Triagem: o benefício do primeiro contato para o paciente e para o estagiário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=ODk5OQ== http://hdl.handle.net/11449/146940 |
Resumo: | Introdução: O serviço de triagem na clínica-escola do curso de Psicologia da UNESP/Assis faz parte de um projeto de extensão e se apoia na prestação de serviço à comunidade. Tem como objetivo a realização da triagem da demanda; o acompanhamento dos encaminhamentos; favorecer o treinamento do aluno na prática profissional e na escuta clínica. Método: O serviço de triagem é realizado pelos alunos do 4º e 5º anos do curso de Psicologia da UNESP/Assis que disponibilizam horários para realizarem a primeira e as demais entrevistas necessárias. A secretaria do CPPA agenda horário, sala, paciente e estagiário. O aluno, na primeira entrevista, acolhe o paciente, ouvindo o motivo da sua procura pelo atendimento e esclarecendo que se trata ainda de um processo de triagem, na qual já faz algumas intervenções. Logo após, o aluno passa por supervisão em que são discutidos o que aconteceu na sessão, como o aluno se sentiu e as percepções que ele teve sobre o paciente. Quando a demanda fica clarificada, o encaminhamento é realizado. Resultados: Em média são realizadas 300 triagens por ano, com cerca de 40 alunos envolvidos em cada ano. No ano de 2012 foram realizadas 290 triagens. A maior procura se deu por atendimento a adultos (59%) e adolescentes correspondeu a menor procura (8%). Os meses de realização de triagem mais intensos foram março (26%) e agosto (16%). A maior procura foi realizada pelo sexo feminino. A maioria das queixas dos pacientes foi por dificuldades nos relacionamentos interpessoais; ansiedade/insegurança e dificuldade no controle dos impulsos; depressão/tristeza. Com a implantação do serviço de triagem no CPPA, houve uma grande diminuição da fila de espera, uma melhora no acolhimento e um encaminhamento mais específico, devido à escuta da queixa e a identificação da demanda durante as entrevistas. O CPPA se favoreceu, pois o serviço ajudou na organização do mesmo. Os alunos se beneficiaram devido ao contato que realizam com os mais diversos tipos da população, pois o paciente, na primeira entrevista, é inesperado. O contato com a prática também é essencial para a formação do futuro psicólogo, diminuindo as fantasias, medos e anseios, possibilitando a evolução profissional dos alunos à medida que atendem e recebem o suporte das supervisões, colocando em prática sua teoria e aprimorando a escuta clínica. O serviço possibilita um espaço de escuta diferenciado sem a presença de pré-conceitos, aberto ao outro e às possibilidades em que ele possa interagir. Aos pacientes é oferecido um acolhimento que pode gerar uma diminuição de sua angústia e/ou sofrimento, além de ser possível realizar pesquisas quantitativas e qualitativas sobre as demandas que podem nortear as ações em busca da melhoria na qualidade dos serviços prestados à população. |
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