Brincadeiras de rua na educação infantil: vivências e inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliziane Cristina Pereira Valentim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239105
Resumo: A Educação Física Infantil possibilita que as brincadeiras sejam abordadas e que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças. A escola é um ambiente multicultural, onde temos a participação de centenas de indivíduos e cada um com suas singularidades. Hoje em dia observamos que muitas crianças desconhecem as brincadeiras que faziam parte do repertório de diversão de gerações anteriores. Nesse sentido, a presente pesquisa abordou a temática de estudos referente às brincadeiras de rua atrelada à inclusão escolar. Dessa forma, será que as brincadeiras de rua ressignificam o ensino e a aprendizagem da Educação Física Escolar, na perspectiva da inclusão? Mediante o exposto, esse estudo objetivou analisar os processos educativos desencadeados pelas brincadeiras de rua na perspectiva da inclusão entre crianças com e sem deficiência na educação física escolar, na Rede Pública Municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada pela pesquisa-ação e para coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados à luz da revisão de literatura e conforme a análise de conteúdo. Constatamos no âmbito da pesquisa que os professores de Educação Infantil trabalham as brincadeiras de rua sem correlacionar com a inclusão escolar e que os mesmos sentem dificuldades em desenvolver essa temática. Concluímos a necessidade de novas abordagens em relação às práxis educativa para auxiliar e contribuir com o processo de inclusão, e dar novos significados as brincadeiras de rua que são patrimônio cultural brasileiro no contexto educacional. Enfim, apresento os produtos educacionais, objetivando fomentar a inclusão no ambiente escolar e propagar as brincadeiras de rua.
id UNSP_cbe73219d1286b21618f1b0290ebe05e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239105
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Brincadeiras de rua na educação infantil: vivências e inclusãoStreet games in childhood education: experiences and inclusionEducação físicaBrincadeiras de ruaInclusãoPhysical educationStreet gamesInclusionA Educação Física Infantil possibilita que as brincadeiras sejam abordadas e que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças. A escola é um ambiente multicultural, onde temos a participação de centenas de indivíduos e cada um com suas singularidades. Hoje em dia observamos que muitas crianças desconhecem as brincadeiras que faziam parte do repertório de diversão de gerações anteriores. Nesse sentido, a presente pesquisa abordou a temática de estudos referente às brincadeiras de rua atrelada à inclusão escolar. Dessa forma, será que as brincadeiras de rua ressignificam o ensino e a aprendizagem da Educação Física Escolar, na perspectiva da inclusão? Mediante o exposto, esse estudo objetivou analisar os processos educativos desencadeados pelas brincadeiras de rua na perspectiva da inclusão entre crianças com e sem deficiência na educação física escolar, na Rede Pública Municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada pela pesquisa-ação e para coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados à luz da revisão de literatura e conforme a análise de conteúdo. Constatamos no âmbito da pesquisa que os professores de Educação Infantil trabalham as brincadeiras de rua sem correlacionar com a inclusão escolar e que os mesmos sentem dificuldades em desenvolver essa temática. Concluímos a necessidade de novas abordagens em relação às práxis educativa para auxiliar e contribuir com o processo de inclusão, e dar novos significados as brincadeiras de rua que são patrimônio cultural brasileiro no contexto educacional. Enfim, apresento os produtos educacionais, objetivando fomentar a inclusão no ambiente escolar e propagar as brincadeiras de rua.Physical Education in early childhood allows games to be addressed and contribute to the integral development of infants. School is a multicultural environment, where we have hundreds of individuals being part of it, each one with its singularities. Nowadays we notice that many kids ignore the street games that were once part of the previous generation’s leisure activities. For that matter, the current study approached the theme of studies related to street games coupled with school inclusion. Therefore, do the street games re-signify the teaching and learning of School Physical Education, from the inclusion perspective? Based on the above, this study to analyze the education process initiated by the street games from the inclusion perspective among children with and without disabilities in school physical education, in the Municipal Public School system of a town in the countryside of São Paulo State. It is a qualitative research guided by research-action and the semi-structured interview was used as a research instrument to collect data. Data were analyzed based on literature review under content analysis. We could see that on the context of the research, teachers from Early Childhood Education perform the street games without correlating them with school inclusion and they find difficulties to develop this topic. We conclude therefore, the need of new approaches in relation to educational praxis to assist and contribute to the inclusion process, and give new meanings to street games, which are part of the Brazilian cultural heritage on the educational scenario. Finally, I present the educational products aiming to promote inclusion in the school environment and disseminate the street gamesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Eliziane Cristina Pereira Valentim2023-01-30T12:50:54Z2023-01-30T12:50:54Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23910533004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-29T06:21:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239105Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:36:43.934323Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeiras de rua na educação infantil: vivências e inclusão
Street games in childhood education: experiences and inclusion
title Brincadeiras de rua na educação infantil: vivências e inclusão
spellingShingle Brincadeiras de rua na educação infantil: vivências e inclusão
Ferreira, Eliziane Cristina Pereira Valentim
Educação física
Brincadeiras de rua
Inclusão
Physical education
Street games
Inclusion
title_short Brincadeiras de rua na educação infantil: vivências e inclusão
title_full Brincadeiras de rua na educação infantil: vivências e inclusão
title_fullStr Brincadeiras de rua na educação infantil: vivências e inclusão
title_full_unstemmed Brincadeiras de rua na educação infantil: vivências e inclusão
title_sort Brincadeiras de rua na educação infantil: vivências e inclusão
author Ferreira, Eliziane Cristina Pereira Valentim
author_facet Ferreira, Eliziane Cristina Pereira Valentim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eliziane Cristina Pereira Valentim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Brincadeiras de rua
Inclusão
Physical education
Street games
Inclusion
topic Educação física
Brincadeiras de rua
Inclusão
Physical education
Street games
Inclusion
description A Educação Física Infantil possibilita que as brincadeiras sejam abordadas e que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças. A escola é um ambiente multicultural, onde temos a participação de centenas de indivíduos e cada um com suas singularidades. Hoje em dia observamos que muitas crianças desconhecem as brincadeiras que faziam parte do repertório de diversão de gerações anteriores. Nesse sentido, a presente pesquisa abordou a temática de estudos referente às brincadeiras de rua atrelada à inclusão escolar. Dessa forma, será que as brincadeiras de rua ressignificam o ensino e a aprendizagem da Educação Física Escolar, na perspectiva da inclusão? Mediante o exposto, esse estudo objetivou analisar os processos educativos desencadeados pelas brincadeiras de rua na perspectiva da inclusão entre crianças com e sem deficiência na educação física escolar, na Rede Pública Municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada pela pesquisa-ação e para coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados à luz da revisão de literatura e conforme a análise de conteúdo. Constatamos no âmbito da pesquisa que os professores de Educação Infantil trabalham as brincadeiras de rua sem correlacionar com a inclusão escolar e que os mesmos sentem dificuldades em desenvolver essa temática. Concluímos a necessidade de novas abordagens em relação às práxis educativa para auxiliar e contribuir com o processo de inclusão, e dar novos significados as brincadeiras de rua que são patrimônio cultural brasileiro no contexto educacional. Enfim, apresento os produtos educacionais, objetivando fomentar a inclusão no ambiente escolar e propagar as brincadeiras de rua.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29
2023-01-30T12:50:54Z
2023-01-30T12:50:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239105
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/239105
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129341521920000