Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181152 |
Resumo: | Objetivos: Este estudo teve por objetivos elaborar um programa de intervenção com a Técnica de Cloze e analisar a significância clínica do desempenho dos escolares com dificuldades de aprendizagem neste programa. Métodos: O programa foi elaborado a partir de uma revisão na literatura e composto por cinco níveis de dificuldade com a Técnica de Cloze. Após a elaboração, foi realizado um estudo com 28 escolares do 4º e 5º ano do ensino fundamental, divididos em Grupo I (GI): 12 sujeitos com baixo desempenho em compreensão de leitura em texto narrativo, subdivididos em GIe: 6 sujeitos submetidos à intervenção e GIc: 6 sujeitos não submetidos à intervenção; e Grupo II (GII): 16 sujeitos com baixo desempenho em compreensão de leitura em texto expositivo, subdivididos em: GIIe: 8 sujeitos submetidos à intervenção e GIIc: 8 sujeitos não submetidos à intervenção. Resultados: Foi possível elaborar um programa de intervenção com a Técnica de Cloze, baseado na literatura disponível, tendo este programa compreendido cinco níveis de dificuldades, apoiando-se nas estratégias: lexical, múltipla escolha e restringido. Os resultados da segunda fase foram analisados por meio do Método JT e a análise da significância clínica da comparação da pré e pós-testagem apontou uma mudança confiável positiva e com significância clínica para muitos sujeitos do GIe, e de forma significativa para o GIIe. Conclusão: Com base nos estudos encontrados na literatura foi possível elaborar um programa de intervenção para a compreensão de leitura com a Técnica de Cloze. O programa elaborado apresentou significância clínica e por isso mostrou-se eficaz e com aplicabilidade para escolares com dificuldade de compreensão de leitura de texto expositivo. |
id |
UNSP_ca65dda2f1f5000f7f51d3009f55aa58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/181152 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagemElaboration and application of a Cloze intervention program for learning difficultiesEstudos de intervençãoEducaçãoLeituraCompreensãoClinical trialEducationReadingComprehensionObjetivos: Este estudo teve por objetivos elaborar um programa de intervenção com a Técnica de Cloze e analisar a significância clínica do desempenho dos escolares com dificuldades de aprendizagem neste programa. Métodos: O programa foi elaborado a partir de uma revisão na literatura e composto por cinco níveis de dificuldade com a Técnica de Cloze. Após a elaboração, foi realizado um estudo com 28 escolares do 4º e 5º ano do ensino fundamental, divididos em Grupo I (GI): 12 sujeitos com baixo desempenho em compreensão de leitura em texto narrativo, subdivididos em GIe: 6 sujeitos submetidos à intervenção e GIc: 6 sujeitos não submetidos à intervenção; e Grupo II (GII): 16 sujeitos com baixo desempenho em compreensão de leitura em texto expositivo, subdivididos em: GIIe: 8 sujeitos submetidos à intervenção e GIIc: 8 sujeitos não submetidos à intervenção. Resultados: Foi possível elaborar um programa de intervenção com a Técnica de Cloze, baseado na literatura disponível, tendo este programa compreendido cinco níveis de dificuldades, apoiando-se nas estratégias: lexical, múltipla escolha e restringido. Os resultados da segunda fase foram analisados por meio do Método JT e a análise da significância clínica da comparação da pré e pós-testagem apontou uma mudança confiável positiva e com significância clínica para muitos sujeitos do GIe, e de forma significativa para o GIIe. Conclusão: Com base nos estudos encontrados na literatura foi possível elaborar um programa de intervenção para a compreensão de leitura com a Técnica de Cloze. O programa elaborado apresentou significância clínica e por isso mostrou-se eficaz e com aplicabilidade para escolares com dificuldade de compreensão de leitura de texto expositivo.Objectives: This study aimed to develop a Cloze intervention program and to analyze the clinical significance of the performance of students with learning difficulties in this program. Methods: The program was elaborated from a review in the literature and was composed of five levels of difficulty with the Cloze intervention program. After the elaboration, a study was carried out with 28 students from the 4th and 5th grades of elementary school, divided into: Group I (GI): 12 subjects with poor reading comprehension in narrative text, subdivided into GIe: 6 subjects submitted to intervention and ICG: 6 subjects not submitted to intervention. Group II (GII): 16 subjects with poor reading comprehension in expository