O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lippe, Eliza Marcia Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90922
Resumo: A proposta da educação inclusiva do governo estadual baseia-se na adaptação curricular, realizada pela ação de uma equipe multidisciplinar que oferece suporte tanto ao professor da sala comum quanto ao aluno com deficiência, por meio do acompanhamento, do estudo e da pesquisa, de modo a incluí-lo e mantê-lo na rede comum de ensino em todos os seus níveis. Essa proposta está amparada em preceitos que consideram o indivíduo como dependente das relações sociais, a escola se configura como uma das instâncias responsáveis para que isso ocorra, constituindo-se como um espaço de convivência social (SEESP/MEC, 2004). O presente estudo tem como objetivo investigar quais as percepções das professoras de ciências e da sala de recursos em deficiência visual com relação à inclusão, mediante a observação da prática docente na presença de alunos inclusos na sala de aula regualr. A pesquisa e análise de dados foram realizadas por meio da metodologia de pesquisa qualitativa e análise textual discursiva. Os resultados obtidos demonstram a importância da comunicação que deve ocorrer entre as professoras para que os alunos possam efetivamente aprender os conteúdos científicos, e também que o professor especialista infelizmente pelo excesso de atividade em sua jornada diária acaba por às vezes negligenciar o processo educativo com os alunos, consentindo que muitas vezes aconteça por muitas ocasiões o reforço e não o apoio pedagógico necessário para auxiliar os alunos
id UNSP_b2161a3c6d346a882ea9db5bd699cfa5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90922
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusãoCiencia - Estudo e ensinoInclusão em educaçãoDeficientes visuaisEnsino de ciênciasEducational inclusionVisual impairmentScience teachingA proposta da educação inclusiva do governo estadual baseia-se na adaptação curricular, realizada pela ação de uma equipe multidisciplinar que oferece suporte tanto ao professor da sala comum quanto ao aluno com deficiência, por meio do acompanhamento, do estudo e da pesquisa, de modo a incluí-lo e mantê-lo na rede comum de ensino em todos os seus níveis. Essa proposta está amparada em preceitos que consideram o indivíduo como dependente das relações sociais, a escola se configura como uma das instâncias responsáveis para que isso ocorra, constituindo-se como um espaço de convivência social (SEESP/MEC, 2004). O presente estudo tem como objetivo investigar quais as percepções das professoras de ciências e da sala de recursos em deficiência visual com relação à inclusão, mediante a observação da prática docente na presença de alunos inclusos na sala de aula regualr. A pesquisa e análise de dados foram realizadas por meio da metodologia de pesquisa qualitativa e análise textual discursiva. Os resultados obtidos demonstram a importância da comunicação que deve ocorrer entre as professoras para que os alunos possam efetivamente aprender os conteúdos científicos, e também que o professor especialista infelizmente pelo excesso de atividade em sua jornada diária acaba por às vezes negligenciar o processo educativo com os alunos, consentindo que muitas vezes aconteça por muitas ocasiões o reforço e não o apoio pedagógico necessário para auxiliar os alunosThe government's proposal that of inclusive education is based on curriculum adaptation, perfomed by the action of a multidisciplinary team that supports both the teacher and the commom room for students with disabilities, through monitoring, study and research order to include it and keep it on the commom network of education at all levels. Backed by precepts that consider the individual as dependent on social relations, the school should be seen as one of the bodies responsabile for this to occur, constituting a space of social interaction (SEESP/MEC, 2004). This study aims to investigate the perceptions of science teachers and classroom resources on visual impairment in relation to inclusion by the observation of teaching pratice in the presence of students included in the room classroom. The research and data analysis was perfomed to the methodology of qualitative research and discourse textual analysis. The results demonstrate the importance of communication that must occur between the teacher so that students can effectively learn the scientific content, and also that the specialist teachers unfortunately by too much activity in your daily journey ends up sometimes overlook the educational process with students, enabling that often happens in many occasions to strengthen, not pedagogical support needed to hel studentsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lippe, Eliza Marcia Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2010-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 f.application/pdfLIPPE, Eliza Marcia Oliveira. O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão. 2010. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90922000615055lippe_emo_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-21T06:24:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90922Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-21T06:24:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão
title O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão
spellingShingle O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão
Lippe, Eliza Marcia Oliveira [UNESP]
Ciencia - Estudo e ensino
Inclusão em educação
Deficientes visuais
Ensino de ciências
Educational inclusion
Visual impairment
Science teaching
title_short O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão
title_full O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão
title_fullStr O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão
title_full_unstemmed O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão
title_sort O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão
author Lippe, Eliza Marcia Oliveira [UNESP]
author_facet Lippe, Eliza Marcia Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lippe, Eliza Marcia Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia - Estudo e ensino
Inclusão em educação
Deficientes visuais
Ensino de ciências
Educational inclusion
Visual impairment
Science teaching
topic Ciencia - Estudo e ensino
Inclusão em educação
Deficientes visuais
Ensino de ciências
Educational inclusion
Visual impairment
Science teaching
description A proposta da educação inclusiva do governo estadual baseia-se na adaptação curricular, realizada pela ação de uma equipe multidisciplinar que oferece suporte tanto ao professor da sala comum quanto ao aluno com deficiência, por meio do acompanhamento, do estudo e da pesquisa, de modo a incluí-lo e mantê-lo na rede comum de ensino em todos os seus níveis. Essa proposta está amparada em preceitos que consideram o indivíduo como dependente das relações sociais, a escola se configura como uma das instâncias responsáveis para que isso ocorra, constituindo-se como um espaço de convivência social (SEESP/MEC, 2004). O presente estudo tem como objetivo investigar quais as percepções das professoras de ciências e da sala de recursos em deficiência visual com relação à inclusão, mediante a observação da prática docente na presença de alunos inclusos na sala de aula regualr. A pesquisa e análise de dados foram realizadas por meio da metodologia de pesquisa qualitativa e análise textual discursiva. Os resultados obtidos demonstram a importância da comunicação que deve ocorrer entre as professoras para que os alunos possam efetivamente aprender os conteúdos científicos, e também que o professor especialista infelizmente pelo excesso de atividade em sua jornada diária acaba por às vezes negligenciar o processo educativo com os alunos, consentindo que muitas vezes aconteça por muitas ocasiões o reforço e não o apoio pedagógico necessário para auxiliar os alunos
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-11
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIPPE, Eliza Marcia Oliveira. O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão. 2010. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90922
000615055
lippe_emo_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv LIPPE, Eliza Marcia Oliveira. O ensino de ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão. 2010. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000615055
lippe_emo_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650318653718528