Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.rieoei.org/deloslectores/3396Castilho.pdf http://hdl.handle.net/11449/134428 |
Resumo: | Nas teorias sociomorais que perpassam Piaget, Kohlberg e Habermas, encontramos subsídios para o ensino de Ciências que se estabelece na perspectiva da construção crítica do conhecimento e da desmistificação da visão de ciência, assim como, de forma correspondente, também encontramos nos pressupostos do ensino crítico e desmistificado de Ciências um conjunto de subsídios que potencializa o desenvolvimento moral e a dimensão ética discursiva. Neste artigo, compartilhamos com o leitor alguns de nossos argumentos em prol da existência dessa ainda subestimada interface de implicações mútuas entre Ensino de Ciências e Educação Moral, com a presença de relevantes subsídios teórico-práticos que uma área pode dar à outra. A expectativa é que as discussões apresentadas contribuam para a reflexão do trabalho docente, numa perspectiva de educação científica e moral baseada no processo de construção da autonomia do aluno. |
id |
UNSP_c27ce7e3838131e75042e2ec673ff133 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134428 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuasDesenvolvimento moralÉtica discursivaConhecimento científicoAssuntos controvertidosNas teorias sociomorais que perpassam Piaget, Kohlberg e Habermas, encontramos subsídios para o ensino de Ciências que se estabelece na perspectiva da construção crítica do conhecimento e da desmistificação da visão de ciência, assim como, de forma correspondente, também encontramos nos pressupostos do ensino crítico e desmistificado de Ciências um conjunto de subsídios que potencializa o desenvolvimento moral e a dimensão ética discursiva. Neste artigo, compartilhamos com o leitor alguns de nossos argumentos em prol da existência dessa ainda subestimada interface de implicações mútuas entre Ensino de Ciências e Educação Moral, com a presença de relevantes subsídios teórico-práticos que uma área pode dar à outra. A expectativa é que as discussões apresentadas contribuam para a reflexão do trabalho docente, numa perspectiva de educação científica e moral baseada no processo de construção da autonomia do aluno.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Razera, Júlio Cesar CastilhoNardi, Roberto [UNESP]2016-03-02T12:56:41Z2016-03-02T12:56:41Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-12application/pdfhttp://www.rieoei.org/deloslectores/3396Castilho.pdfRevista Iberoamericana de Educación, v. 53, n. 3, p. 1-12, 2010.1681-5653http://hdl.handle.net/11449/134428ISSN1681-5653-2013-53-03-01-12.pdf44499477834749459193283186753430Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Iberoamericana de Educacióninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134428Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:49:12.445691Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas |
title |
Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas |
spellingShingle |
Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas Razera, Júlio Cesar Castilho Desenvolvimento moral Ética discursiva Conhecimento científico Assuntos controvertidos |
title_short |
Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas |
title_full |
Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas |
title_fullStr |
Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas |
title_full_unstemmed |
Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas |
title_sort |
Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas |
author |
Razera, Júlio Cesar Castilho |
author_facet |
Razera, Júlio Cesar Castilho Nardi, Roberto [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Razera, Júlio Cesar Castilho Nardi, Roberto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento moral Ética discursiva Conhecimento científico Assuntos controvertidos |
topic |
Desenvolvimento moral Ética discursiva Conhecimento científico Assuntos controvertidos |
description |
Nas teorias sociomorais que perpassam Piaget, Kohlberg e Habermas, encontramos subsídios para o ensino de Ciências que se estabelece na perspectiva da construção crítica do conhecimento e da desmistificação da visão de ciência, assim como, de forma correspondente, também encontramos nos pressupostos do ensino crítico e desmistificado de Ciências um conjunto de subsídios que potencializa o desenvolvimento moral e a dimensão ética discursiva. Neste artigo, compartilhamos com o leitor alguns de nossos argumentos em prol da existência dessa ainda subestimada interface de implicações mútuas entre Ensino de Ciências e Educação Moral, com a presença de relevantes subsídios teórico-práticos que uma área pode dar à outra. A expectativa é que as discussões apresentadas contribuam para a reflexão do trabalho docente, numa perspectiva de educação científica e moral baseada no processo de construção da autonomia do aluno. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-03-02T12:56:41Z 2016-03-02T12:56:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rieoei.org/deloslectores/3396Castilho.pdf Revista Iberoamericana de Educación, v. 53, n. 3, p. 1-12, 2010. 1681-5653 http://hdl.handle.net/11449/134428 ISSN1681-5653-2013-53-03-01-12.pdf 4449947783474945 9193283186753430 |
url |
http://www.rieoei.org/deloslectores/3396Castilho.pdf http://hdl.handle.net/11449/134428 |
identifier_str_mv |
Revista Iberoamericana de Educación, v. 53, n. 3, p. 1-12, 2010. 1681-5653 ISSN1681-5653-2013-53-03-01-12.pdf 4449947783474945 9193283186753430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Educación |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-12 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129555183960064 |