"Vamos Brincar?": o direito de brincar e a atuação do grupo de Extensão Universitária "Comunicativa e Popular" Ginga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Beatriz Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216544
Resumo: O presente trabalho objetivou estudar sobre o direito de brincar, evidenciado por meio das legislações que o garantem , como o mesmo é essencial para a fase infantil. Refletiu a concepção sócio histórica de infância durante o período do século XX e trouxe como experiência a atuação do Grupo de Extensão Universitária “Comunicativa e Popular Ginga” na busca do direito de brincar, abordando também a realidade social encontrada no espaço de atuação do grupo. Buscou colaborar no debate acerca da compreensão da garantia do direito de brincar, além de evidenciar a importância da Extensão Universitária Comunicativa e Popular no trabalho com a comunidade e valorização dos saberes populares. Desta forma, o estudo aproxima-se da reflexão crítica dialética, capaz de fornecer o entendimento de totalidade do objeto trabalhado, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e relato de experiência para elaboração das proposições aqui apresentadas. Ademais, apresenta os impasses advindos da pandemia de Covid-19 que impossibilitaram o trabalho do grupo Ginga até o momento, mas que mesmo com as adversidades se manteve atuante, com o planejamento das ações que virão no cenário futuro que o espera e assim, essas reflexões contribuam com o contexto histórico e social da extensão.
id UNSP_b9d2b5dcf4a4378ee2d7edae942a83bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216544
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling "Vamos Brincar?": o direito de brincar e a atuação do grupo de Extensão Universitária "Comunicativa e Popular" GingaShall we play?”: The right to play and the performance of the communicative and popular university extension group GingaBrincarGingaCriançaInfânciaDireitoPlayingChildChildhoodRightO presente trabalho objetivou estudar sobre o direito de brincar, evidenciado por meio das legislações que o garantem , como o mesmo é essencial para a fase infantil. Refletiu a concepção sócio histórica de infância durante o período do século XX e trouxe como experiência a atuação do Grupo de Extensão Universitária “Comunicativa e Popular Ginga” na busca do direito de brincar, abordando também a realidade social encontrada no espaço de atuação do grupo. Buscou colaborar no debate acerca da compreensão da garantia do direito de brincar, além de evidenciar a importância da Extensão Universitária Comunicativa e Popular no trabalho com a comunidade e valorização dos saberes populares. Desta forma, o estudo aproxima-se da reflexão crítica dialética, capaz de fornecer o entendimento de totalidade do objeto trabalhado, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e relato de experiência para elaboração das proposições aqui apresentadas. Ademais, apresenta os impasses advindos da pandemia de Covid-19 que impossibilitaram o trabalho do grupo Ginga até o momento, mas que mesmo com as adversidades se manteve atuante, com o planejamento das ações que virão no cenário futuro que o espera e assim, essas reflexões contribuam com o contexto histórico e social da extensão.The present work aimed to study about the right to play, evidenced by the legislation that guarantees it, and how it is essential to the childhood phase. It reflected the social and historical conception of childhood during the 20th century and brought as experience the acting of the Communicative and Popular University Extension Group Ginga in the search for the right to play, also approaching the social reality found in the group's acting space. It sought to contribute to the debate about the understanding of the guarantee of the right to play, in addition to highlighting the importance of Communicative and Popular University Extension in working with the community and valuing popular knowledge. Thus, the study approaches the dialectical critical reflection, capable of providing the understanding of the totality of the object worked, using bibliographic research and experience report to elaborate the propositions presented here. Furthermore, it presents the impasses arising from the Covid-19 pandemic that have made it impossible for the Ginga group to work up to now, but that even with the adversities it has remained active, with the planning of actions that will come in the future scenario that awaits it and thus, these reflections contribute to the historical and social context of extension.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Piana, Maria Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ana Beatriz Souza2022-02-11T14:58:52Z2022-02-11T14:58:52Z2022-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:16:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216544Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:32:52.523399Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Vamos Brincar?": o direito de brincar e a atuação do grupo de Extensão Universitária "Comunicativa e Popular" Ginga
Shall we play?”: The right to play and the performance of the communicative and popular university extension group Ginga
title "Vamos Brincar?": o direito de brincar e a atuação do grupo de Extensão Universitária "Comunicativa e Popular" Ginga
spellingShingle "Vamos Brincar?": o direito de brincar e a atuação do grupo de Extensão Universitária "Comunicativa e Popular" Ginga
Silva, Ana Beatriz Souza
Brincar
Ginga
Criança
Infância
Direito
Playing
Child
Childhood
Right
title_short "Vamos Brincar?": o direito de brincar e a atuação do grupo de Extensão Universitária "Comunicativa e Popular" Ginga
title_full "Vamos Brincar?": o direito de brincar e a atuação do grupo de Extensão Universitária "Comunicativa e Popular" Ginga
title_fullStr "Vamos Brincar?": o direito de brincar e a atuação do grupo de Extensão Universitária "Comunicativa e Popular" Ginga
title_full_unstemmed "Vamos Brincar?": o direito de brincar e a atuação do grupo de Extensão Universitária "Comunicativa e Popular" Ginga
title_sort "Vamos Brincar?": o direito de brincar e a atuação do grupo de Extensão Universitária "Comunicativa e Popular" Ginga
author Silva, Ana Beatriz Souza
author_facet Silva, Ana Beatriz Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piana, Maria Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Beatriz Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Ginga
Criança
Infância
Direito
Playing
Child
Childhood
Right
topic Brincar
Ginga
Criança
Infância
Direito
Playing
Child
Childhood
Right
description O presente trabalho objetivou estudar sobre o direito de brincar, evidenciado por meio das legislações que o garantem , como o mesmo é essencial para a fase infantil. Refletiu a concepção sócio histórica de infância durante o período do século XX e trouxe como experiência a atuação do Grupo de Extensão Universitária “Comunicativa e Popular Ginga” na busca do direito de brincar, abordando também a realidade social encontrada no espaço de atuação do grupo. Buscou colaborar no debate acerca da compreensão da garantia do direito de brincar, além de evidenciar a importância da Extensão Universitária Comunicativa e Popular no trabalho com a comunidade e valorização dos saberes populares. Desta forma, o estudo aproxima-se da reflexão crítica dialética, capaz de fornecer o entendimento de totalidade do objeto trabalhado, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e relato de experiência para elaboração das proposições aqui apresentadas. Ademais, apresenta os impasses advindos da pandemia de Covid-19 que impossibilitaram o trabalho do grupo Ginga até o momento, mas que mesmo com as adversidades se manteve atuante, com o planejamento das ações que virão no cenário futuro que o espera e assim, essas reflexões contribuam com o contexto histórico e social da extensão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-11T14:58:52Z
2022-02-11T14:58:52Z
2022-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216544
url http://hdl.handle.net/11449/216544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129083400257536