text, subdivided into: GIIe: 8 subjects submitted to intervention and GIIc: 8 subjects not submitted to intervention. Results: It was possible to elaborate a Cloze intervention program based on the available literature, being that this program comprised five levels of difficulties based on the strategies: lexical, multiple choice and restricted. The results of the second phase were analyzed using the JT method and the analysis of the clinical significance of the pre and posttest comparison showed a positive and clinically significant change for many subjects of GI and significantly for GIIe. Conclusion: Based on studies found in the literature, it was possible to elaborate a Cloze intervention program for reading comprehension. The elaborated program presented clinical significance and for this reason it proved to be effective and with applicability for students with difficulties to understand reading of expository text.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Simone Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albrecht, Renata Graziele Morini [UNESP]2019-03-22T13:03:06Z2019-03-22T13:03:06Z2019-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18115200091408233004110045P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T18:07:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181152Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T18:07:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem Elaboration and application of a Cloze intervention program for learning difficulties |
title |
Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem Albrecht, Renata Graziele Morini [UNESP] Estudos de intervenção Educação Leitura Compreensão Clinical trial Education Reading Comprehension |
title_short |
Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem |
title_full |
Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
Elaboração e aplicação de um programa de intervenção com a técnica de Cloze para dificuldades de aprendizagem |
author |
Albrecht, Renata Graziele Morini [UNESP] |
author_facet |
Albrecht, Renata Graziele Morini [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capellini, Simone Aparecida [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albrecht, Renata Graziele Morini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de intervenção Educação Leitura Compreensão Clinical trial Education Reading Comprehension |
topic |
Estudos de intervenção Educação Leitura Compreensão Clinical trial Education Reading Comprehension |
description |
Objetivos: Este estudo teve por objetivos elaborar um programa de intervenção com a Técnica de Cloze e analisar a significância clínica do desempenho dos escolares com dificuldades de aprendizagem neste programa. Métodos: O programa foi elaborado a partir de uma revisão na literatura e composto por cinco níveis de dificuldade com a Técnica de Cloze. Após a elaboração, foi realizado um estudo com 28 escolares do 4º e 5º ano do ensino fundamental, divididos em Grupo I (GI): 12 sujeitos com baixo desempenho em compreensão de leitura em texto narrativo, subdivididos em GIe: 6 sujeitos submetidos à intervenção e GIc: 6 sujeitos não submetidos à intervenção; e Grupo II (GII): 16 sujeitos com baixo desempenho em compreensão de leitura em texto expositivo, subdivididos em: GIIe: 8 sujeitos submetidos à intervenção e GIIc: 8 sujeitos não submetidos à intervenção. Resultados: Foi possível elaborar um programa de intervenção com a Técnica de Cloze, baseado na literatura disponível, tendo este programa compreendido cinco níveis de dificuldades, apoiando-se nas estratégias: lexical, múltipla escolha e restringido. Os resultados da segunda fase foram analisados por meio do Método JT e a análise da significância clínica da comparação da pré e pós-testagem apontou uma mudança confiável positiva e com significância clínica para muitos sujeitos do GIe, e de forma significativa para o GIIe. Conclusão: Com base nos estudos encontrados na literatura foi possível elaborar um programa de intervenção para a compreensão de leitura com a Técnica de Cloze. O programa elaborado apresentou significância clínica e por isso mostrou-se eficaz e com aplicabilidade para escolares com dificuldade de compreensão de leitura de texto expositivo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-22T13:03:06Z 2019-03-22T13:03:06Z 2019-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/181152 000914082 33004110045P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/181152 |
identifier_str_mv |
000914082 33004110045P7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128155451392000 |