Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opinião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarelli, Ariane [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92987
Resumo: A partir da necessidade de dinamizar a processo de ensino-aprendizagem, nasceu o simulador empresarial e jogo de empresas Mercado Virtual. Ele integra diversos conteúdos da graduação em Engenharia de Produção e apresenta-se na forma de um jogo que simula um ambiente organizacional industrial. O presente trabalho apresenta as opiniões de usuários sobre o jogo como mediador e apoio do processo ensino-aprendizagem no ensino de engenharia. A pesquisa é de natureza aplicada nas formas de abordagens quantitativa e qualitativa, com objetivo exploratório e procedimento técnico de pesquisa bibliográfica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionário e banco de dados do jogo. Os dados foram submetidos à análise descritiva e evidenciaram que a habilidade gerencial mais desafiada pelo jogo foi a capacidade de assumir riscos, que o benefício alcançado de maior intensidade foi praticar tomada de decisões e que a técnica de ensino com maior participação e aproveitamento foi jogos e simulações. Como principais conclusões, pode-se destacar o envolvimento ativo do educando no processo de aprendizagem, a simulação da prática no ambiente acadêmico no que se refere à vivência do processo de análise de problemas, processo decisório de uma organização, e controle de resultados; o jogo foi bem aceito em ambiente web pela facilidade de acesso, flexibilidade de uso de espaço e tempo, boa aceitação dos cenários das simulações, assim como do ambiente interativo de aprendizagem e do método B-learning.
id UNSP_b3a38a55043ef9c470f97cf07797b504
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92987
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opiniãoJogos (Empresa)Simuladores (Computadores digitais) - EmpresasB-learningBusiness gamesBusiness simulationsA partir da necessidade de dinamizar a processo de ensino-aprendizagem, nasceu o simulador empresarial e jogo de empresas Mercado Virtual. Ele integra diversos conteúdos da graduação em Engenharia de Produção e apresenta-se na forma de um jogo que simula um ambiente organizacional industrial. O presente trabalho apresenta as opiniões de usuários sobre o jogo como mediador e apoio do processo ensino-aprendizagem no ensino de engenharia. A pesquisa é de natureza aplicada nas formas de abordagens quantitativa e qualitativa, com objetivo exploratório e procedimento técnico de pesquisa bibliográfica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionário e banco de dados do jogo. Os dados foram submetidos à análise descritiva e evidenciaram que a habilidade gerencial mais desafiada pelo jogo foi a capacidade de assumir riscos, que o benefício alcançado de maior intensidade foi praticar tomada de decisões e que a técnica de ensino com maior participação e aproveitamento foi jogos e simulações. Como principais conclusões, pode-se destacar o envolvimento ativo do educando no processo de aprendizagem, a simulação da prática no ambiente acadêmico no que se refere à vivência do processo de análise de problemas, processo decisório de uma organização, e controle de resultados; o jogo foi bem aceito em ambiente web pela facilidade de acesso, flexibilidade de uso de espaço e tempo, boa aceitação dos cenários das simulações, assim como do ambiente interativo de aprendizagem e do método B-learning.From the need to give dynamism to the teaching-learning, it brought forth a enterprise simulator and business game called Mercado Virtual. It comprises various contents of the graduation in Production Engineering and it is presented in the form of a game which simulates an industrial organizational environment. This essay shows the users opinions about the game as mediator and support to the teaching-learning process in the enginnering teaching. Research is applied in the forms of quantitative and qualitative approaches, with exploratory objective and bibliographic research techinical procedure. The instruments of data collection used were evaluation questionnaire and software database. Data were submitted to descriptive analysis and cleared that the managerial ability most challenged by the game was the capacity to take risks, the greather intensity benefit achieved was practicing decisions taking and the technique of teaching with greater participation and availing was games and simulations. As the main conclusions, it can stand out the student active involvement in the learning process, the simulation of practice in academy environment as regards the experimential of problems examination process, decision taking of an organization and control of results; the game was well accepted in web environment because the ease access, flexibility of space and time use and good acceptance of simulations scenarios, as well as the interactive learning environment and the b-learning method.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, José de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Scarelli, Ariane [UNESP]2014-06-11T19:26:16Z2014-06-11T19:26:16Z2009-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 p. : il.application/pdfSCARELLI, Ariane. Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opinião. 2009. 171 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2009.http://hdl.handle.net/11449/92987000602077scarelli_a_me_bauru.pdf33004056086P60758745124500295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T19:05:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92987Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:49:18.351904Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opinião
title Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opinião
spellingShingle Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opinião
Scarelli, Ariane [UNESP]
Jogos (Empresa)
Simuladores (Computadores digitais) - Empresas
B-learning
Business games
Business simulations
title_short Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opinião
title_full Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opinião
title_fullStr Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opinião
title_full_unstemmed Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opinião
title_sort Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opinião
author Scarelli, Ariane [UNESP]
author_facet Scarelli, Ariane [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, José de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarelli, Ariane [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos (Empresa)
Simuladores (Computadores digitais) - Empresas
B-learning
Business games
Business simulations
topic Jogos (Empresa)
Simuladores (Computadores digitais) - Empresas
B-learning
Business games
Business simulations
description A partir da necessidade de dinamizar a processo de ensino-aprendizagem, nasceu o simulador empresarial e jogo de empresas Mercado Virtual. Ele integra diversos conteúdos da graduação em Engenharia de Produção e apresenta-se na forma de um jogo que simula um ambiente organizacional industrial. O presente trabalho apresenta as opiniões de usuários sobre o jogo como mediador e apoio do processo ensino-aprendizagem no ensino de engenharia. A pesquisa é de natureza aplicada nas formas de abordagens quantitativa e qualitativa, com objetivo exploratório e procedimento técnico de pesquisa bibliográfica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionário e banco de dados do jogo. Os dados foram submetidos à análise descritiva e evidenciaram que a habilidade gerencial mais desafiada pelo jogo foi a capacidade de assumir riscos, que o benefício alcançado de maior intensidade foi praticar tomada de decisões e que a técnica de ensino com maior participação e aproveitamento foi jogos e simulações. Como principais conclusões, pode-se destacar o envolvimento ativo do educando no processo de aprendizagem, a simulação da prática no ambiente acadêmico no que se refere à vivência do processo de análise de problemas, processo decisório de uma organização, e controle de resultados; o jogo foi bem aceito em ambiente web pela facilidade de acesso, flexibilidade de uso de espaço e tempo, boa aceitação dos cenários das simulações, assim como do ambiente interativo de aprendizagem e do método B-learning.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-26
2014-06-11T19:26:16Z
2014-06-11T19:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCARELLI, Ariane. Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opinião. 2009. 171 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/92987
000602077
scarelli_a_me_bauru.pdf
33004056086P6
0758745124500295
identifier_str_mv SCARELLI, Ariane. Mediação do processo ensino-aprendizagem com o jogo de empresas mercado virtual: uma pesquisa de opinião. 2009. 171 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2009.
000602077
scarelli_a_me_bauru.pdf
33004056086P6
0758745124500295
url http://hdl.handle.net/11449/92987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 p. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129253675368448