se às possibilidades de ensinar Matemática com tecnologias. |
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A produção de conhecimento ao ensinar matemática com as tecnologiasThe production of knowledge when teaching mathematics with technologiesFormação de professoresFenomenologiaGeoGebraTecnologias DigitaisTeachers’ formationPhenomenologyDigital technologiesNesta tese, tivemos como objetivo compreender como se mostra o movimento de produção do conhecimento do professor de matemática para ensinar com tecnologias, mais especificamente, com o software GeoGebra. Para tanto, propusemos e realizamos um curso de extensão para professores da rede pública estadual paulista, vinculados à Diretoria de Ensino de Guaratinguetá. Como critério para a participação no curso considerou-se que o professor tivesse conhecimento prévio do software, uma vez que nossa intenção era discutir ações para o ensino com o GeoGebra e não suas ferramentas. As situações vivenciadas com os professores no curso presencial é, portanto, o cenário no qual os dados foram produzidos para esta tese. A questão como se dá o movimento de produção de conhecimento para ensinar com tecnologias?, orientou a pesquisa, desenvolvida segundo a postura fenomenológica. Perspectivas teóricas relativas à produção de conhecimento, à forma/ação de professores, ao trabalho com tecnologias que considere o ser-com e as dimensões da Cyberformação foram tomadas como referenciais teóricos. Nos encontros com os professores desenvolvemos atividades com o GeoGebra e dialogamos sobre elas com recortes das aulas que eles desenvolveram com seus alunos e foram filmadas. Essas discussões no grupo foram gravadas em vídeo e transcritas, constituindo-se nos dados para análise. Na análise foi possível discutir a constituição dos modos de ensinar Matemática com tecnologias, mostrando o porquê e para que ensinar nesse ambiente e a abertura para com-partilhar expondo a importância de estar nesse ambiente de grupo, ouvindo o outro, compartilhando dúvidas e compreensões, ocupando-se em cuidar para que o colega de grupo e o aluno entendessem o que estava sendo exposto. Defendemos a relevância de estar com os professores de forma contínua para que eles se mantenham em um processo formativo e se sintam confiantes para abrirem-se às possibilidades de ensinar Matemática com tecnologias.In this thesis, we had as goal to understand how the knowledge production movement of the mathematics teacher shows itself to teach with Technologies, most specifically with the GeoGebra Software. To reach this goal, we proposed and did and extension course to the teachers of the public São Paulo State network, filiated with the Board of Education of Guaratinguetá. As enrollment criteria for the teachers, previous knowledge of the software was considered, once the intention was to discuss teaching actions with the GeoGebra, not its tools. The situations lived with the teachers during the course is the scenario where the data was produced to this thesis. The question “how the knowledge production movement to teach with Technologies happens?”, guided the research, developed accordingly with the phenomenological posture. Theorical perspectives related to the knowledge production, teachers’ formation, to the work with Technologies that consider the be-with and the Cyberformation dimensions was taken as theoretical references. In the meetings with the teachers we developed activities in the GeoGebra and dialoged about these activities with the software and about some of the slices of the classes that they developed with their students and were recorded. These group discussions were videotaped and transcribed, constituting the data for analysis. In the analysis was possible to discuss the constitution of the ways of teaching mathematics with technologies, showing why to teach in this group environment, listening to the others, sharing doubts and comprehensions, making sure that the colleagues and students were understanding. We defend the relevance of being with the teachers in a continuous way to keep them in a formation process and to make them feel confident to open themselves for the possibilities of teaching Math with technologies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Firme, Ingrid Cordeiro [UNESP]2021-12-13T14:10:50Z2021-12-13T14:10:50Z2020-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21543133004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-22T06:25:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215431Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:02:35.170387Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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