Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terribili Filho, Armando [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104842
Resumo: O ensino superior noturno é representativo no país, pois detém mais de 60% das matrículas em cursos de graduação. Com o objetivo de discutir se os componentes do entorno educacional (com recorte nas áreas de transportes, trânsito, segurança e legislação trabalhista) afetam o dia-a-dia do estudante e se podem interferir na sua condição física, na sua motivação, no seu empenho e no seu desempenho discente foi realizada pesquisa quali-quantitativa junto a 340 estudantes do período noturno de três instituições privadas: uma localizada na cidade de São Paulo, outra na região de Campinas e, uma terceira, na região de Araçatuba. A pesquisa contemplou também, a realização de entrevistas junto a coordenadores de cursos e Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Os resultados mostram que há aspectos comuns no cotidiano dos estudantes pesquisados: elevado índice de estudantes-trabalhadores (86%), longo dia de trabalho, alimentação inadequada, condições desfavoráveis de trânsito e transportes, horário inadequado de saída do trabalho e atividades profissionais após o expediente, que comprometem a chegada do estudante na instituição de ensino, sua condição física, de estudo, em função de atrasos constantes, perda de aulas e provas. De acordo com os estudantes pesquisados, este dia-a-dia afeta suas atividades de sala de aula, de pesquisa, de aprendizagem e de socialização na instituição. Após as aulas, as restrições de transportes para a residência e a exposição do estudante à crescente violência social urbana, complementam o cenário diário. A pesquisa apontou também que, as políticas públicas e as diretrizes das instituições de ensino para os cursos noturnos ignoram as dificuldades deste entorno em suas normas, regulamentos...
id UNSP_c51653acc08d9e6bbfaae643ed000553
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104842
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudanteEnsino superior e EstadoPoliticas publicasEnsino superior noturnoEntorno educacionalNight classesEducational enviromentPúblic policyUrban trafficPublic transportationSocial violenceO ensino superior noturno é representativo no país, pois detém mais de 60% das matrículas em cursos de graduação. Com o objetivo de discutir se os componentes do entorno educacional (com recorte nas áreas de transportes, trânsito, segurança e legislação trabalhista) afetam o dia-a-dia do estudante e se podem interferir na sua condição física, na sua motivação, no seu empenho e no seu desempenho discente foi realizada pesquisa quali-quantitativa junto a 340 estudantes do período noturno de três instituições privadas: uma localizada na cidade de São Paulo, outra na região de Campinas e, uma terceira, na região de Araçatuba. A pesquisa contemplou também, a realização de entrevistas junto a coordenadores de cursos e Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Os resultados mostram que há aspectos comuns no cotidiano dos estudantes pesquisados: elevado índice de estudantes-trabalhadores (86%), longo dia de trabalho, alimentação inadequada, condições desfavoráveis de trânsito e transportes, horário inadequado de saída do trabalho e atividades profissionais após o expediente, que comprometem a chegada do estudante na instituição de ensino, sua condição física, de estudo, em função de atrasos constantes, perda de aulas e provas. De acordo com os estudantes pesquisados, este dia-a-dia afeta suas atividades de sala de aula, de pesquisa, de aprendizagem e de socialização na instituição. Após as aulas, as restrições de transportes para a residência e a exposição do estudante à crescente violência social urbana, complementam o cenário diário. A pesquisa apontou também que, as políticas públicas e as diretrizes das instituições de ensino para os cursos noturnos ignoram as dificuldades deste entorno em suas normas, regulamentos...The conduct of university courses at night in Brazil is significant, where this scheduling option is used by more that 60% of undergraduate students. In order to discuss if the surrounding education (issues in the areas of transportation, traffic, public safety and labor law) affects the student day-by-day and can influences the student’s physical and psychological state upon arrival for their studies, it was developed a quantitative and qualitative research conducted with 340 students who attend night classes at three private institutions located in São Paulo State (one in São Paulo city, other institution in a city placed in Campinas region and another one in a city located in Araçatuba neighborhood). Interviews were done with some courses coordinators from those institutions and representative of Safety Public Secretary from São Paulo State. The results show common challenges applicable to students researched: high incidence of students who work (86%), long workdays, inadequate diet, traffic and transportation difficulties, workdays ending at a late hour, and professional activities after the normal workday all negatively impact the student’s development considering late arrives, missing classes and exams. According to students researched this scenario affects learning activities in classes, researches in libraries, laboratories usage and social integration aspects too. After class, limited transportation and exposure to rising urban violence add to these challenges. The research points also that university guidelines surrounding classes conducted at night ignore this environment in the setting of rules, regulations and teaching strategies, creating a gap between “inside-the-wall” thinking at universities and the reality “outside-the-wall”. The policies (traffic management, transportation and public safety)... