A construção da identidade LGBT no canal do Youtube "Põe na Roda"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elton Araujo de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236288
Resumo: A história do movimento LGBT no Brasil beneficiou-se em grande medida com o advento da mídia impressa no país. Ao atrair um público específico, as revistas, jornais, folhetins, entre outros materiais impressos, proporcionavam aos indivíduos a noção de pertencimento à uma comunidade, a exemplo do jornal Lampião da Esquina, considerado um importante marco político do movimento LGBT brasileiro. Com a difusão da internet e as mudanças tecnológicas vistas nos anos 2000, principalmente no espaço virtual com toda a sua potencialidade, gradativamente a mídia física impressa vem sendo substituída por diversas formas de explorar as identidades de determinados grupos por meio de uma rede de contatos virtuais. Uma das potencialidades oriundas do desenvolvimento tecnológico foi o surgimento de canais na plataforma de vídeos YouTube, fazendo da internet uma ampla rede de sociabilidades e de construção de novos espaços para as identidades LGBTs. Nesse sentido, o problema de pesquisa buscou responder a seguinte questão: é possível pensar em uma construção identitária a partir de veículos midiáticos como o YouTube? Para responder à questão de pesquisa, o trabalho faz um recorte referente aos anos de 2014, 2015 e 2016 das postagens de vídeos do canal intitulado “Põe na Roda”, de modo a compreender como um veículo midiático voltado à comunidade LGBT constrói a sua identidade a partir de elementos audiovisuais. Para tanto, utilizou-se a Hermenêutica de Profundidade como método de investigação científica aliada à Análise de Conteúdo para selecionar as categorias que mais aparecem no canal. Desse recorte temporal, foi possível identificar cinco principais categorias presentes em um total de 155 vídeos selecionados. Dentre estes, foram escolhidos apenas 15 vídeos para análise no tocante às categorias I) humor; II) preconceito; III) política; IV) cultura e informação; e V) família. O estudo se justifica pela necessidade de transformar a forma como os sujeitos LGBTs são retratados na mídia, não apenas estigmatizados em razão de sua sexualidade, e sim inserindo-os como protagonistas dotados de humanidade e cidadania.
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Uma das potencialidades oriundas do desenvolvimento tecnológico foi o surgimento de canais na plataforma de vídeos YouTube, fazendo da internet uma ampla rede de sociabilidades e de construção de novos espaços para as identidades LGBTs. Nesse sentido, o problema de pesquisa buscou responder a seguinte questão: é possível pensar em uma construção identitária a partir de veículos midiáticos como o YouTube? Para responder à questão de pesquisa, o trabalho faz um recorte referente aos anos de 2014, 2015 e 2016 das postagens de vídeos do canal intitulado “Põe na Roda”, de modo a compreender como um veículo midiático voltado à comunidade LGBT constrói a sua identidade a partir de elementos audiovisuais. Para tanto, utilizou-se a Hermenêutica de Profundidade como método de investigação científica aliada à Análise de Conteúdo para selecionar as categorias que mais aparecem no canal. Desse recorte temporal, foi possível identificar cinco principais categorias presentes em um total de 155 vídeos selecionados. Dentre estes, foram escolhidos apenas 15 vídeos para análise no tocante às categorias I) humor; II) preconceito; III) política; IV) cultura e informação; e V) família. O estudo se justifica pela necessidade de transformar a forma como os sujeitos LGBTs são retratados na mídia, não apenas estigmatizados em razão de sua sexualidade, e sim inserindo-os como protagonistas dotados de humanidade e cidadania.The history of the LGBT movement in Brazil has benefited greatly from the advent of print media in the country. By attracting a specific audience, magazines, newspapers, serials, among other printed materials, provided individuals with the notion of belonging to a community, such as the Lampião da Esquina newspaper, considered an important political landmark of the Brazilian LGBT movement. With the spread of the internet and the technological changes seen in the 2000s, especially in the virtual space with all its potential, the physical print media has gradually been replaced by different ways of exploring the identities of certain groups through a network of virtual contacts. One of the potential arising from technological development was the emergence of channels on the YouTube video platform, making the internet a wide network of sociability and the construction of new spaces for LGBT identities. In this stage, the research problem sought to answer the following question: is it possible to think of an identity construction from media vehicles such as YouTube? To answer the research question, the work makes a cut referring to the years 2014, 2015 and 2016 of the video posts of the channel entitled “Põe na Roda”, in order to understand how a media vehicle focused on the LGBT community builds its identity from audiovisual elements. In order to do so, Depth Hermeneutics was used as a method of scientific investigation combined with Content Analysis to select the categories that most appear on the channel. From this time frame, it was possible to identify five main categories present in a total of 155 selected videos. Among these, only 15 videos were chosen for analysis regarding categories I) humor; II) prejudice; III) policy; IV) culture and information; and V) family. The study is justified by the need to transform the way LGBT subjects are portrayed in the media, not only stigmatized because of their sexuality, but by inserting them as protagonists endowed with humanity and citizenship.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Elton Araujo de2022-08-25T11:30:09Z2022-08-25T11:30:09Z2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23628833004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236288Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:46:01.635341Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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