As propostas didáticas e a prática escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2382 http://hdl.handle.net/11449/107108 |
Resumo: | Há décadas, são propostas mudanças pedagógicas que considerem a dinâmica da sociedade moderna e os novos conhecimentos sobre o ensinar e o aprender. A observação das praticas pedagógicas vigentes indica a necessidade de estudos sobre procedimentos didáticos que promovam e valorizem as atividades dos aprendizes, em contraposição à repetição e memorização de respostas prontas dadas em aulas. Este artigo focaliza algumas situações didáticas que acentuam a participação criativa dos alunos na descoberta e na utilização de procedimentos científicos. |
id |
UNSP_c792ffb73936c8aa8a0891e2227958e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107108 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As propostas didáticas e a prática escolarHá décadas, são propostas mudanças pedagógicas que considerem a dinâmica da sociedade moderna e os novos conhecimentos sobre o ensinar e o aprender. A observação das praticas pedagógicas vigentes indica a necessidade de estudos sobre procedimentos didáticos que promovam e valorizem as atividades dos aprendizes, em contraposição à repetição e memorização de respostas prontas dadas em aulas. Este artigo focaliza algumas situações didáticas que acentuam a participação criativa dos alunos na descoberta e na utilização de procedimentos científicos.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP]2014-06-24T19:53:52Z2014-06-24T19:53:52Z1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2382Educação: Teoria e Prática, v. 5, n. 8/9, 1997, p. 08.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107108ISSN1981-8106-1997-5-8-8-16.pdf8262199813284432Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T06:21:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107108Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:54:57.168043Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As propostas didáticas e a prática escolar |
title |
As propostas didáticas e a prática escolar |
spellingShingle |
As propostas didáticas e a prática escolar Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP] |
title_short |
As propostas didáticas e a prática escolar |
title_full |
As propostas didáticas e a prática escolar |
title_fullStr |
As propostas didáticas e a prática escolar |
title_full_unstemmed |
As propostas didáticas e a prática escolar |
title_sort |
As propostas didáticas e a prática escolar |
author |
Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Micotti, Maria Cecília de Oliveira [UNESP] |
description |
Há décadas, são propostas mudanças pedagógicas que considerem a dinâmica da sociedade moderna e os novos conhecimentos sobre o ensinar e o aprender. A observação das praticas pedagógicas vigentes indica a necessidade de estudos sobre procedimentos didáticos que promovam e valorizem as atividades dos aprendizes, em contraposição à repetição e memorização de respostas prontas dadas em aulas. Este artigo focaliza algumas situações didáticas que acentuam a participação criativa dos alunos na descoberta e na utilização de procedimentos científicos. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 2014-06-24T19:53:52Z 2014-06-24T19:53:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2382 Educação: Teoria e Prática, v. 5, n. 8/9, 1997, p. 08. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107108 ISSN1981-8106-1997-5-8-8-16.pdf 8262199813284432 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2382 http://hdl.handle.net/11449/107108 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 5, n. 8/9, 1997, p. 08. 1981-8106 ISSN1981-8106-1997-5-8-8-16.pdf 8262199813284432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129262620770304 |