O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Julia Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238243
Resumo: Este trabalho consiste numa reflexão acerca dos problemas atuais da educação e o amor como uma opção de enfrentamento. Através de dados quantitativos e qualitativos, apresento a complexidade e amplitude de elementos que ameaçam uma educação afetiva, tanto para os educadores quanto para os ensinadories. Dentre esses elementos estão: Limitações espaciais e de materiais; sucateamento trabalhista na educação; a formação de educadores que se encontra, em maioria, na mão de conglomerados e em formato EAD. A partir dessa análise, debruçando-se principalmente nas publicações de bell hooks, Franz Fanon, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Jacques Delors, Racionais MC’S, Djonga e Emicida, reflito sobre o que pode nortear a mudança (com ênfase no amor definido por bell hooks) do cenário educacional e seus impactos na vida de cada um e cada uma de nós.
id UNSP_cd8a948b51a62eaa9b6070522617e50d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238243
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educaçãoLove teaches, reflection directs: educational practicesPrática de ensinoProfessores - FormaçãoAfetividadeEducação - Estudo e ensinoEste trabalho consiste numa reflexão acerca dos problemas atuais da educação e o amor como uma opção de enfrentamento. Através de dados quantitativos e qualitativos, apresento a complexidade e amplitude de elementos que ameaçam uma educação afetiva, tanto para os educadores quanto para os ensinadories. Dentre esses elementos estão: Limitações espaciais e de materiais; sucateamento trabalhista na educação; a formação de educadores que se encontra, em maioria, na mão de conglomerados e em formato EAD. A partir dessa análise, debruçando-se principalmente nas publicações de bell hooks, Franz Fanon, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Jacques Delors, Racionais MC’S, Djonga e Emicida, reflito sobre o que pode nortear a mudança (com ênfase no amor definido por bell hooks) do cenário educacional e seus impactos na vida de cada um e cada uma de nós.This publication has the meaning to research about the problems around education and show the love as an option to fight against them. Through quantitative and qualitative dates, has been shown the complex and broad of all the sides that has had threatened the affective education, as much educators as learner-teaches (a term proposed by the author for this research that will be explained in the next pages). These elements has included: Space and materials limitations; labor educational wrecking; academic qualification, that is, in most cases, on conglomerates hands in form of e-learning. For this analise, it's been addressed on the publications of Bell Hooks, Franz Fanon, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Jacques Delors, Racionais MC’S, Djonga and Emicida, and has been showed what can direct the change (emphasizing the love defided by Bell Hooks) of the educational scene and his impacts in each others lifes.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Julia Santos [UNESP]2022-12-15T18:50:29Z2022-12-15T18:50:29Z2022-12-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:15:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238243Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-02T06:15:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação
Love teaches, reflection directs: educational practices
title O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação
spellingShingle O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação
Oliveira, Julia Santos [UNESP]
Prática de ensino
Professores - Formação
Afetividade
Educação - Estudo e ensino
title_short O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação
title_full O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação
title_fullStr O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação
title_full_unstemmed O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação
title_sort O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação
author Oliveira, Julia Santos [UNESP]
author_facet Oliveira, Julia Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Julia Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Professores - Formação
Afetividade
Educação - Estudo e ensino
topic Prática de ensino
Professores - Formação
Afetividade
Educação - Estudo e ensino
description Este trabalho consiste numa reflexão acerca dos problemas atuais da educação e o amor como uma opção de enfrentamento. Através de dados quantitativos e qualitativos, apresento a complexidade e amplitude de elementos que ameaçam uma educação afetiva, tanto para os educadores quanto para os ensinadories. Dentre esses elementos estão: Limitações espaciais e de materiais; sucateamento trabalhista na educação; a formação de educadores que se encontra, em maioria, na mão de conglomerados e em formato EAD. A partir dessa análise, debruçando-se principalmente nas publicações de bell hooks, Franz Fanon, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Jacques Delors, Racionais MC’S, Djonga e Emicida, reflito sobre o que pode nortear a mudança (com ênfase no amor definido por bell hooks) do cenário educacional e seus impactos na vida de cada um e cada uma de nós.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15T18:50:29Z
2022-12-15T18:50:29Z
2022-12-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238243
url http://hdl.handle.net/11449/238243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650144824983552