Jogo da malha quadriculada aplicado no ensino de matemática para o quinto ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141676 |
Resumo: | A cidade de Itapeva está inserida no maior pólo de reflorestamento do Estado de São Paulo. Por outro lado, possui déficit em educadores na área de matemática. O município tem investido para a melhoria dos anos iniciais do ensino fundamental em todas as áreas do conhecimento e tem buscado parcerias junto a pesquisadores do Campus Experimental de Itapeva (UNESP). Juntamente a esses fatores, tem sido bastante desenvolvida a pesquisa e utilização de jogos no ensino de matemática. Este trabalho faz parte do projeto de extensão universitária “Utilização de jogos e brinquedos educativos no ensino de matemática na cidade de Itapeva – SP” que consta na elaboração de jogos, de acordo com o conteúdo da ementa, especialmente a partir de madeira e seus derivados, ou de outros materiais, para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo atenção à portadores de deficiência (visual ou cognitiva). O objetivo do trabalho foi criar um jogo a partir um derivado de madeira, o MDF (Medium Density FIberboard) que propicie, através de figuras geométricas e da composição de mosaicos, a aprendizagem de sequências bem como da decomposição de figuras geométricas em triângulos, conteúdos que constam no plano de ensino de matemática do quinto ano do ensino fundamental. O jogo desenvolvido atendeu às expectativas dos professores e propiciou a composição de mosaicos e sequências, operações numéricas com pontuações relacionadas às figuras como “variáveis”, contato com figuras geométricas, criatividade e sociabilidade aos alunos de quinto ano do ensino fundamental. |
id |
UNSP_ba4cf2aa319537488084bbe50a102320 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141676 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Jogo da malha quadriculada aplicado no ensino de matemática para o quinto ano do ensino fundamentalA cidade de Itapeva está inserida no maior pólo de reflorestamento do Estado de São Paulo. Por outro lado, possui déficit em educadores na área de matemática. O município tem investido para a melhoria dos anos iniciais do ensino fundamental em todas as áreas do conhecimento e tem buscado parcerias junto a pesquisadores do Campus Experimental de Itapeva (UNESP). Juntamente a esses fatores, tem sido bastante desenvolvida a pesquisa e utilização de jogos no ensino de matemática. Este trabalho faz parte do projeto de extensão universitária “Utilização de jogos e brinquedos educativos no ensino de matemática na cidade de Itapeva – SP” que consta na elaboração de jogos, de acordo com o conteúdo da ementa, especialmente a partir de madeira e seus derivados, ou de outros materiais, para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo atenção à portadores de deficiência (visual ou cognitiva). O objetivo do trabalho foi criar um jogo a partir um derivado de madeira, o MDF (Medium Density FIberboard) que propicie, através de figuras geométricas e da composição de mosaicos, a aprendizagem de sequências bem como da decomposição de figuras geométricas em triângulos, conteúdos que constam no plano de ensino de matemática do quinto ano do ensino fundamental. O jogo desenvolvido atendeu às expectativas dos professores e propiciou a composição de mosaicos e sequências, operações numéricas com pontuações relacionadas às figuras como “variáveis”, contato com figuras geométricas, criatividade e sociabilidade aos alunos de quinto ano do ensino fundamental.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Industrial Madeireira, Câmpus Experimental de ItapevaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morales, Elen Aparecida Martines [UNESP]Martins, Jorge Carvalho [UNESP]Cardoso, Maurício de Freitas [UNESP]Almeida, Fernanda Maria [UNESP]Santos, Jonathan Almeida dos [UNESP]2016-07-19T12:59:59Z2016-07-19T12:59:59Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10324-10330application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10324-103302357-7819http://hdl.handle.net/11449/141676ISSN2357-7819-2014-10324-10330.pdf90117239537609970000-0002-9013-1578porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:15:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141676Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-10T06:15:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo da malha quadriculada aplicado no ensino de matemática para o quinto ano do ensino fundamental |
title |
Jogo da malha quadriculada aplicado no ensino de matemática para o quinto ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Jogo da malha quadriculada aplicado no ensino de matemática para o quinto ano do ensino fundamental Morales, Elen Aparecida Martines [UNESP] |
title_short |
Jogo da malha quadriculada aplicado no ensino de matemática para o quinto ano do ensino fundamental |
title_full |
Jogo da malha quadriculada aplicado no ensino de matemática para o quinto ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Jogo da malha quadriculada aplicado no ensino de matemática para o quinto ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Jogo da malha quadriculada aplicado no ensino de matemática para o quinto ano do ensino fundamental |
title_sort |
Jogo da malha quadriculada aplicado no ensino de matemática para o quinto ano do ensino fundamental |
author |
Morales, Elen Aparecida Martines [UNESP] |
author_facet |
Morales, Elen Aparecida Martines [UNESP] Martins, Jorge Carvalho [UNESP] Cardoso, Maurício de Freitas [UNESP] Almeida, Fernanda Maria [UNESP] Santos, Jonathan Almeida dos [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Jorge Carvalho [UNESP] Cardoso, Maurício de Freitas [UNESP] Almeida, Fernanda Maria [UNESP] Santos, Jonathan Almeida dos [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morales, Elen Aparecida Martines [UNESP] Martins, Jorge Carvalho [UNESP] Cardoso, Maurício de Freitas [UNESP] Almeida, Fernanda Maria [UNESP] Santos, Jonathan Almeida dos [UNESP] |
description |
A cidade de Itapeva está inserida no maior pólo de reflorestamento do Estado de São Paulo. Por outro lado, possui déficit em educadores na área de matemática. O município tem investido para a melhoria dos anos iniciais do ensino fundamental em todas as áreas do conhecimento e tem buscado parcerias junto a pesquisadores do Campus Experimental de Itapeva (UNESP). Juntamente a esses fatores, tem sido bastante desenvolvida a pesquisa e utilização de jogos no ensino de matemática. Este trabalho faz parte do projeto de extensão universitária “Utilização de jogos e brinquedos educativos no ensino de matemática na cidade de Itapeva – SP” que consta na elaboração de jogos, de acordo com o conteúdo da ementa, especialmente a partir de madeira e seus derivados, ou de outros materiais, para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo atenção à portadores de deficiência (visual ou cognitiva). O objetivo do trabalho foi criar um jogo a partir um derivado de madeira, o MDF (Medium Density FIberboard) que propicie, através de figuras geométricas e da composição de mosaicos, a aprendizagem de sequências bem como da decomposição de figuras geométricas em triângulos, conteúdos que constam no plano de ensino de matemática do quinto ano do ensino fundamental. O jogo desenvolvido atendeu às expectativas dos professores e propiciou a composição de mosaicos e sequências, operações numéricas com pontuações relacionadas às figuras como “variáveis”, contato com figuras geométricas, criatividade e sociabilidade aos alunos de quinto ano do ensino fundamental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:59Z 2016-07-19T12:59:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10324-10330 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141676 ISSN2357-7819-2014-10324-10330.pdf 9011723953760997 0000-0002-9013-1578 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141676 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10324-10330 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-10324-10330.pdf 9011723953760997 0000-0002-9013-1578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10324-10330 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803046875447689216 |