O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90922 |
Resumo: | A proposta da educação inclusiva do governo estadual baseia-se na adaptação curricular, realizada pela ação de uma equipe multidisciplinar que oferece suporte tanto ao professor da sala comum quanto ao aluno com deficiência, por meio do acompanhamento, do estudo e da pesquisa, de modo a incluí-lo e mantê-lo na rede comum de ensino em todos os seus níveis. Essa proposta está amparada em preceitos que consideram o indivíduo como dependente das relações sociais, a escola se configura como uma das instâncias responsáveis para que isso ocorra, constituindo-se como um espaço de convivência social (SEESP/MEC, 2004). O presente estudo tem como objetivo investigar quais as percepções das professoras de ciências e da sala de recursos em deficiência visual com relação à inclusão, mediante a observação da prática docente na presença de alunos inclusos na sala de aula regualr. A pesquisa e análise de dados foram realizadas por meio da metodologia de pesquisa qualitativa e análise textual discursiva. Os resultados obtidos demonstram a importância da comunicação que deve ocorrer entre as professoras para que os alunos possam efetivamente aprender os conteúdos científicos, e também que o professor especialista infelizmente pelo excesso de atividade em sua jornada diária acaba por às vezes negligenciar o processo educativo com os alunos, consentindo que muitas vezes aconteça por muitas ocasiões o reforço e não o apoio pedagógico necessário para auxiliar os alunos |
id |
UNSP_b2161a3c6d346a882ea9db5bd699cfa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90922 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusãoCiencia - Estudo e ensinoInclusão em educaçãoDeficientes visuaisEnsino de ciênciasEducational inclusionVisual impairmentScience teachingA proposta da educação inclusiva do governo estadual baseia-se na adaptação curricular, realizada pela ação de uma equipe multidisciplinar que oferece suporte tanto ao professor da sala comum quanto ao aluno com deficiência, por meio do acompanhamento, do estudo e da pesquisa, de modo a incluí-lo e mantê-lo na rede comum de ensino em todos os seus níveis. Essa proposta está amparada em preceitos que consideram o indivíduo como dependente das relações sociais, a escola se configura como uma das instâncias responsáveis para que isso ocorra, constituindo-se como um espaço de convivência social (SEESP/MEC, 2004). O presente estudo tem como objetivo investigar quais as percepções das professoras de ciências e da sala de recursos em deficiência visual com relação à inclusão, mediante a observação da prática docente na presença de alunos inclusos na sala de aula regualr. A pesquisa e análise de dados foram realizadas por meio da metodologia de pesquisa qualitativa e análise textual discursiva. Os resultados obtidos demonstram a importância da comunicação que deve ocorrer entre as professoras para que os alunos possam efetivamente aprender os conteúdos científicos, e também que o professor especialista infelizmente pelo excesso de atividade em sua jornada diária acaba por às vezes negligenciar o processo educativo com os alunos, consentindo que muitas vezes aconteça por muitas ocasiões o reforço e não o apoio pedagógico necessário para auxiliar os alunosThe government's proposal that of inclusive education is based on curriculum adaptation, perfomed by the action of a multidisciplinary team that supports both the teacher and the commom room for students with disabilities, through monitoring, study and research order to include it and keep it on the commom network of education at all levels. Backed by precepts that consider the individual as dependent on social relations, the school should be seen as one of the bodies responsabile for this to occur, constituting a space of social interaction (SEESP/MEC, 2004). This study aims to investigate the perceptions of science teachers and classroom resources on visual impairment in relation to inclusion by the observation of teaching pratice in the presence of students included in the room classroom. The research and data analysis was perfomed to the methodology of qualitative research and discourse textual analysis. The results demonstrate the importance of communication that must occur between the teacher so that students can effectively learn the scientific content, and also that the specialist teachers unfortunately by too much activity in your daily journey ends up sometimes overlook the educational process with students, enabling that often happens in many occasions to strengthen, not pedagogical support needed to hel studentsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lippe, Eliza Marcia Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2010-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 f.application/pdfLIPPE, Eliza Marcia Oliveira. O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão. 2010. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90922000615055lippe_emo_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-21T06:24:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90922Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:36:00.258641Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão |
title |
O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão |
spellingShingle |
O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão Lippe, Eliza Marcia Oliveira [UNESP] Ciencia - Estudo e ensino Inclusão em educação Deficientes visuais Ensino de ciências Educational inclusion Visual impairment Science teaching |
title_short |
O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão |
title_full |
O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão |
title_fullStr |
O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão |
title_sort |
O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão |
author |
Lippe, Eliza Marcia Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Lippe, Eliza Marcia Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lippe, Eliza Marcia Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciencia - Estudo e ensino Inclusão em educação Deficientes visuais Ensino de ciências Educational inclusion Visual impairment Science teaching |
topic |
Ciencia - Estudo e ensino Inclusão em educação Deficientes visuais Ensino de ciências Educational inclusion Visual impairment Science teaching |
description |
A proposta da educação inclusiva do governo estadual baseia-se na adaptação curricular, realizada pela ação de uma equipe multidisciplinar que oferece suporte tanto ao professor da sala comum quanto ao aluno com deficiência, por meio do acompanhamento, do estudo e da pesquisa, de modo a incluí-lo e mantê-lo na rede comum de ensino em todos os seus níveis. Essa proposta está amparada em preceitos que consideram o indivíduo como dependente das relações sociais, a escola se configura como uma das instâncias responsáveis para que isso ocorra, constituindo-se como um espaço de convivência social (SEESP/MEC, 2004). O presente estudo tem como objetivo investigar quais as percepções das professoras de ciências e da sala de recursos em deficiência visual com relação à inclusão, mediante a observação da prática docente na presença de alunos inclusos na sala de aula regualr. A pesquisa e análise de dados foram realizadas por meio da metodologia de pesquisa qualitativa e análise textual discursiva. Os resultados obtidos demonstram a importância da comunicação que deve ocorrer entre as professoras para que os alunos possam efetivamente aprender os conteúdos científicos, e também que o professor especialista infelizmente pelo excesso de atividade em sua jornada diária acaba por às vezes negligenciar o processo educativo com os alunos, consentindo que muitas vezes aconteça por muitas ocasiões o reforço e não o apoio pedagógico necessário para auxiliar os alunos |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-11 2014-06-11T19:24:49Z 2014-06-11T19:24:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIPPE, Eliza Marcia Oliveira. O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão. 2010. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010. http://hdl.handle.net/11449/90922 000615055 lippe_emo_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
identifier_str_mv |
LIPPE, Eliza Marcia Oliveira. O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão. 2010. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010. 000615055 lippe_emo_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
109 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129534789156864 |