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raphael, Hélia Sônia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Terribili Filho, Armando [UNESP]2014-06-11T19:33:30Z2014-06-11T19:33:30Z2007-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis186 f. : il.application/pdfTERRIBILI FILHO, Armando. Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante. 2007. 186 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/104842000544819terribilifilho_a_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104842Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante
title Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante
spellingShingle Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante
Terribili Filho, Armando [UNESP]
Ensino superior e Estado
Politicas publicas
Ensino superior noturno
Entorno educacional
Night classes
Educational enviroment
Públic policy
Urban traffic
Public transportation
Social violence
title_short Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante
title_full Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante
title_fullStr Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante
title_full_unstemmed Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante
title_sort Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante
author Terribili Filho, Armando [UNESP]
author_facet Terribili Filho, Armando [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raphael, Hélia Sônia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Terribili Filho, Armando [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior e Estado
Politicas publicas
Ensino superior noturno
Entorno educacional
Night classes
Educational enviroment
Públic policy
Urban traffic
Public transportation
Social violence
topic Ensino superior e Estado
Politicas publicas
Ensino superior noturno
Entorno educacional
Night classes
Educational enviroment
Públic policy
Urban traffic
Public transportation
Social violence
description O ensino superior noturno é representativo no país, pois detém mais de 60% das matrículas em cursos de graduação. Com o objetivo de discutir se os componentes do entorno educacional (com recorte nas áreas de transportes, trânsito, segurança e legislação trabalhista) afetam o dia-a-dia do estudante e se podem interferir na sua condição física, na sua motivação, no seu empenho e no seu desempenho discente foi realizada pesquisa quali-quantitativa junto a 340 estudantes do período noturno de três instituições privadas: uma localizada na cidade de São Paulo, outra na região de Campinas e, uma terceira, na região de Araçatuba. A pesquisa contemplou também, a realização de entrevistas junto a coordenadores de cursos e Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Os resultados mostram que há aspectos comuns no cotidiano dos estudantes pesquisados: elevado índice de estudantes-trabalhadores (86%), longo dia de trabalho, alimentação inadequada, condições desfavoráveis de trânsito e transportes, horário inadequado de saída do trabalho e atividades profissionais após o expediente, que comprometem a chegada do estudante na instituição de ensino, sua condição física, de estudo, em função de atrasos constantes, perda de aulas e provas. De acordo com os estudantes pesquisados, este dia-a-dia afeta suas atividades de sala de aula, de pesquisa, de aprendizagem e de socialização na instituição. Após as aulas, as restrições de transportes para a residência e a exposição do estudante à crescente violência social urbana, complementam o cenário diário. A pesquisa apontou também que, as políticas públicas e as diretrizes das instituições de ensino para os cursos noturnos ignoram as dificuldades deste entorno em suas normas, regulamentos...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-30
2014-06-11T19:33:30Z
2014-06-11T19:33:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TERRIBILI FILHO, Armando. Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante. 2007. 186 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/104842
000544819
terribilifilho_a_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv TERRIBILI FILHO, Armando. Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante. 2007. 186 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
000544819
terribilifilho_a_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/104842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 186 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128111333605376