Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albrecht, Renata Graziele Morini [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181152
Resumo: Objetivos: Este estudo teve por objetivos elaborar um programa de intervenção com a Técnica de Cloze e analisar a significância clínica do desempenho dos escolares com dificuldades de aprendizagem neste programa. Métodos: O programa foi elaborado a partir de uma revisão na literatura e composto por cinco níveis de dificuldade com a Técnica de Cloze. Após a elaboração, foi realizado um estudo com 28 escolares do 4º e 5º ano do ensino fundamental, divididos em Grupo I (GI): 12 sujeitos com baixo desempenho em compreensão de leitura em texto narrativo, subdivididos em GIe: 6 sujeitos submetidos à intervenção e GIc: 6 sujeitos não submetidos à intervenção; e Grupo II (GII): 16 sujeitos com baixo desempenho em compreensão de leitura em texto expositivo, subdivididos em: GIIe: 8 sujeitos submetidos à intervenção e GIIc: 8 sujeitos não submetidos à intervenção. Resultados: Foi possível elaborar um programa de intervenção com a Técnica de Cloze, baseado na literatura disponível, tendo este programa compreendido cinco níveis de dificuldades, apoiando-se nas estratégias: lexical, múltipla escolha e restringido. Os resultados da segunda fase foram analisados por meio do Método JT e a análise da significância clínica da comparação da pré e pós-testagem apontou uma mudança confiável positiva e com significância clínica para muitos sujeitos do GIe, e de forma significativa para o GIIe. Conclusão: Com base nos estudos encontrados na literatura foi possível elaborar um programa de intervenção para a compreensão de leitura com a Técnica de Cloze. O programa elaborado apresentou significância clínica e por isso mostrou-se eficaz e com aplicabilidade para escolares com dificuldade de compreensão de leitura de texto expositivo.
id UNSP_ca65dda2f1f5000f7f51d3009f55aa58
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181152
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagemElaboration and application of a Cloze intervention program for learning difficultiesEstudos de intervençãoEducaçãoLeituraCompreensãoClinical trialEducationReadingComprehensionObjetivos: Este estudo teve por objetivos elaborar um programa de intervenção com a Técnica de Cloze e analisar a significância clínica do desempenho dos escolares com dificuldades de aprendizagem neste programa. Métodos: O programa foi elaborado a partir de uma revisão na literatura e composto por cinco níveis de dificuldade com a Técnica de Cloze. Após a elaboração, foi realizado um estudo com 28 escolares do 4º e 5º ano do ensino fundamental, divididos em Grupo I (GI): 12 sujeitos com baixo desempenho em compreensão de leitura em texto narrativo, subdivididos em GIe: 6 sujeitos submetidos à intervenção e GIc: 6 sujeitos não submetidos à intervenção; e Grupo II (GII): 16 sujeitos com baixo desempenho em compreensão de leitura em texto expositivo, subdivididos em: GIIe: 8 sujeitos submetidos à intervenção e GIIc: 8 sujeitos não submetidos à intervenção. Resultados: Foi possível elaborar um programa de intervenção com a Técnica de Cloze, baseado na literatura disponível, tendo este programa compreendido cinco níveis de dificuldades, apoiando-se nas estratégias: lexical, múltipla escolha e restringido. Os resultados da segunda fase foram analisados por meio do Método JT e a análise da significância clínica da comparação da pré e pós-testagem apontou uma mudança confiável positiva e com significância clínica para muitos sujeitos do GIe, e de forma significativa para o GIIe. Conclusão: Com base nos estudos encontrados na literatura foi possível elaborar um programa de intervenção para a compreensão de leitura com a Técnica de Cloze. O programa elaborado apresentou significância clínica e por isso mostrou-se eficaz e com aplicabilidade para escolares com dificuldade de compreensão de leitura de texto expositivo.Objectives: This study aimed to develop a Cloze intervention program and to analyze the clinical significance of the performance of students with learning difficulties in this program. Methods: The program was elaborated from a review in the literature and was composed of five levels of difficulty with the Cloze intervention program. After the elaboration, a study was carried out with 28 students from the 4th and 5th grades of elementary school, divided into: Group I (GI): 12 subjects with poor reading comprehension in narrative text, subdivided into GIe: 6 subjects submitted to intervention