A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Cláudio [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90950
Resumo: O presente trabalho buscou enfocar as práticas docentes no ensino de ciências nas séries finais do Ensino Fundamental, na atualidade, e os fundamentos teóricos que as embasam, assim como o nível de envolvimento dos professores com as propostas de inovações e/ou reorganizações curriculares para tal ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve a participação de cinco professores de ciências que atuam em quatro escolas da rede pública estadual de São Paulo. Para a coleta de dados foram aplicados questionários, realizadas entrevistas individuais e grupais, observadas 25 (vinte e cinco) aulas desses professores e analisados seus planos de ensino e os livros didáticos adotados por eles. Através desses instrumentos tentou-se desvendar o retrato do ensino de ciências na atualidade e os entraves que limitam as práticas docentes para compreensão do que falta para que o ensino e a aprendizagem ocorram de modo mas satisfatório. Estes aspectos foram priorizados por serem relevantes como ponto de partida para qualquer processo de mudança no ensino. Conclui-se que, muito ainda há de ser feito, principalmente no campo da formação inicial e continuada de professores de ciências, visto que o ensino ministrado conserva os pressupostos da pedagogia tradicional, quando o desejável seria o ensino ativo, para o alcance da educação voltada para a alfabetização científica.
id UNSP_b7a10d68138a5dd84f4a4c272a69d1b4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90950
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino FundamentalCiênciasProfessores de ensino fundamentalPrática docenteProfessor pesquisador crítico-reflexivoCiências (ensino fundamental) - Modelos de ensinoScience (high schoolarization) - Teaching modelsHigh school teachers - Continued intensive studiesPractical teachingResearcher critical - Reflexive teachersO presente trabalho buscou enfocar as práticas docentes no ensino de ciências nas séries finais do Ensino Fundamental, na atualidade, e os fundamentos teóricos que as embasam, assim como o nível de envolvimento dos professores com as propostas de inovações e/ou reorganizações curriculares para tal ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve a participação de cinco professores de ciências que atuam em quatro escolas da rede pública estadual de São Paulo. Para a coleta de dados foram aplicados questionários, realizadas entrevistas individuais e grupais, observadas 25 (vinte e cinco) aulas desses professores e analisados seus planos de ensino e os livros didáticos adotados por eles. Através desses instrumentos tentou-se desvendar o retrato do ensino de ciências na atualidade e os entraves que limitam as práticas docentes para compreensão do que falta para que o ensino e a aprendizagem ocorram de modo mas satisfatório. Estes aspectos foram priorizados por serem relevantes como ponto de partida para qualquer processo de mudança no ensino. Conclui-se que, muito ainda há de ser feito, principalmente no campo da formação inicial e continuada de professores de ciências, visto que o ensino ministrado conserva os pressupostos da pedagogia tradicional, quando o desejável seria o ensino ativo, para o alcance da educação voltada para a alfabetização científica.This paper aims to give emphasis about practical teaching of science teachers of high school nowadays, as well to concern about theorical embasaments of teaching and learning and so their involvement when facing innovation and/or reorganization purposes related to this matter. The research based on qualitative data had 05 science teachers from public schools of São Paulo State and the data were gathered through 25 questionnaires, individual and grupal interviews and 25 times observation of classes by these teachers when doing that. Their schedules (plans of work), school methods adopted by high schools were still subjected to a study. By those instruments the portrait of science nowadays was the goal to face problems that this work can cause to education process, in order to bring comprehension to the lacks of teacher's practice to make them the way to a better job in education (satisfaction ways of doing this). These points of view were considered initial to any change in education process. Finally, there are so much things to do in education mainly about professional career, about its beginning and in its continuing of science teachers, cause their job still has traditional pedagogic practices and the ideal way to work could be actually being active when teaching, in order to reach scientific alphabetization in educational process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Daibem, Ana Maria Lombardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moreira, Cláudio [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2008-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis212 f. : il.application/pdfMOREIRA, Cláudio. A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental. 2008. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90950000549334moreira_c_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T06:24:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90950Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:11:46.852705Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental
title A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental
spellingShingle A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental
Moreira, Cláudio [UNESP]
Ciências
Professores de ensino fundamental
Prática docente
Professor pesquisador crítico-reflexivo
Ciências (ensino fundamental) - Modelos de ensino
Science (high schoolarization) - Teaching models
High school teachers - Continued intensive studies
Practical teaching
Researcher critical - Reflexive teachers
title_short A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental
title_full A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental
title_fullStr A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental
title_sort A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental
author Moreira, Cláudio [UNESP]
author_facet Moreira, Cláudio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daibem, Ana Maria Lombardi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Cláudio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Professores de ensino fundamental
Prática docente
Professor pesquisador crítico-reflexivo
Ciências (ensino fundamental) - Modelos de ensino
Science (high schoolarization) - Teaching models
High school teachers - Continued intensive studies
Practical teaching
Researcher critical - Reflexive teachers
topic Ciências
Professores de ensino fundamental
Prática docente
Professor pesquisador crítico-reflexivo
Ciências (ensino fundamental) - Modelos de ensino
Science (high schoolarization) - Teaching models
High school teachers - Continued intensive studies
Practical teaching
Researcher critical - Reflexive teachers
description O presente trabalho buscou enfocar as práticas docentes no ensino de ciências nas séries finais do Ensino Fundamental, na atualidade, e os fundamentos teóricos que as embasam, assim como o nível de envolvimento dos professores com as propostas de inovações e/ou reorganizações curriculares para tal ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve a participação de cinco professores de ciências que atuam em quatro escolas da rede pública estadual de São Paulo. Para a coleta de dados foram aplicados questionários, realizadas entrevistas individuais e grupais, observadas 25 (vinte e cinco) aulas desses professores e analisados seus planos de ensino e os livros didáticos adotados por eles. Através desses instrumentos tentou-se desvendar o retrato do ensino de ciências na atualidade e os entraves que limitam as práticas docentes para compreensão do que falta para que o ensino e a aprendizagem ocorram de modo mas satisfatório. Estes aspectos foram priorizados por serem relevantes como ponto de partida para qualquer processo de mudança no ensino. Conclui-se que, muito ainda há de ser feito, principalmente no campo da formação inicial e continuada de professores de ciências, visto que o ensino ministrado conserva os pressupostos da pedagogia tradicional, quando o desejável seria o ensino ativo, para o alcance da educação voltada para a alfabetização científica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-07
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Cláudio. A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental. 2008. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90950
000549334
moreira_c_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv MOREIRA, Cláudio. A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental. 2008. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000549334
moreira_c_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 212 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129170448842752