Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/101989 |
Resumo: | Apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a construção de conceitos de Física Moderna e sobre a natureza da Ciência com o apoio da hipermídia, que envolveu a produção e avaliação de um software educacional. A proposta didática fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem de Ausubel, em orientações para a implementação de sistemas hipermídia educacionais e em abordagens derivadas da pesquisa em Ensino de Ciências, dentre as quais o enfoque Ciência- -Tecnologia-Sociedade, ponderações quanto à importância pedagógica da História e Filosofia da Ciência e considerações sobre a inserção de Física Moderna no Ensino Médio. O programa foi avaliado por pesquisadores de Ensino de Física e licenciandos de Física e, após a incorporação de algumas sugestões realizadas, foi testado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Foram obtidos indícios de que o uso do computador foi fator de motivação dos estudantes; a diversidade de elementos de mídia auxiliou-os a fixar a atenção sobre o conteúdo e favoreceu a visualização e interpretação dos fenômenos, facilitando ainda o raciocínio; o hipertexto estruturado em conformidade com princípios ausubelianos contribuiu para a percepção da relação entre os conceitos e ajudou no desenvolvimento de subsunçores para apoiar a aprendizagem subseqüente. Constatou-se que a proposta didática avaliada favoreceu a evolução das concepções da maior parte dos estudantes quanto ao conceito de equivalência massa-energia e suas implicações; às relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, incluindo aspectos ambientais e políticos; ao papel da Ética no desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos científicos; ao progresso da Ciência ao longo do tempo. |
id |
UNSP_cd82d14c80d1edd42860b6ad76d55ce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/101989 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídiaConstrutivismo (Educação)Fisica modernaFísica - Estudo e ensinoSistemas de hipermidiaCiência - Tecnologia - SociedadeAusubelConstructivismScience - Technology - Society teachingPhysics teachingHypermediaModern PhysicsApresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a construção de conceitos de Física Moderna e sobre a natureza da Ciência com o apoio da hipermídia, que envolveu a produção e avaliação de um software educacional. A proposta didática fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem de Ausubel, em orientações para a implementação de sistemas hipermídia educacionais e em abordagens derivadas da pesquisa em Ensino de Ciências, dentre as quais o enfoque Ciência- -Tecnologia-Sociedade, ponderações quanto à importância pedagógica da História e Filosofia da Ciência e considerações sobre a inserção de Física Moderna no Ensino Médio. O programa foi avaliado por pesquisadores de Ensino de Física e licenciandos de Física e, após a incorporação de algumas sugestões realizadas, foi testado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Foram obtidos indícios de que o uso do computador foi fator de motivação dos estudantes; a diversidade de elementos de mídia auxiliou-os a fixar a atenção sobre o conteúdo e favoreceu a visualização e interpretação dos fenômenos, facilitando ainda o raciocínio; o hipertexto estruturado em conformidade com princípios ausubelianos contribuiu para a percepção da relação entre os conceitos e ajudou no desenvolvimento de subsunçores para apoiar a aprendizagem subseqüente. Constatou-se que a proposta didática avaliada favoreceu a evolução das concepções da maior parte dos estudantes quanto ao conceito de equivalência massa-energia e suas implicações; às relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, incluindo aspectos ambientais e políticos; ao papel da Ética no desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos científicos; ao progresso da Ciência ao longo do tempo.The results of a research on the construction of concepts of Modern Physics and on the nature of Science with the support of hypermedia, that involved the production and evaluation of an educacional software, are presented. The didactic proposal was based on the Learning Theory of Ausubel, on orientations for the implementation of educational hypermedia systems and on approaches derived from the research in Science Teaching, among which are the Science- -Technology-Society focus, the reflections on the pedagogical importance of the History and Philosophy of Science, and the considerations about Modern Physics insertion in the High School. The program was evaluated by researchers of the area of Physics Teaching and undergraduate students in Physics Teaching and, after the incorporation of some of the suggestions done, it was tested by students of the third year of high school of a public school. Indications were obtained that the use of the computer was a factor of students motivation; the diversity of media elements helped them to set attention to the content and contributed to phenomena visualization and interpretation, also facilitating reasoning; the hypertext structured in accordance with the ausubelian principles contributed to the perception of the relationship among the concepts and helped with the development of subsumers to support subsequent learning. It was verified that the evaluated didactic proposal facilitated the evolution of the conceptions of most of the students regarding the concept of mass-energy equivalence and its implications; the relationships among Science, Technology and Society, including environmental and political aspects; the role of Ethics in the development and application of the scientific knowledge; the progress of the Science along the time.