Condições ambientais em escolas municipais de ensino infantil da cidade de Marília (São Paulo): estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hayashi, Eiji [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91417
Resumo: Esta pesquisa é um estudo ergonômico em vinte e uma unidades de alimentação e nutrição (UAN), de escolas do Município de Marília, através de uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Foram abordadas e avaliadas condições organizacionais do sistema produtivo, as condições ambientais das cozinhas em que o trabalhador passa a maior parte do dia, a qualidade de vida durante a jornada e pós-jornada de trabalho e as necessidades prioritárias para um desempenho satisfatório da profissão. Os resultados vão ao encontro com algumas suposições acerca dos motivos das queixas e situações incômodas como resultantes em termos de espaço de trabalho, sua organização, posturas dos trabalhadores e condição psicossocial. Outras são variáveis de cruzamento de dados entre o trabalhador e sua vida rotineira após a jornada de trabalho, situações em que a saúde e o bem-estar do trabalhador pode estar sendo afetada. Toda a pesquisa foi realizada por meio de métodos e técnicas que procuram desvendar os aspectos negativos e positivos que envolvem tal profissão. A abordagem investigativa teve como princípio o levantamento de dados referencias, estudos técnicos ambientais, pesquisa de campo direta e tabulação de informações. Alguns resultados reforçam teorias e outros surpreendem pelos dados variáveis que podem tem influências diretas no desempenho do trabalhador, e devem ser observadas com especial atenção numa pesquisa mais aprofundada
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