Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viol, Juliana França [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140059
Resumo: Neste trabalho apresentamos parte de uma pesquisa concluída, em nível de Mestrado, que objetivou identificar, evidenciar e compreender o movimento temático e teórico-metodológico das inter-relações das TIC e a Formação, Prática e Modos de Pensar de Professores que ensinam Matemática, por meio da realização de uma pesquisa qualitativa, segundo a modalidade do Estado do Conhecimento da Pesquisa, em que desenvolvemos um mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, no Estado de São Paulo e selecionamos como objetos de investigação e análise setenta Teses e Dissertações em Educação Matemática, produzidas e defendidas nos Programas de Pós-Graduação da USP, UNICAMP, UFSCar, UNESPRio Claro, PUC-São Paulo e UNESP-Bauru, no período de 1987 a 2007. Neste trabalho, discutiremos as Teses e Dissertação que trataram de processos continuados de Formação de Professores segundo a abordagem de grupos e práticas colaborativas, que nos mostraram que esses práticas podem se constituir como potencializadoras do processo de formação e do uso das TIC em sala de aula.
id UNSP_b5c835fc46514b2019f32b48bf7bf745
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/140059
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemáticaEducação MatemáticaFormação Continuada de ProfessoresTecnologias de Informação e de Comunicação (TIC)ColaboraçãoNeste trabalho apresentamos parte de uma pesquisa concluída, em nível de Mestrado, que objetivou identificar, evidenciar e compreender o movimento temático e teórico-metodológico das inter-relações das TIC e a Formação, Prática e Modos de Pensar de Professores que ensinam Matemática, por meio da realização de uma pesquisa qualitativa, segundo a modalidade do Estado do Conhecimento da Pesquisa, em que desenvolvemos um mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, no Estado de São Paulo e selecionamos como objetos de investigação e análise setenta Teses e Dissertações em Educação Matemática, produzidas e defendidas nos Programas de Pós-Graduação da USP, UNICAMP, UFSCar, UNESPRio Claro, PUC-São Paulo e UNESP-Bauru, no período de 1987 a 2007. Neste trabalho, discutiremos as Teses e Dissertação que trataram de processos continuados de Formação de Professores segundo a abordagem de grupos e práticas colaborativas, que nos mostraram que esses práticas podem se constituir como potencializadoras do processo de formação e do uso das TIC em sala de aula.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viol, Juliana França [UNESP]Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]2016-06-28T17:32:47Z2016-06-28T17:32:47Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6751-6761application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6751-67619708-2011http://hdl.handle.net/11449/140059ISSN2236-9708-2011-6751-6761.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-29T06:21:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140059Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-29T06:21:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática
title Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática
spellingShingle Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática
Viol, Juliana França [UNESP]
Educação Matemática
Formação Continuada de Professores
Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC)
Colaboração
title_short Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática
title_full Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática
title_fullStr Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática
title_full_unstemmed Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática
title_sort Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática
author Viol, Juliana França [UNESP]
author_facet Viol, Juliana França [UNESP]
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
author_role author
author2 Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Viol, Juliana França [UNESP]
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Formação Continuada de Professores
Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC)
Colaboração
topic Educação Matemática
Formação Continuada de Professores
Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC)
Colaboração
description Neste trabalho apresentamos parte de uma pesquisa concluída, em nível de Mestrado, que objetivou identificar, evidenciar e compreender o movimento temático e teórico-metodológico das inter-relações das TIC e a Formação, Prática e Modos de Pensar de Professores que ensinam Matemática, por meio da realização de uma pesquisa qualitativa, segundo a modalidade do Estado do Conhecimento da Pesquisa, em que desenvolvemos um mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, no Estado de São Paulo e selecionamos como objetos de investigação e análise setenta Teses e Dissertações em Educação Matemática, produzidas e defendidas nos Programas de Pós-Graduação da USP, UNICAMP, UFSCar, UNESPRio Claro, PUC-São Paulo e UNESP-Bauru, no período de 1987 a 2007. Neste trabalho, discutiremos as Teses e Dissertação que trataram de processos continuados de Formação de Professores segundo a abordagem de grupos e práticas colaborativas, que nos mostraram que esses práticas podem se constituir como potencializadoras do processo de formação e do uso das TIC em sala de aula.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:47Z
2016-06-28T17:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6751-6761
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/140059
ISSN2236-9708-2011-6751-6761.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140059
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6751-6761
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-6751-6761.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6751-6761
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965449036759040