Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jaqueline Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234655
Resumo: Tendo em vista o paradigma da valorização da racionalidade sobre o ensino escolar convencionalizado, esta dissertação apresenta as principais concepções sobre o desenvolvimento humano por meio da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf, dispondo dos pressupostos basilares do pensamento de Rudolf Steiner, o qual considera o desenvolvimento a partir do corpo, da alma e do espírito. Iniciamos este trabalho a partir de uma análise de conjuntura, identificando neste percurso aspectos históricos que explicitam as origens do pensamento racionalista e seu desenvolvimento, desde o pensamento clássico da escolástica grega, passando pelo século XVI, mediante o pensamento cartesiano e sua influência na constituição da oposição entre sociedade e natureza a partir da Revolução Científica. Ressaltamos o querer, o sentir e pensar como princípios para o desenvolvimento humano na prática docente na Pedagogia Waldorf, com ênfase no querer na Educação Infantil, bem como, o andar, o falar e o pensar como as três atividades principais neste processo de desenvolvimento da criança. Em contraposição ao paradigma racionalista, destacamos as contribuições do romantismo alemão, a partir de Schiller e Goethe sobre o pensamento antroposófico, por meio do conceito de Bildung, na constituição e desenvolvimento do ser humano. Assim como, suas reflexões a partir da fenomenologia, a qual por meio de uma cosmovisão, considera aspectos sensitivos e suprassensíveis na pesquisa científica. Finalizamos este estudo com algumas reflexões sobre as contribuições do brincar a partir dos elementos naturais na Educação Infantil considerando sua relevância na constituição do conhecimento e do desenvolvimento humano neste primeiro período da vida.
id UNSP_b48248124f2f12c881d6a883a84fc242
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234655
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofiaFor another education: the conception of human being and childhood through Waldorf pedagogy and anthroposophyRacionalidadeDesenvolvimento do ser humanoPedagogia WaldorfEducação infantilRationalityHuman developmentWaldorf pedagogyEarly childhood educationTendo em vista o paradigma da valorização da racionalidade sobre o ensino escolar convencionalizado, esta dissertação apresenta as principais concepções sobre o desenvolvimento humano por meio da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf, dispondo dos pressupostos basilares do pensamento de Rudolf Steiner, o qual considera o desenvolvimento a partir do corpo, da alma e do espírito. Iniciamos este trabalho a partir de uma análise de conjuntura, identificando neste percurso aspectos históricos que explicitam as origens do pensamento racionalista e seu desenvolvimento, desde o pensamento clássico da escolástica grega, passando pelo século XVI, mediante o pensamento cartesiano e sua influência na constituição da oposição entre sociedade e natureza a partir da Revolução Científica. Ressaltamos o querer, o sentir e pensar como princípios para o desenvolvimento humano na prática docente na Pedagogia Waldorf, com ênfase no querer na Educação Infantil, bem como, o andar, o falar e o pensar como as três atividades principais neste processo de desenvolvimento da criança. Em contraposição ao paradigma racionalista, destacamos as contribuições do romantismo alemão, a partir de Schiller e Goethe sobre o pensamento antroposófico, por meio do conceito de Bildung, na constituição e desenvolvimento do ser humano. Assim como, suas reflexões a partir da fenomenologia, a qual por meio de uma cosmovisão, considera aspectos sensitivos e suprassensíveis na pesquisa científica. Finalizamos este estudo com algumas reflexões sobre as contribuições do brincar a partir dos elementos naturais na Educação Infantil considerando sua relevância na constituição do conhecimento e do desenvolvimento humano neste primeiro período da vida.Bearing in mind the paradigm of valuing rationality over conventionalized school education. This research aimed to present the main conceptions of human development through Anthroposophy and Waldorf Pedagogy using the basic assumptions of Rudolf Steiner's thoughts who considered development from body, soul and spirit. The current work was started from the analysis of conjuncture to identify the historical aspects that explain the origins of rationalist thoughts and their development from classical thoughts of greek scholasticism in 16th century through cartesian thoughts and their influence on the constitution of opposition between society and nature from Scientific Revolution. We emphasized on desires, feelings and thinkings as principles for