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Daniel Iria [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2006-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis300 f. : il.application/pdfMACHADO, Daniel Iria. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia. 2006. 300 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/101989000475076machado_di_dr_bauru.pdf33004056079P04449947783474945Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-11T06:08:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101989Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:21:31.632531Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia |
title |
Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia |
spellingShingle |
Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia Machado, Daniel Iria [UNESP] Construtivismo (Educação) Fisica moderna Física - Estudo e ensino Sistemas de hipermidia Ciência - Tecnologia - Sociedade Ausubel Constructivism Science - Technology - Society teaching Physics teaching Hypermedia Modern Physics |
title_short |
Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia |
title_full |
Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia |
title_fullStr |
Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia |
title_full_unstemmed |
Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia |
title_sort |
Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia |
author |
Machado, Daniel Iria [UNESP] |
author_facet |
Machado, Daniel Iria [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nardi, Roberto [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Daniel Iria [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo (Educação) Fisica moderna Física - Estudo e ensino Sistemas de hipermidia Ciência - Tecnologia - Sociedade Ausubel Constructivism Science - Technology - Society teaching Physics teaching Hypermedia Modern Physics |
topic |
Construtivismo (Educação) Fisica moderna Física - Estudo e ensino Sistemas de hipermidia Ciência - Tecnologia - Sociedade Ausubel Constructivism Science - Technology - Society teaching Physics teaching Hypermedia Modern Physics |
description |
Apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a construção de conceitos de Física Moderna e sobre a natureza da Ciência com o apoio da hipermídia, que envolveu a produção e avaliação de um software educacional. A proposta didática fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem de Ausubel, em orientações para a implementação de sistemas hipermídia educacionais e em abordagens derivadas da pesquisa em Ensino de Ciências, dentre as quais o enfoque Ciência- -Tecnologia-Sociedade, ponderações quanto à importância pedagógica da História e Filosofia da Ciência e considerações sobre a inserção de Física Moderna no Ensino Médio. O programa foi avaliado por pesquisadores de Ensino de Física e licenciandos de Física e, após a incorporação de algumas sugestões realizadas, foi testado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Foram obtidos indícios de que o uso do computador foi fator de motivação dos estudantes; a diversidade de elementos de mídia auxiliou-os a fixar a atenção sobre o conteúdo e favoreceu a visualização e interpretação dos fenômenos, facilitando ainda o raciocínio; o hipertexto estruturado em conformidade com princípios ausubelianos contribuiu para a percepção da relação entre os conceitos e ajudou no desenvolvimento de subsunçores para apoiar a aprendizagem subseqüente. Constatou-se que a proposta didática avaliada favoreceu a evolução das concepções da maior parte dos estudantes quanto ao conceito de equivalência massa-energia e suas implicações; às relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, incluindo aspectos ambientais e políticos; ao papel da Ética no desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos científicos; ao progresso da Ciência ao longo do tempo. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-13 2014-06-11T19:31:40Z 2014-06-11T19:31:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Daniel Iria. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia. 2006. 300 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006. http://hdl.handle.net/11449/101989 000475076 machado_di_dr_bauru.pdf 33004056079P0 4449947783474945 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Daniel Iria. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia. 2006. 300 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006. 000475076 machado_di_dr_bauru.pdf 33004056079P0 4449947783474945 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/101989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
300 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128797653860352 |