and ICG: 6 subjects not submitted to intervention. Group II (GII): 16 subjects with poor reading comprehension in expository text, subdivided into: GIIe: 8 subjects submitted to intervention and GIIc: 8 subjects not submitted to intervention. Results: It was possible to elaborate a Cloze intervention program based on the available literature, being that this program comprised five levels of difficulties based on the strategies: lexical, multiple choice and restricted. The results of the second phase were analyzed using the JT method and the analysis of the clinical significance of the pre and posttest comparison showed a positive and clinically significant change for many subjects of GI and significantly for GIIe. Conclusion: Based on studies found in the literature, it was possible to elaborate a Cloze intervention program for reading comprehension. The elaborated program presented clinical significance and for this reason it proved to be effective and with applicability for students with difficulties to understand reading of expository text.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Simone Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albrecht, Renata Graziele Morini [UNESP]2019-03-22T13:03:06Z2019-03-22T13:03:06Z2019-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18115200091408233004110045P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-24T06:14:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181152Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-24T06:14:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem
Elaboration and application of a Cloze intervention program for learning difficulties
title Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem
Albrecht, Renata Graziele Morini [UNESP]
Estudos de intervenção
Educação
Leitura
Compreensão
Clinical trial
Education
Reading
Comprehension
title_short Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem
title_full Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem
title_sort Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem
author Albrecht, Renata Graziele Morini [UNESP]
author_facet Albrecht, Renata Graziele Morini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Albrecht, Renata Graziele Morini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de intervenção
Educação
Leitura
Compreensão
Clinical trial
Education
Reading
Comprehension
topic Estudos de intervenção
Educação
Leitura
Compreensão
Clinical trial
Education
Reading
Comprehension
description Objetivos: Este estudo teve por objetivos elaborar um programa de intervenção com a Técnica de Cloze e analisar a significância clínica do desempenho dos escolares com dificuldades de aprendizagem neste programa. Métodos: O programa foi elaborado a partir de uma revisão na literatura e composto por cinco níveis de dificuldade com a Técnica de Cloze. Após a elaboração, foi realizado um estudo com 28 escolares do 4º e 5º ano do ensino fundamental, divididos em Grupo I (GI): 12 sujeitos com baixo desempenho em compreensão de leitura em texto narrativo, subdivididos em GIe: 6 sujeitos submetidos à intervenção e GIc: 6 sujeitos não submetidos à intervenção; e Grupo II (GII): 16 sujeitos com baixo desempenho em compreensão de leitura em texto expositivo, subdivididos em: GIIe: 8 sujeitos submetidos à intervenção e GIIc: 8 sujeitos não submetidos à intervenção. Resultados: Foi possível elaborar um programa de intervenção com a Técnica de Cloze, baseado na literatura disponível, tendo este programa compreendido cinco níveis de dificuldades, apoiando-se nas estratégias: lexical, múltipla escolha e restringido. Os resultados da segunda fase foram analisados por meio do Método JT e a análise da significância clínica da comparação da pré e pós-testagem apontou uma mudança confiável positiva e com significância clínica para muitos sujeitos do GIe, e de forma significativa para o GIIe. Conclusão: Com base nos estudos encontrados na literatura foi possível elaborar um programa de intervenção para a compreensão de leitura com a Técnica de Cloze. O programa elaborado apresentou significância clínica e por isso mostrou-se eficaz e com aplicabilidade para escolares com dificuldade de compreensão de leitura de texto expositivo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-22T13:03:06Z
2019-03-22T13:03:06Z
2019-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181152
000914082
33004110045P7
url http://hdl.handle.net/11449/181152
identifier_str_mv 000914082
33004110045P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965053022109696