O conceito de atividade/ ação presente na formação inicial e nas práticas na educação infantil
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141767 |
Resumo: | A concepção que o professor tem sobre o conceito de atividade começa a ser formada com suas experiências como aluno, e vão se delineando em sua formação inicial até quando começa atuar diretamente com as crianças. Muitas propostas educativas foram criadas ao longo da história da educação, que valorizam a participação da criança, sua competência e a importância de sua ação, mas pesquisas comprovam que estes ideais ainda estão distantes da realidade das escolas. Mas esta distância não decorre da falta de propostas inovadoras, e sim, da sua transformação em práticas pedagógicas. O objetivo da pesquisa é discutir o conceito de atividade e suas implicações na formação inicial e nas práticas de professores da Educação Infantil e verificar quais as concepções de atividade e criança estão presentes no discurso dos estudantes do segundo ano de Pedagogia da FCT/Unesp e nas práticas de 3 professores de Educação Infantil de Presidente Prudente e comparar estas concepções com o pensamento dos teóricos que orientam os cursos de formação de professores e compõem as propostas pedagógicas das instituições. Para realização da pesquisa aplicamos questionários com os alunos de pedagogia e observações das práticas dos professores. Os resultados apontaram uma diversidade de concepções, revelando a falta de clareza do que é a atividade na Educação Infantil. Com relação às práticas dos professores, observamos concepções de atividade que, se aproximavam apenas da simples realização e outras vezes possibilitavam a ação e participação ativa da criança. Demonstrando uma necessidade de aprofundamento de estudos sobre a importância das atividades e da ação da criança como instrumento essencial para aprender e assim, contribuir para a mudança efetiva e melhora da qualidade na Educação Infantil. |
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