Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/140059 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos parte de uma pesquisa concluída, em nível de Mestrado, que objetivou identificar, evidenciar e compreender o movimento temático e teórico-metodológico das inter-relações das TIC e a Formação, Prática e Modos de Pensar de Professores que ensinam Matemática, por meio da realização de uma pesquisa qualitativa, segundo a modalidade do Estado do Conhecimento da Pesquisa, em que desenvolvemos um mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, no Estado de São Paulo e selecionamos como objetos de investigação e análise setenta Teses e Dissertações em Educação Matemática, produzidas e defendidas nos Programas de Pós-Graduação da USP, UNICAMP, UFSCar, UNESPRio Claro, PUC-São Paulo e UNESP-Bauru, no período de 1987 a 2007. Neste trabalho, discutiremos as Teses e Dissertação que trataram de processos continuados de Formação de Professores segundo a abordagem de grupos e práticas colaborativas, que nos mostraram que esses práticas podem se constituir como potencializadoras do processo de formação e do uso das TIC em sala de aula. |
id |
UNSP_b5c835fc46514b2019f32b48bf7bf745 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/140059 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemáticaEducação MatemáticaFormação Continuada de ProfessoresTecnologias de Informação e de Comunicação (TIC)ColaboraçãoNeste trabalho apresentamos parte de uma pesquisa concluída, em nível de Mestrado, que objetivou identificar, evidenciar e compreender o movimento temático e teórico-metodológico das inter-relações das TIC e a Formação, Prática e Modos de Pensar de Professores que ensinam Matemática, por meio da realização de uma pesquisa qualitativa, segundo a modalidade do Estado do Conhecimento da Pesquisa, em que desenvolvemos um mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, no Estado de São Paulo e selecionamos como objetos de investigação e análise setenta Teses e Dissertações em Educação Matemática, produzidas e defendidas nos Programas de Pós-Graduação da USP, UNICAMP, UFSCar, UNESPRio Claro, PUC-São Paulo e UNESP-Bauru, no período de 1987 a 2007. Neste trabalho, discutiremos as Teses e Dissertação que trataram de processos continuados de Formação de Professores segundo a abordagem de grupos e práticas colaborativas, que nos mostraram que esses práticas podem se constituir como potencializadoras do processo de formação e do uso das TIC em sala de aula.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viol, Juliana França [UNESP]Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]2016-06-28T17:32:47Z2016-06-28T17:32:47Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6751-6761application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6751-67619708-2011http://hdl.handle.net/11449/140059ISSN2236-9708-2011-6751-6761.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-29T06:21:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140059Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-29T06:21:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática |
title |
Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática |
spellingShingle |
Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática Viol, Juliana França [UNESP] Educação Matemática Formação Continuada de Professores Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) Colaboração |
title_short |
Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática |
title_full |
Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática |
title_fullStr |
Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática |
title_sort |
Formação continuada de professores, tecnologias e colaboração: uma leitura por meio de teses e dissertações em educação matemática |
author |
Viol, Juliana França [UNESP] |
author_facet |
Viol, Juliana França [UNESP] Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viol, Juliana França [UNESP] Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Formação Continuada de Professores Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) Colaboração |
topic |
Educação Matemática Formação Continuada de Professores Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) Colaboração |
description |
Neste trabalho apresentamos parte de uma pesquisa concluída, em nível de Mestrado, que objetivou identificar, evidenciar e compreender o movimento temático e teórico-metodológico das inter-relações das TIC e a Formação, Prática e Modos de Pensar de Professores que ensinam Matemática, por meio da realização de uma pesquisa qualitativa, segundo a modalidade do Estado do Conhecimento da Pesquisa, em que desenvolvemos um mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, no Estado de São Paulo e selecionamos como objetos de investigação e análise setenta Teses e Dissertações em Educação Matemática, produzidas e defendidas nos Programas de Pós-Graduação da USP, UNICAMP, UFSCar, UNESPRio Claro, PUC-São Paulo e UNESP-Bauru, no período de 1987 a 2007. Neste trabalho, discutiremos as Teses e Dissertação que trataram de processos continuados de Formação de Professores segundo a abordagem de grupos e práticas colaborativas, que nos mostraram que esses práticas podem se constituir como potencializadoras do processo de formação e do uso das TIC em sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:47Z 2016-06-28T17:32:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6751-6761 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/140059 ISSN2236-9708-2011-6751-6761.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/140059 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6751-6761 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-6751-6761.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6751-6761 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965449036759040 |