human development in teaching practice in Waldorf Pedagogy. The desires in Early Childhood Education emphasized on walking, talking and thinking, which are the three main activities in the process of student child development. In contrast to rationalist paradigm, we highlighted the contributions of german romanticism from Schiller and Goethe on anthroposophical thoughts through the concept of Bildung in constitution and development of human being. As well as his reflections from phenomenology through a cosmovision is considered sensitive and supersensitive aspects in scientific research. Therefore, this study concluded some reflections on the contributions of playing is a natural elements in Early Childhood Education and its relevance on constitution of knowledge and human development in first period of life.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Jaqueline Rodrigues2022-05-10T18:14:29Z2022-05-10T18:14:29Z2022-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Jaqueline Rodrigues. Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23465533004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-25T06:24:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234655Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-25T06:24:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia
For another education: the conception of human being and childhood through Waldorf pedagogy and anthroposophy
title Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia
spellingShingle Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia
Ferreira, Jaqueline Rodrigues
Racionalidade
Desenvolvimento do ser humano
Pedagogia Waldorf
Educação infantil
Rationality
Human development
Waldorf pedagogy
Early childhood education
title_short Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia
title_full Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia
title_fullStr Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia
title_full_unstemmed Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia
title_sort Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia
author Ferreira, Jaqueline Rodrigues
author_facet Ferreira, Jaqueline Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jaqueline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Racionalidade
Desenvolvimento do ser humano
Pedagogia Waldorf
Educação infantil
Rationality
Human development
Waldorf pedagogy
Early childhood education
topic Racionalidade
Desenvolvimento do ser humano
Pedagogia Waldorf
Educação infantil
Rationality
Human development
Waldorf pedagogy
Early childhood education
description Tendo em vista o paradigma da valorização da racionalidade sobre o ensino escolar convencionalizado, esta dissertação apresenta as principais concepções sobre o desenvolvimento humano por meio da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf, dispondo dos pressupostos basilares do pensamento de Rudolf Steiner, o qual considera o desenvolvimento a partir do corpo, da alma e do espírito. Iniciamos este trabalho a partir de uma análise de conjuntura, identificando neste percurso aspectos históricos que explicitam as origens do pensamento racionalista e seu desenvolvimento, desde o pensamento clássico da escolástica grega, passando pelo século XVI, mediante o pensamento cartesiano e sua influência na constituição da oposição entre sociedade e natureza a partir da Revolução Científica. Ressaltamos o querer, o sentir e pensar como princípios para o desenvolvimento humano na prática docente na Pedagogia Waldorf, com ênfase no querer na Educação Infantil, bem como, o andar, o falar e o pensar como as três atividades principais neste processo de desenvolvimento da criança. Em contraposição ao paradigma racionalista, destacamos as contribuições do romantismo alemão, a partir de Schiller e Goethe sobre o pensamento antroposófico, por meio do conceito de Bildung, na constituição e desenvolvimento do ser humano. Assim como, suas reflexões a partir da fenomenologia, a qual por meio de uma cosmovisão, considera aspectos sensitivos e suprassensíveis na pesquisa científica. Finalizamos este estudo com algumas reflexões sobre as contribuições do brincar a partir dos elementos naturais na Educação Infantil considerando sua relevância na constituição do conhecimento e do desenvolvimento humano neste primeiro período da vida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-10T18:14:29Z
2022-05-10T18:14:29Z
2022-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Jaqueline Rodrigues. Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
http://hdl.handle.net/11449/234655
33004110040P5
identifier_str_mv FERREIRA, Jaqueline Rodrigues. Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/234655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650083241066496